sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Irene perto de atingir a Costa Leste dos EUA

Furacão causou enchentes, matou ao menos uma pessoa em Porto Rico e duas na República Dominicana, provocou o corte da energia em Nassau, capital das Bahamas, e bloqueou estradas
Nova Iorque, EUA – O estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, se prepara para ser atingido, diretamente, pelo furacão Irene. Cidades ao longo da Costa Leste estadunidense se mantêm em alerta e milhões de pessoas cancelaram a ida à praia de final de semana para escapar da tempestade.
Com mais de 50 milhões de pessoas potencialmente no caminho do Irene, os moradores estocam alimentos e água e procuram deixar as casas, veículos e barcos seguros. Estados, cidades, portos, refinarias de petróleo e usinas nucleares já ativaram planos de emergência.
As enchentes causadas pelo furacão mataram ao menos uma pessoa em Porto Rico e duas na República
Dominicana. A tempestade provocou o corte da energia na capital das Bahamas, Nassau, e bloqueou estradas devido à queda de árvores.
Após castigar as Bahamas ontem, 25, o Irene deve atingir a Carolina do Norte até amanhã, 27, antes de seguir adiante pela costa para Nova York e além.
O furacão enfraqueceu levemente no início desta sexta-feira, 26, caindo da categoria 3 para a categoria 2 na escala Saffir-Simpson, de cinco níveis, mas ainda sustenta ventos de até 175 km/h.
Por volta das 6h (horário de Brasília), o centro do furacão estava localizado a cerca de 675 km Sul-Sudoeste de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.
"É possível que haja alguma reintensificação hoje. O Irene deve ficar próximo do limite entre um furacão categoria 2 e um categoria 3 quando se aproximar da costa da Carolina do Norte", disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNF).
Pessoas no litoral da Carolina do Norte e em balneários de praia na Virginia, em Delaware e em Maryland estão sendo retiradas. Companhias aéreas começaram a cancelar voos em aeroportos no Leste, planejam mudar os jatos da região e encorajar os viajantes a considerar o adiamento de viagens.
"Todas as grandes áreas metropolitanas no Nordeste serão impactadas", disse o diretor do CNF, Bill Read, à Reuters Insider.
O governador da Virginia, Bob McDonnell, instou moradores a buscarem abrigo antes da chegada dos fortes
ventos. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que a cidade mais populosa dos EUA está se preparando para condições de tempestade e enchentes a partir do próximo domingo, 28, e pede que moradores de áreas vulneráveis busquem locais seguros.
Em Washington, o furacão forçou o adiamento da cerimônia de domingo no novo memorial em honra ao líder de direitos civis Martin Luther King Jr. Dezenas de milhares de pessoas participariam, incluindo o presidente Barack Obama.
Prevendo danos severos na Carolina do Norte, ontem, 25, Obama declarou situação de emergência e autorizou a liberação de ajuda federal para apoiar a resposta do Estado. Os governadores da Carolina do Norte, Virginia, Maryland, Delaware, Nova Jersey, Nova Iorque e Connecticut também declararam emergência.

(*) Com informação Reuters e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.