Abalo sísmico é o mais forte desde 1897 e foi sentido em cidades como Nova York e WashingtonWashington, EUA – O terremoto de 5,8 graus que atingiu a Costa Leste dos Estados Unidos nesta terça-feira, 23, com epicentro no Estado da Virgínia, foi o mais intenso registrado desde 1897 nessa área, informou o Instituto Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).
O organismo indica que, apesar de os terremotos serem menos frequentes no Centro e Leste do país que no litoral Oeste, costumam ser mais fortes e em uma região muito mais ampla.
O terremoto de hoje, cujo epicentro se registrou a quase seis quilômetros de profundidade e a uma distância de 15 quilômetros da localidade de Mineral, no Estado da Virgínia, também foi sentido em cidades como Nova York e Washington.
Desde 1774, há registros de que os habitantes do centro da Virgínia sentiram pequenos tremores e sofreram danos de pouca consideração. O abalo mais recente foi em dezembro de 2003 e teve uma magnitude de 4,5 graus.
O incidente desta terça-feira ocorreu em uma conhecida zona sísmica na região central da Virgínia, disse Dave Russ, do USGS, mas sua força foi um pouco surpreendente. Um tremor de magnitude similar, de 5,9 graus, ocorreu em 1897 perto de Blacksburg, segundo Russ.
A zona central sísmica da Virgínia está longe dos limites da placa tectônica mais próxima, que estão no centro do Oceano Atlântico e o Mar Caribe. No entanto, o USGS afirma que nessa região se sentem pequenos terremotos a cada um ou dois anos, que causam pouco ou nenhum dano.
(*) Com informação EFE, iG, AP, BBC, AFP e Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.