quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Deputado é acusado de defender interesses de laboratório

“Notícias Pelo Mundo” enviou e-mails para três endereços ligados ao deputado Geraldo Thadeu, mas, nem ele, nem seus assessores responderam.

Poços de Caldas, MG – Em sua última edição, que está circulando esta semana, a revista “Época” publicou uma reportagem na qual acusa o deputado federal Geraldo Thadeu (PPS-MG) de envolvimento e defesa de interesses específicos de um grupo empresarial comandado pelo empresário Fernando Marques, dono do laboratório União Química Farmacêutica.
Geraldo Thadeu tem sua base eleitoral no Sul de Minas Gerais, com residência no município de Poços de Caldas. De acordo com a reportagem, o parlamentar – que já demonstrou sua intenção de deixar a legenda pepessista, tendo, inclusive, assinado o ato de criação do PSD, partido que está sendo montado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab –, não apenas defende os interesses do grupo União Química. Documentos comprovariam ligação mais estreita entre o deputado e o empresário, com troca de favores e “presentes”.
O “Notícias Pelo Mundo” enviou três mensagens, na terça e quarta-feiras, dias 09 e 10, respectivamente, para três endereços eletrônicos ligados ao parlamentar – seu e-mail pessoal, o de sua assessoria de imprensa e para o de um assessor. Nesses e-mails eram solicitados esclarecimentos e considerações do deputado acerca da publicação, todavia, nem Geraldo Tahdeu, nem seus assessores esboçaram qualquer sobre o assunto.
Assim, publicamos, abaixo, a reportagem de a “Época”, tal qual circula em sua versão impressa, reafirmando estarmos abertos às manifestações e explicações que o parlamentar e seus assessores possam vir a atenderem como oportunas.

O deputado e o laboratório

Este parlamentar defende os interesses de uma empresa farmacêutica no Congresso. Em troca, já recebeu doações, carros emprestados...

ANDREI MEIRELES E MARCELO ROCHA
CAUSA
O deputado Geraldo Thadeu, na Câmara. Ele é do PPS,mas vai mudar para o PSD. Sua principal fidelidade é a um empresário amigo

Que os políticos pouco se preocupam com fidelidade partidária, todo mundo sabe. O comportamento-padrão da maioria é pautar-se prioritariamente por interesses particulares ou corporativistas. Isso ocorreu em maio na votação do Código Florestal, quando deputados da bancada ruralista ignoraram a vontade do governo e dos partidos e seguiram a orientação da “categoria”. Algumas relações, porém, ultrapassam o mero interesse de classe. Esse parece ser o caso do deputado federal mineiro Geraldo Thadeu, um ex-tucano que hoje está filiado ao pós-comunista PPS, mas já assinou o ato de criação do PSD, o partido que está sendo montado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Atos, decisões, declarações e até doações dadas e recebidas por Thadeu sugerem que sua fidelidade maior é a um grupo empresarial comandado pelo empresário Fernando Marques, dono do laboratório União Química Farmacêutica.
Numa atitude classificada como ilegal por procuradores da República, Thadeu cedeu a Fernando Marques cerca de R$ 100 mil da cota de passagens aéreas que a Câmara lhe dá para o exercício do mandato parlamentar. Tudo pago com dinheiro público. Cópias de bilhetes, vouchers e planilha de gastos comprovam o uso indevido das passagens no Brasil e no exterior. Isso ocorreu entre 2006 e 2008. Além de Marques, foram beneficiados outros funcionários da União Química. Um deles, Daniel Tavares, entregou a documentação à reportagem.
Tavares foi assessor parlamentar de Thadeu. Ele diz que o deputado o escalou para ficar à disposição de Marques toda vez que o empresário desembarcasse em Brasília. Tavares se aproximou tanto de Marques que acabou trocando de emprego. Virou assessor do empresário na União Química, a quem acompanhava em audiências públicas, uma delas com o presidente Lula. No começo do ano passado, Tavares saiu brigado da empresa. Não quis dizer o porquê.
Daniel Tavares faz mais acusações. Ele garante que participou da entrega de duas picapes importadas para o deputado Thadeu. Diz que foi uma retribuição de Fernando Marques à cota de passagens doada pelo parlamentar. Diz ainda, sem apresentar provas, que fez vários pagamentos a Thadeu a pedido de Fernando Marques.
ÉPOCA ouviu o deputado Thadeu. Primeiro ele tentou negar a doação das passagens. Informado sobre os comprovantes, disse que, como não havia regras claras, podia fazer o que quisesse com sua cota. Sobre as picapes, negou que os veículos tivessem sido registrados em seu nome. “Mas é comum político receber carros emprestados.” Com relação ao recebimento de dinheiro, afirmou que é mentira de Tavares. Segundo ele, Fernando Marques o ajudava apenas em campanhas eleitorais. Na prestação de contas que apresentou à Justiça em 2010, Thadeu informou que recebeu R$ 406 mil de três empresas de Marques. É quase metade de todas as doações declaradas. “O Fernando me ajuda porque é meu amigo há mais de 30 anos. Mas nunca me pediu nada, e eu nunca usei o mandato para ajudar suas empresas”, afirma.
De acordo com Daniel Tavares, a realidade é outra. Ele diz que Geraldo Thadeu se empenhou em ajudar o empresário amigo a conseguir licenças ambientais para a construção de uma fábrica de medicamentos em Brasília. Segundo ele, o deputado chegou a levar Marques a uma audiência com o então ministro da Integração Regional, Ciro Gomes, em busca de apoio: “É verdade, eu fui. Mas meu interesse foi apenas ajudar no desenvolvimento de Brasília”. Fernando Marques não respondeu aos pedidos de entrevista até o fechamento desta reportagem.

“É comum político receber carros emprestados”,
diz Thadeu sobre a acusação de ter recebido duas picapes


Atualmente, o deputado Thadeu atua para modificar um projeto aprovado pelo Senado que autoriza a produção e venda de medicamentos genéricos para animais. Se tiver sucesso, a mudança vai beneficiar a Agener União Saúde Animal, divisão veterinária da União Química. Seu propósito é derrubar a exigência de um teste de resíduo. Trata-se de um exame que identifica quanto tempo o medicamento fica no tecido muscular do animal. O objetivo é evitar riscos para a saúde humana.
Com outros deputados, Thadeu participou de uma reunião com representantes de laboratórios para articular uma estratégia de votação. Foi até o Ministério da Agricultura para defender mudança da posição do governo. Em todas as reuniões, ele e seu principal aliado nessa empreitada, o deputado César Halum (PPS-TO), reproduzem um argumento usado pelos laboratórios: esses testes já foram feitos em outros países e sua reprodução no Brasil só encareceria os produtos. Para eles, basta comprovar que o genérico veterinário é igual ao original, o que pode ser feito num teste de bioequivalência. “Quem insiste na defesa dos testes de resíduos está fazendo o jogo das multinacionais que detêm as patentes”, afirmam, em coro, Thadeu e César Halum.
Para a professora Silvana Gorniak, da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, é preciso fazer todos os testes. “O problema no Brasil não é oferta de produtos, mas a falta de controle”, diz. Em novembro, o Senado decidiu incluir no projeto a exigência de teste de resíduo a pedido do governo, com base num parecer do Ministério da Agricultura. O projeto sobre os genéricos veterinários está na pauta da Câmara, com previsão para ser votado nas próximas semanas. Segundo o ministério, os testes de resíduos em medicamentos genéricos para animais que fornecem alimentos para consumo humano serão exigidos, estando previstos ou não em lei. A pasta teria competência legal para isso, e o Brasil é obrigado a fazer os testes em razão de compromissos internacionais.
Com um pé no PPS e outro no PSD, não se sabe em que partido político Thadeu vai militar. A única certeza é sua fidelidade ao empresário Fernando Marques.
PROVA
Cópia de uma passagem emitida pelo deputado Geraldo Thadeu em nome de Daniel Tavares, que na época atuava na União Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.