terça-feira, 2 de agosto de 2011

Juízes disputam vaga da ministra Ellen Gracie

Brasília, Brasil – Já está aberta, no Supremo Tribunal Federal (STF), a corrida pela vaga da ministra Ellen Gracie [foto], que anunciou sua aposentadoria neste mês. O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, divulgou uma nota na qual defende a indicação de um juiz federal para o posto. Antes de tomar posse no STF, Ellen atuou como juíza de um tribunal federal.
"A magistratura federal brasileira precisa continuar representada no STF não apenas pela reconhecida e elevada qualidade técnica dos seus membros, mas pela experiência dos juízes em processar e julgar os crimes mais graves do País e também todas as causas que envolvem a União, autarquias e empresas públicas", declarou Wedy.
Cabe à presidente Dilma Rousseff escolher e nomear os ministros do STF. Logo no início do mandato, em fevereiro, ela indicou Luiz Fux para ocupar a cadeira surgida com a aposentadoria do ministro Eros Grau. A expectativa é de que agora ela indique uma mulher. Entre os nomes comentados no Supremo estão o da juíza Sylvia Steiner, do Tribunal Penal Internacional, da ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, e da procuradora Flavia Piovesan, especialista em direitos humanos.
Até que a presidente escolha o substituto ou substituta, o tribunal funcionará com composição incompleta.

(*) Com informações AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.