quarta-feira, 18 de março de 2020

SUSPEITA DE CORONAVÍRUS EM POÇOS DE CALDAS É DESCARTADA


Comitê Extraordinário COVID-19, criado através decreto
 já adotou diversas medidas para minimizar impactos do
Novo Coronavírus. (Foto: Reprodução Internet)
Dois casos suspeitos ainda aguardam a divulgação do resultado do exame e há 10 casos sendo monitorados
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, recebeu o resultado da análise do material coletado da mulher de 58 anos que foi notificada como o primeiro caso suspeito do Novo Coronavírus (Covid-19) no município.
A paciente testou negativo para o Coronavírus e também para a Influenza A, H1N1 e H3N2. Ela havia estado na Lombardia, região ao Norte da Itália afetada pela doença e chegou a Poços de Caldas no final de fevereiro com sintomas de gripe.
Com o resultado, o município ainda não possui nenhum caso confirmado, tendo agora um descartado e dois suspeitos, com coleta de material que já seguiu para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.
Outras 10 pessoas seguem em monitoramento, inclusive com indicações de isolamento domiciliar. “Seguimos os protocolos do Ministério da Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-MG). A cada caso suspeito, a equipe que acolhe este paciente na unidade de saúde, deve fazer contato imediato com o CIEVS, que atende 24 horas para dar este suporte e definir o procedimento a ser adotado. É preciso se enquadrar em critérios determinados para ser efetivamente considerado um caso suspeito. Nestas situações, a indicação é pela coleta de material para análise e isolamento domiciliar de 14 dias. Em outros casos, o isolamento domiciliar é indicado de forma preventiva, mas o material não é colhido para análise, quando são consideradas pessoas monitoradas, mas que ainda não se enquadram como suspeitas”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Rede de Atendimento
O Decreto Nº 13.278, publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 17, instituiu o Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus e, com o aumento das dúvidas entre a população, o protocolo de atendimento foi atualizado também nesta terça-feira.
Casos monitorados são aqueles em que
houve a indicação de isolamento domiciliar,
mas, não são considerados suspeitos pel
 CIEVS e, portanto, não houve coleta
de material para análise. (SMS)
A SMS continua com o plantão telefônico, através do número 3697-5973. Havendo sintomas como febre aliada à tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para engolir, dor de garganta ou coriza, a indicação é procurar a unidade básica de saúde de referência para o primeiro atendimento e encaminhamento.
Os pronto-atendimentos da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) seguem também no acolhimento e suporte. “Nossas equipes seguem vigilantes e atualizar estes protocolos faz parte da atuação de acordo com a maneira como a situação evolui”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
Medidas Preventivas
Em entrevista coletiva realizada no final da tarde de ontem, 16, foram divulgadas as medidas adotadas no município para minimizar os impactos que o Novo Coronavírus podem provocar, como: a suspensão de eventos públicos e oficiais de qualquer natureza; a suspensão das aulas nos Centros de Educação Infantil e nas escolas da Rede Municipal; o fechamento de parques infantis, ginásios, museus, auditórios, do Espaço Cultural da Urca e do Balneário Dr. Mário Mourão, localizado na Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos).
Além disso, servidores públicos com mais de 60 anos de idade, transplantados e portadores de doenças crônicas estão liberados do trabalho até segunda ordem.
Também hoje, 17, o serviço de Saúde Bucal restringiu os atendimentos em urgência e emergência, suspendendo as consultas de rotina. Nas Unidades Básicas de Saúde, atividades preventivas e em grupo também estão suspensas, como forma de evitar aglomerações. As palestras do Programa Materno Infantil foram canceladas. O atendimento para cadastro no Programa Municipal de Castração Animal também foi suspenso. O funcionamento do Velório Municipal foi fixado das 6h às 22h.
Recomendações
O Coronavírus é transmitido pelo contato próximo, portanto algumas medidas fazem parte da recomendação para a prevenção do contágio. Lavar constantemente as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel 70% são aliados na desinfecção. Evitar o contato das mãos com áreas como rosto, boca e olhos também é importante. Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e evitar aglomerações, especialmente se estiver doente. Pessoas acima de 60 anos, transplantados e portadores de alguma doença crônica devem permanecer em casa, em isolamento domiciliar preventivo, porque fazem parte do grupo de risco mais atingido.
A SMS orienta que eventos privados também sejam adiados, como forma de contribuir para a contenção do Novo Coronavírus. Há ainda a recomendação de que sejam evitados deslocamentos de moradores da cidade para o exterior e dentro do Brasil, especialmente para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Ainda como forma de prevenir o contágio pelo Covid-19, é fundamental evitar lugares fechados como academias, shoppings, clubes, bares, salas de cinema, restaurantes e demais espaços desta natureza. “Precisamos do apoio de todos, de toda a população, na observação destas medidas que são essenciais para este momento de contenção do Coronavírus”, alertou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário-adjunto de Saúde.
Vacinação
O Ministério da Saúde antecipou para o próximo dia 23, segunda-feira que vem, o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Na primeira etapa serão imunizados trabalhadores em saúde e idosos. O objetivo é proteger primeiro os públicos mais vulneráveis contra quadros de doenças respiratórias mais comuns que, dependendo da gravidade, podem levar a óbito. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais em saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.
Na segunda etapa da Campanha, a partir de 9 de maio, quando também ocorre o Dia D, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.
O encerramento da campanha está programado para acontecer no dia 23 de maio.
Fonte: Secom SMS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.