quinta-feira, 5 de março de 2020

AS CACHOEIRAS PARADISÍACAS DE BAEPENDI

Entre as mais belas cachoeiras do município
é a do Caldeirão. (foto: Jerez Costa)
893m de altitude, município de 163 anos de fundação tem 18.292 habitantes (IBGE/2010) e área de 751.748Km²
Cachoeira do Cavalo Baio.
(foto: Jerez Costa)
Baependi, município do Sul de Minas Gerais, fica a 400 km de Belo Horizonte e é mais conhecida como a cidade de Nhá Chica, cujo santuário fica nessa simpática cidade. Diariamente Baependi é procurada por turistas e romeiros de todos os cantos do Brasil que vão à cidade para visitar e rezar no Santuário de Nhá Chica. Quando os turistas chegam à Baependi, descobrem que além de paz e elevação espiritual, o município é rico em belezas naturais.
O município tem área total de 751.748Km², sua sede está 893m de altitude e, com seus 163 anos de fundação, conta com população de 18.292 habitantes – dados do censo registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010.
Uma das mais belas cachoeiras do município é a do Caldeirão, a 32km da sede do município. É uma pequena queda, que forma um poço enorme. Mas o banhista deve tomar cuidado com acidentes e afogamentos porque são cerca de 30 metros de profundidade.
Cacheira do Itaúna. (foto: Jerez Costa)
Emoldurada pela Serra da Mantiqueira, Baependi faz parte do Circuito das Águas em Minas Gerais e também da Estrada Real. Suas belezas e paisagens preservadas fascinam e suas mais de 50 cachoeiras, encantam os visitantes. Para chegar a essas cachoeiras, são trilhas, caminhos e paisagens paradisíacas, em especial a paisagem do Parque Estadual da Serra do Papagaio, onde uma grande área dessa unidade está em Baependi.
A cachoeira que mais chama a atenção em Baependi é a do Cavalo Baio. Fica na Serra da Canjica, na área do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Com seus 215 metros de queda, é uma das maiores de Minas Gerais. O interessante nessa cachoeira é que, as nascentes que formam suas quedas, nasce a mais de 2.200 metros de altitude. O acesso não é fácil, mas a vista da cachoeira é impressionante.
Cacheira do Juju.
(foto: Jerez Costa)
Outra cachoeira muito famosa é a do Itaúna. Fica a 20 km do Centro da cidade. É formada por pequenas quedas d’água, que formam poços rasos originando várias piscinas naturais, convidativas para um banho refrescante ou mesmo para ficar curtindo a natureza e as águas nos degraus de pedras.
Não diferente, outra cachoeira bastante famosa é a do Juju, nas encostas da Serra do Careta, também na área do Parque Estadual da Serra do Papagaio. São 130 metros de queda e a paisagem em seu redor é simplesmente espetacular. O acesso é bem difícil e fica um pouco distante da cidade, cerca de 34 km. Por isso é recomendado ir acompanhado de guia.
Essas são apenas as mais famosas cachoeiras de Baependi, tem muito mais cachoeiras, serras e paisagens espetaculares. Além da fé e da elevação espiritual, é um lugar ideal para convívio pleno com a natureza, relaxamento e meditação.
Fonte: Portal Conheça Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.