terça-feira, 31 de março de 2020

POÇOS DE CALDAS TEM 06 CASOS DESCARTADOS E DUAS CONFIRMAÇÕES DE COVID-19

2º caso positivo é de um homem de 75 anos que segue internado e, no 1º, a mulher de 34 anos já cumpriu a quarentena e está bem
O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Minas Gerais, atualizado nesta segunda-feira, 30, mostra que em Poços de Caldas, município do Sul do estado, são 69 notificações do Novo Coronavírus (Covid-19). Destes, 65 são casos suspeitos, 2 descartados e 2 confirmados.
Apesar de ainda não aparecer no boletim da Secretaria de Estado, que informa apenas dois casos descartados, já é sabido, pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas (SMS-PC), que do total de casos suspeitos, já são seis o número de descartados, portanto, quatro a mais do que o divulgado até o momento.
A confirmação foi feita pelo secretário Municipal Saúde, Carlos Mosconi, em vídeo divulgado na tarde desta segunda-feira, no qual faz chamamento para a retomada da Vacinação contra a Gripe, nesta terça-feira, 31, nos 25 postos de atendimento da cidade, e a realização do “drive thru”, na quarta-feira, 1º, na rodoviária. Em ambos os dias, o atendimento começa às 8h. (assista ao vídeo no final da matéria)
O Informe mostra ainda, que em Minas Gerais são 30.397 notificações, 29.724 suspeitos, 261 confirmados e 411 descartados. Também nesta segunda-feira, 30, a SES confirmou a primeira morte por Covid-19 no estado. A vítima foi uma mulher de 82 anos, que estava internada em um hospital de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, desde o dia 21 de março, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório e possuía doença cardiovascular crônica, diabetes e pneumopatia crônica.
Local
A SMS-PC recebeu, na tarde do último sábado, 28, a confirmação do segundo caso positivo do Novo Coronavírus (Covid-19), no município. Trata-se de um homem de 75 anos, que esteve no Chile recentemente. A coleta do material para testagem foi feita há mais de 10 dias, quando ele apresentou os primeiros sintomas e foi hospitalizado, como ainda segue.
Já o primeiro caso positivo de Covid-19 em Poços de Caldas foi confirmado no dia 20 de março. A mulher de 34 anos fez o teste depois de ser atendida na UPA, com sintomas de gripe. Ela havia acabado de chegar de uma viagem a São Paulo, onde relatou ter tido contato com um homem vindo da Europa e que também havia testado positivo para Coronavírus. O período de quarentena desta paciente já terminou e ela passa bem.
Adequação
Desde a quarta-feira passada, 25, a SMS-PC divulga o Informe Epidemiológico publicado pelo Estado. A alteração acompanha as mudanças adotadas também pela SES, considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus.
Em Minas Gerais, o Boletim Informativo Diário COVID-19 passa a publicar o detalhamento apenas dos casos confirmados. A nomenclatura de casos monitorados não aparece mais no levantamento. O Estado informa número total de notificações e a divisão em casos suspeitos, casos confirmados e casos descartados.
O andamento da pandemia é extremamente dinâmico e estas orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde.
A distribuição dos casos suspeitos por município, bem como de casos descartados e notificados, são atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”.

Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.