terça-feira, 31 de maio de 2011

Mladic é extraditado para Haia

Sérvia, Europa – A ministra da Justiça da Sérvia, Snezana Malovic, informou que assinou, hoje, 31, a ordem de extradição de Ratko Mladic que, após audiência, foi levado para o aeroporto de Belgrado, capital sérvia, de onde o antigo general foi transportado pouco antes das 15h, horário de Brasília, num avião da República da Sérvia [foto acima], que decolou de Belgrado rumo a Roterdã, na Holanda. Na sequência, foi levado de helicóptero para a instalação da penitenciária do Tribunal Penal Internacional, em Haia.
A partida de Mladic foi mais rápida do que se previa. Ele foi colocado no avião antes mesmo de o governo confirmar sua partida. Aparentemente, o governo sérvio agiu para evitar mais protestos dos partidários e simpatizantes de Mladic.
No domingo, 29, milhares de pessoas se reuniram na capital sérvia protestando contra a prisão de Mladic e apontando o ex-comandante do Exército sérvio-bósnio como um herói nacional, além de criticar o governo pró-Ocidente do presidente Boris Tadic pela prisão do general.
O tribunal em Belgrado precisou apenas de algumas horas
para tomar a decisão depois de receber o recurso do advogado de Mladic [foto], Milos Saljic, na manhã desta terça-feira, 31.
Saljic alegava que o general precisa de cuidados médicos e está muito doente, sem condições de enfrentar um julgamento.
Depois da decisão tomada pelo tribunal em Belgrado, de rejeitar o pedido de recurso, o procedimento de transporte até o aeroporto foi rápido. De Haia, na Holanda, ele deverá ser levado para um centro de detenção do Tribunal Penal Internacional, na cidade de Scheveningen, naquele mesmo país.
Depois que Mladic chegar ao tribunal em Haia, ele deverá comparecer a uma audiência inicial, antes do início dos preparativos para o julgamento. O general responderá por genocídio, dentre outras acusações.
Mladic, que era um dos acusados de crimes de guerra mais procurados do mundo, foi capturado na última quinta-feira, 26, após viver foragido por quase 16 anos.
A prisão de Mladic era considerada fundamental para as chances de a Sérvia ingressar na União Europeia.
No domingo, 29, o filho de Mladic, Darko Mladic, disse que
o pai nega ter ordenado o massacre de Srebrenica, em 1995, quando cerca de oito mil homens e meninos muçulmanos foram mortos e enterrados em valas comuns [foto].
O massacre, ocorrido durante a Guerra da Bósnia, foi a maior atrocidade cometida em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
Também hoje, 31, foi permitido a Mladic visitar a sepultura da filha Ana, sob um forte esquema segurança.
Ana Mladic cometeu suicídio em 1994, aos 23 anos de idade, após supostamente ter lido sobre os crimes do pai em uma revista. Durante a visita de 20 minutos, ele acendeu uma vela e deixou um pequeno buquê de flores. Muitos na Sérvia e em enclaves sérvios na antiga Iugoslávia consideram Mladic um herói dos conflitos dos anos 1990.

(*) Com informações portal DCI

Brasil pode ter dois novos estados

Senado aprovou plebiscito sobre criação dos Estados de Tapajós, que seriam 27 municípios do Oeste do Pará, e de Carajás, com os municípios do Sul e Sudeste do Estado
Brasília, DF – Foi aprovado hoje, 31, no plenário do Senado da República brasileira, a realização de plebiscito para consultar a população do Pará sobre a criação do Estado de Tapajós.
A medida prevê a criação de Tapajós a partir da desintegração de 27 municípios que hoje fazem parte do Oeste do Pará. A matéria, que já havia passado pela Câmara, segue agora para promulgação.
O plebiscito deve ser feito em até seis meses. Na mesma ocasião, os paraenses vão opinar também sobre a criação do Estado de Carajás, que surgiria da divisão das regiões Sul e Sudeste do território paraense.
A votação sobre Carajás foi aprovada no início do mês pela Câmara dos Deputados.
Custos
A divisão do Pará, segundo maior Estado do país em extensão territorial, em três partes pode custar caro aos contribuintes de outras regiões.
De acordo com o pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Rogério Boueri, caso os dois Estados saiam do papel, a manutenção de Carajás e Tapajós causaria um saldo negativo anual de cerca de R$ 2 bilhões à União.
O economista, responsável por um estudo sobre os custos das unidades federativas brasileiras, observa que alguns detalhes foram “esquecidos” pelos defensores das propostas.
“Esse valor, de R$ 2 bilhões, é o déficit [quando a diferença entre as receitas e as despesas gera um saldo negativo] desses dois novos Estados, sem contar os custos com a construção das novas estruturas de governo, do Legislativo e do Judiciário. E quem vai ficar com a dívida do Pará? E como será dividida a receita? São pontos que precisam ser levados em conta”, enfatiza.
Além de Carajás e Tapajós, o Congresso tem propostas para criar 11 novas unidades, entre Estados e territórios. Se todas as mudanças forem aprovadas, o país passará de 26 para 33 Estados e criará quatro territórios.
(*) Informação Agência Senado e portal R7

Seminários discutem abuso e saúde mental infanto-juvenil

Poços de Caldas, MG – A partir das 8h30 de amanhã, dia 1º, no Complexo Cultural da Urca, em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais, será realizado o 4º Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual. Paralelamente, no mesmo horário e local, acontece o 3º Seminário de Saúde Mental Infanto-Juvenil.
Representantes do poder público, professores, médicos, autoridades e jovens dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) estarão reunidos para discutir os dois temas.
O evento contará com a participação do rapper Lindomar
3L [foto], que ministra oficinas na Fundação Casa, para menores infratores, em São Paulo. Ele fará oficina para crianças e jovens do Cras.
A abertura terá presença da vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maressa Miranda da Silva. Haverá apresentação de dança de rua dos alunos do programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação.
Entre outras atividades, a programação prevê a realização de mesa redonda e palestra do médico Adnei de Moraes, psiquiatra da Saúde Mental de Poços de Caldas.
Para o psicólogo do Cras e conselheiro dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eugênio Benedictus Cassaro Filho, o encontro é importante para mobilização e articulação de pessoas para o movimento contra o abuso das crianças e adolescentes, tanto para pensar como para agir na causa. "Queremos que o jovem assuma o protagonismo dessas informações, fazê-lo usar as redes sociais para denunciar e mobilizá-los dentro de outros significados urbanos, até porque ele transita em outros lugares e eles precisam ser multiplicadores".
O evento será finalizado com uma caminhada pela cidade.

(*) Com informações ACS/PMPC

Tabagismo: Superdownloads disponibiliza jogos anti-fumo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por cerca de 5 milhões de óbitos anuais em todo o mundo, o que o torna uma verdadeira pandemia, isto é, uma epidemia generalizada.
Nesta terça-feira, 31 de maio, quando se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco, data que se veste na intenção de lembrar a importância e a necessidade de as pessoas abandonarem o vício, principalmente tendo em vista os malefícios causados à saúde, e, pensando em contribuir para a conscientização da população, o Superdownloads (http://www.superdownloads.com.br/) selecionou alguns softwares que abordam o tema.
Combate
Educativo, divertido e com cenários bastante diferenciados, Smokey Joe (http://superd.com.br/J41786) permite que o
usuário escolha entre dois personagens que podem ser customizados e devem combater o tabagismo. Nele, o boneco selecionado deve seguir o percurso indicado apagando cigarros, pegando bônus, que dão dicas sobre a indústria do cigarro e sobre as consequências de fumar, e pulando nos fumantes, fazendo-os largar o vício. Ao final de cada rodada, ainda é possível fazer um “quis” sobre tudo o que foi aprendido naquela partida.
Acompanhamento
Desenvolvido especialmente para os que pretendem parar de fumar, Quitómetro 2.2 (http://superd.com.br/32723) registra dados como quanto tempo foi necessário para largar o hábito, quantos cigarros estão sendo fumados por dia e quanto dinheiro foi economizado à medida que o vício foi deixado de lado. Neste programa, também é possível criar uma espécie de ranking entre pessoas de um mesmo grupo para saber como está a dedicação de cada um.
Combatendo o Mau
Mau exemplo, George W. Bush está aposentado e precisa
ganhar a sua vida roubando cigarros de um supermercado. No game Bush Robbery Escape (http://superd.com.br/J31003), o usuário comanda o ex-presidente norte-americano com o objetivo de não deixá-lo ser pego por policiais ou por clientes delatores.
Agora, basta escolher o seu, ir até a página, aguardar pelo download – que é rápido – e começar a jogar.

Kit anti-homofobia pode incluir combate a outros preconceitos

Brasilia, DF - O ministro da Educação, Fernando Haddad [foto], afirmou hoje, 31, durante audiência no Senado
Federal, que o kit que estava sendo preparado para combater o preconceito contra homossexuais na escola poderá incluir outros grupos que também são vítimas de discriminação. Segundo ele, a sugestão foi feita pela Frente Parlamentar em Defesa da Família.
“Vou submeter essa consideração para a presidenta para receber as diretrizes [para que o material seja revisado]. Ela [Dilma Rousseff] deixou claro que entendeu que aquele material não estava adequado e pediu para reanalisar o combate à tolerância. Ela compreende que é preciso combater qualquer tipo de preconceito, inclusive a homofobia”, afirmou.
Na semana passada, o governo recuou no projeto de produção e distribuição de materiais às escolas de ensino médio para combater a discriminação à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), após pressão da bancada religiosa. O kit foi elaborado por entidades de defesa dos direitos humanos e da população LGBT a partir do diagnóstico de que falta material adequado e preparo dos professores para tratar do tema. Ele era composto por cadernos de orientação aos docentes e vídeos que abordavam a temática do preconceito, mas foi cancelado depois que a presidenta Dilma Rousseff assistiu a um dos vídeos e não gostou do conteúdo.
Haddad não quis definir um prazo para que o projeto seja concluído e disse que está “ouvindo a sociedade”. Entre os outros temas que poderiam ser incluídos em uma campanha contra o preconceito na escola ele citou a intolerância religiosa, as questões de gênero e o racismo.

(*) Informações Agência Brasil

Origem de surto pode não estar nos pepinos espanhóis

Alemanha – A senadora do Governo regional de Hamburgo, Prufer-Storks, especificou que a variante da E.coli isolada nos pacientes não coincide com a variante identificada nos pepinos espanhóis do mercado de Hamburgo.
"Como antes, a fonte (do surto infecioso) ainda não foi identificada", adiantou a senadora. O Instituto de Higiene de Hamburgo está realizando testes em amostras de pepinos, tomates e alfaces recolhidos em mercados, lojas e restaurantes da cidade alemã. O objetivo é encontrar a fonte da infeção e, também, apurar o motivo para a contaminação dos pepinos.
São duas análises num total de quatro, mas a senadora entendeu que "era importante publicar estes resultados, porque a infeção pode ter sido provocada por sujidade".
As declarações de Prufer-Storks sustentam as alegações dos
produtores espanhóis, de Almeria e Málaga. Estes insistem que os pepinos não saíram contaminados da exploração, mas admitem que a contaminação pode ter acontecido durante o transporte ou o armazenamento.
Em Portugal, o presidente da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) considera que dificilmente os casos mortais de contaminação com a bactéria Escherichia coli têm relação com a produção de pepino.
"Estes agentes patogénicos não atacam os vegetais. Não é um produto transformado, é uma verdura que é colhida. Se houvesse algum problema seria por contaminações cruzadas. Por exemplo, através de um armazém, havendo uma contaminação superficial", declarou Domingos dos Santos à Lusa.
O responsável só vê oportunidade para contaminação durante o armazenamento. “Dificilmente terá sido o transporte, que é normalmente refrigerado. (Os legumes) podem não ter estado nas condições de armazenamento adequadas", acrescenta.
Contaminação
Muitas vezes as pessoas têm infeção alimentar por esta bactéria (Escherichia coli) e não são hospitalizadas, além disso, de acordo com especialistas, a grande maioria dos casos tem haver com carne contaminada, considerando se tratar de uma bactéria de origem fecal.
Há, entretanto, cuidados diários de higiene que podem ajudar a prevenir infecções, como uma boa lavagem dos legumes ou frutos para consumo cru, e evitar contaminações cruzadas na cozinha, de alimentos ainda não higienizados com os que serão consumidos crus.
(*) Com informações RTP/Portugal

Expocafé 2011: Degustação dos melhores cafés de MG entre as atrações

Belo Horizonte, MG – Os dez melhores cafés de Minas poderão ser apreciados por quem visitar a Expocafé 2011, que será realizada de 14 a 17 de junho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) [foto], em Três Pontas, no Sul do Estado. Além da degustação, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) vai oferecer orientação técnica sobre aprimoramento da qualidade na cafeicultura e certificação de propriedades cafeeiras.
Os visitantes também receberão informações sobre como participar do VIII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas, que terá inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 01. “Os cafés apresentados para degustação do público são os campeões de 2010. Um dos objetivos é mostrar as vantagens de produzir cafés com qualidade superior, capazes de atingir maior valor agregado”, afirma o coordenador do concurso, Marco Fabri Junior.
No já tradicional estande da Emater na Expocafé, com espaço amplo e aconchegante construído em madeira, haverá também exposição e venda de artesanato e produtos da agroindústria familiar de vários municípios do Sul de Minas.
Inovação
Uma das novidades da Expocafé deste ano é a audiência pública que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará durante o evento, com representantes das principais instituições que atuam na cadeia produtiva do café, pesquisadores e cooperativas. Haverá debates sobre a política econômica para a cafeicultura, o cenário atual do setor, com as dificuldades enfrentadas pelos produtores, além das perspectivas e metas de fortalecimento da atividade no Estado. Na ocasião, serão apresentadas as propostas do Governo de Minas para o Fundo Estadual do Café, previsto para vigorar a partir de 2012.
Pequeno Produtor
Entre as tecnologias de baixo custo disponíveis para os pequenos produtores, a Emater apresentará ferramentas, máquinas, pulverizadores com tração animal e diferentes tipos de terreiros para a secagem dos grãos. Serão mostradas as técnicas de construção e a utilização de terreiros em cimento e em lama asfáltica. Ainda haverá demonstrações de lavagem de café em um lavador desenvolvido especialmente para pequenos produtores, que usa água da propriedade que ainda pode ser reutilizada.
Programação
A abertura oficial da 14ª Expocafé acontece às 19h do próximo dia 15, mas a visitação à feira estará aberta desde 9h30. No dia 16 de junho, será realizado o 2º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, com o tema “Homem e máquina na produção da riqueza nacional”. Entre os tópicos programados, estão: Manejo integrado de pragas – eficiência do controle mecanizado; Tecnologia de aplicação de defensivos na cafeicultura; Uso da aviação agrícola na cafeicultura; Podas do cafeeiro; Manejo mecanizado da lavoura cafeeira; Uso de máquinas portáteis na cafeicultura; e Colheita mecanizada do café.
No dia 17 de junho, data de encerramento do evento, às 9h será realizado o Encontro de Inovação de Café, com a apresentação de tecnologias para sistemas de irrigação, sistemas de secagem do café e melhoramento genético.
Expectativa
De acordo com os organizadores, o público desta edição da Expocafé, considerada o maior evento do setor no Brasil, deverá chegar a 20 mil pessoas, bem acima dos 12 mil visitantes registrados em 2010. Há expectativa também de elevação no montante total de negócios, que foi de R$ 93 milhões no ano passado. A programação do evento e mais informações estão disponíveis no site www.expocafe.com.br.
(*) Informações Agência Minas

Senadores PMDB não assinarão CPI contra Palocci

Brasília, DF - O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) [foto] afirmou, na noite de ontem, 30, que a bancada do PMDB no Senado não irá assinar o requerimento de abertura de CPI para investigar o aumento patrimonial do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.
A declaração foi feita após jantar oferecido por Temer, no Palácio do Jaburu, do qual participaram 16 senadores do PMDB, incluindo o presidente do Senado, José Sarney (AP), além do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Segundo o senador, o partido irá esperar a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que analisa informações enviadas por Palocci, antes de tomar qualquer posição.
Eunício também ressaltou que os senadores não trataram da discussão entre Palocci e o vice-presidente, Michel Temer, ocorrida em reunião no Palácio do Planalto. “Foi um jantar de confraternização entre companheiros (…) O desentendimento não foi tema da nossa conversa”, afirmou o senador, acrescentando que toda a bancada peemedebista está solidária a Temer, que é presidente do partido.
De acordo com Eunício, os parlamentares trataram com Temer de assuntos como o Código Florestal e do encontro que a bancada do PMDB terá hoje, 31, com a presidente Dilma Rousseff.

(*) Com informação do Correio Braziliense

Pepinos: Suécia tem primeira morte por surto de bactéria intestinal

Casos na Suécia e na Alemanha elevam número de mortes para 16; Dinamarca, França, Grã-Bretanha e Holanda também têm infectados

Europa – Duas novas mortes relacionadas a um surto de
uma bactéria intestinal na Europa – cuja origem seriam vegetais contaminados – foram registradas hoje, 31, incluindo a primeira fora da Alemanha, enquanto o número de casos continua a aumentar. Os dois casos elevaram para 16 o total de mortos pelo surto, com o Noroeste da Alemanha sendo a região mais afetada.
Autoridades hospitalares em Boras, Suécia, anunciaram a morte de uma mulher de cerca de 50 anos, que foi internada em 29 de maio depois de uma viagem à Alemanha. As autoridades suecas dizem que há 36 casos suspeitos de contaminação, todos ligados a pessoas que viajaram ao Norte de Alemanha.
Em Paderborn, Alemanha, o conselho local disse que uma mulher de 87 anos, que também sofria de outras doenças, morreu.
Na Alemanha, o centro de controle nacional de doenças
disse que 373 pessoas estavam doentes com a forma mais séria do surto – a síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma rara complicação decorrente de uma infecção comumente associada à Escheridia Coli [foto]. Até ontem, 30, havia registro de 329 casos.
Susanne Glasmacher, porta-voz do Instituto Robert Koch (agência nacional de saúde alemã), disse que outras 796 pessoas foram afetadas pela E. coli Enterohemorrágica, também conhecida como EHEC – chegando a um total de mais de 1.150 infectados.
Centenas também estão doentes em outros países europeus, mas até esta terça-feira apenas a Alemanha tinha registrado mortes. Outros casos foram reportados na Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Holanda e Suíça.
Piora nos próximos dias
Segundo cientistas alemães, o surto de infecções deve piorar nos próximos dias. “Esperamos que o número de casos caia, mas tememos que piorará”, afirmou Oliver Grieve, do Centro Médico Universitário Scleswig-Holstein, onde a maioria das vítimas alemãs está sendo tratada.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu o surto de E.coli como “muito grande e muito grave” e pediu para os países afetados trabalharem em conjunto para encontrar a fonte de contaminação.
A Alemanha identificou inicialmente pepinos importados da Espanha como a fonte do surto, mas autoridades espanholas questionam a afirmação, dizendo que ainda não está claro quando e onde os legumes foram contaminados.
Vários países europeus já adotaram medidas para tentar impedir a propagação da bactéria, proibindo a importação de pepinos ou retirando o produto dos supermercados.
Ontem, 30, a ministra da Agricultura da Espanha, Rosa Aguilar, negou que os legumes espanhóis estivessem contaminados e disse que o país poderá buscar, na Justiça, uma indenização pelos danos à sua imagem. “A imagem da Espanha está sendo prejudicada, os produtores espanhóis estão sendo prejudicados e o governo espanhol não está preparado para aceitar essa situação”, afirmou.
Aguilar pediu à Alemanha que acelere suas investigações sobre as causas do surto. Os resultados das análises devem ser divulgados entre hoje, 31, e amanhã, 01. As autoridades alemãs pediram que as pessoas evitem comer pepinos, tomates e alface crus.
Transmissão
A contaminação pela E.coli não é diretamente contagiosa, mas pode ser transmitida entre as pessoas se um paciente
infectado prepara comida para outros sem lavar as mãos. A E. coli se propaga principalmente pela comida, pela água contaminada ou pelo contato com animais doentes.
Segundo especialistas, é possível evitar a contaminação simplesmente lavando bem os alimentos antes do consumo. Os sintomas típicos da infecção pela bactéria são febre moderada e vômito. Em alguns casos, há diarreia com sangue nas fezes.
A maioria dos pacientes se recupera em cerca de sete dias, mas uma parcela deles pode desenvolver a síndrome hemolítico-urêmica. A síndrome leva a problemas nos rins e pode matar. A ocorrência de SHU nos pacientes surpreendeu os pesquisadores porque, normalmente, a doença afeta crianças com menos de cinco anos. Mas, no caso alemão, 90% dos pacientes são adultos e dois terços são mulheres, segundo a BBC.
O Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), com sede na Suécia, disse que o surto de SHU é “um dos maiores que já foram registrados no mundo e o maior já registrado na Alemanha”.
No caso da Alemanha, a doença parece ser causada por uma variedade da E. coli que produz uma toxina específica que destrói hemácias (células vermelhas do sangue) e provoca insuficiência renal. Nos casos mais graves, a síndrome provoca convulsões e problemas graves no sistema nervoso.
Os especialistas alemães dizem que mais mortes deverão ocorrer na Alemanha, uma vez que 30 infectados perderam suas funções renais. Além disso, os sintomas aparecem em até dez dias depois da infecção pela bactéria, então, mesmo que o foco seja identificado e contido, os casos devem aumentar nos próximos dias.
(*) Com informações AP e BBC

Ônibus cai em rio e mata quase 30 pessoas

Convidados de uma festa de casamento morreram após a queda do ônibus em que viajavam

Índia – O ônibus viajava da capital do Estado, Guwahati, ao distrito de Kamrupto, na noite de ontem, 30, levando os
convidados de um casamento, e caiu no rio quando cruzava uma ponte de madeira que se rompeu.
Moradores da região correram para o local do acidente, na cidade de Rajabari, e conseguiram resgatar seis passageiros dos destroços.
O ônibus estaria transportando cerca de 40 passageiros. De acordo com as últimas informações, ao menos 28 pessoas estão mortas.
Mergulhadores da polícia chegaram ao local na manhã de hoje, 31, para tentar buscar os passageiros desaparecidos.
Acidentes de ônibus são comuns na Índia, muitas vezes causados por veículos mal conservados e direção imprudente, causando milhares de mortes todos os anos.

(*) Com informações da AFP

Precisa de um motivo para parar de fumar? Que tal 50?

É esse o número aproximado de problemas desencadeados pelo cigarro

Combate – Já se foi o tempo em que fumar era sinônimo charme e de “poder”. Hoje, mais do que nunca, duas frentes distintas buscam combate o consumo do tabaco e seus derivados. Uma delas voltada principalmente aos jovens, para que não entrem no vício. A outra, uma batalha angustiante para os já viciados, a dura batalha para largar o cigarro.
Você que é fumante, prepare-se para ser bombardeado por informações sobre os males do cigarro, porque hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco. Conforme a coordenadora de Centros de Estudos para o Tratamento de Dependência à Nicotina do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a pneumologista Cristina Cantarino, 97% dos fumantes precisam de ajuda ao desejar parar de fumar e 3% saem do vício sozinhos. “É uma doença crônica, sujeita a recaídas e precisa ser tratada”, frisa. Dados do Inca apontam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, como infarto, angina e derrames.
Batalha
Milton da Silva Rodrigues, 56 anos, técnico em couro aposentado, quer parar de fumar. Ontem, 30, à noite ele participou de sua primeira aula no curso do Colégio Adventista que promete fazer os fumantes largarem o vício em cinco dias. “Fumo há 35 anos, parei um ano e meio e voltei”, declarou enquanto sua pressão arterial era medida. A preocupação com a saúde, a cobrança do filho de 6 anos, o preconceito com o fumante e a economia são fatores que influenciaram pela busca de ajuda. Perseverança, boa alimentação e rotina de exercícios físicos são os segredos do método.
Qual Você Prefere?
O Que Você Ganha
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos, 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.
Se parar de fumar agora, após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue; depois de 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; passados dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor; depois de três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora e passados cinco a dez anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
Você Sabia?
Na Espanha, a Lei Antitabaco proíbe o fumo nos estabelecimentos públicos fechados e em alguns espaços
abertos, como parques infantis e o entorno dos hospitais. Também não é permitido fumar em locais como bares, restaurantes, boates, cassinos e bingos. Nos hotéis, o fumo é permitido em espaços não cobertos e em 30% dos quartos.
Em Nova Iorque,Estados Unidos, entrou em vigor, no dia 23 de maio, a lei que proíbe fumar em lugares públicos, mesmo ao ar livre, como parques, praças e praias. A multa pode atingir o correspondente a R$ 160.
(*) Com informações Diário de Canoas

INSS terá de revisar benefício pago a 131 mil aposentados

Rombo é de R$ 1,5 bi e atingiu quem se aposentou antes de 2003. O pagamento foi determinado pela Justiça e o aumento médio está estimado em R$ 184

Brasil - O governo federal tem 90 dias para acertar as contas com 131 mil brasileiros que recebem o teto do benefício do INSS e que se aposentaram ou passaram a ganhar pensão antes de 2003. Neste ano e em 1998, o valor máximo do benefício foi elevado, mas o reajuste só contou para quem entrava no sistema a partir daquelas datas e não foi incorporado às aposentadorias e pensões de quem já recebia o teto.
Agora, em pleno ano de cortes de orçamento, o governo terá que se desdobrar e arrumar dinheiro para pagar os atrasados, estimados pela DataPrev em R$ 1,5 bilhão. O pagamento foi determinado pela Justiça e o aumento médio está estimado em R$ 184.
Vários beneficiários do INSS lesados pela situação entraram com ações para ter direito ao reajuste, inclusive aos retroativos. Em setembro de 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que todos, independentemente de terem ou não ação, tinham que receber. Há duas semanas, a Procuradoria da República do Ministério Público Federal de São Paulo conseguiu liminar determinando que o INSS faça o recálculo de todos os benefícios. A decisão vale para todo o território nacional.
A Justiça determinou ainda que o pagamento dos valores atrasados seja feitos sem quaisquer parcelamentos. Entretanto, não é isso que deve acontecer. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Previdência, o ministro Garibaldi Alves Filho enviou algumas propostas para o Ministério da Fazenda avaliar, mas o mais provável é que os valores sejam divididos.
Os retroativos só serão pagos com cinco anos de atraso. Isso significa que, uma pessoa que se aposentou em 1997, mesmo tendo direito a 14 anos de correção, só receberá atrasados referente aos últimos cinco anos e só começaria a receber em 2012.
O prazo de 90 dias também foi estipulado nessa ação do MPF de São Paulo. Se o INSS não cumprir, ficará sujeito à multa diária de R$ 500 mil. Segundo o procurador regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, caso o INSS não realize a revisão administrativamente, todas as ações individuais serão julgadas procedentes, com base na decisão do STF, e o INSS terá que pagar, inclusive, os honorários advocatícios. "Apenas com essas despesas extras, o INSS gastará de 20% a 30% do valor devido aos segurados, o que poderá resultar num prejuízo de mais de R$ 600 milhões", afirmou o procurador.

Com informações O Tempo Online

Pensamento do Dia

Sobe para 14 os mortos por ingestão de pepino

Contaminação levou Rússia a suspender importação de vegetais da Alemanha e da Espanha; República Tcheca, Áustria e França recolheram pepinos espanhóis

Europa – O número de mortos na Alemanha pelo surto de uma variante da bactéria intestinal “E. coli Enterohemorrágica” chegou a 14 e afetou as relações comerciais entre países europeus.
O surto de contaminação levou autoridades russas a suspender importações de vegetais, como pepinos e tomates da Alemanha e da Espanha. A decisão russa foi anunciada após o pedido do governo alemão para que a população não coma pepinos até que os cientistas consigam identificar a origem da bactéria.
"Pedimos à população que não compre verduras frescas da Alemanha e da Espanha. Comprem produtos nacionais", disse Gennady Onischenko, chefe de saúde russo. Segundo ele, foi ordenada ainda a retirada do comércio das remessas de verduras dos dois países europeus.
Acredita-se que a fonte da infecção sejam pepinos contaminados que foram importados da Espanha e depois enviados da Alemanha para outros países europeus, mas isso ainda terá que ser confirmado por testes. Cientistas suspeitam que pepinos, tomates e alface possam ter espalhado a bactéria, mas até agora apenas amostras de
pepinos analisados em Hamburgo, na Alemanha, tiveram a contaminação constatada.
O surto foi detectado após uma análise, entre outras verduras, de quatro pepinos escolhidos aleatoriamente no mercado central de Hamburgo, dos quais três procediam da Espanha – um deles de cultivo biológico – e um da Holanda, conforme informações da imprensa local.
Em meio ao pânico gerado pelo surto infeccioso, autoridades na República Tcheca, Áustria e França recolheram alguns pepinos espanhóis das lojas. A Áustria proibiu a venda de pepinos, tomates e berinjelas importadas da Alemanha.
Dentre as vítimas recentes está uma mulher de 87 anos de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, no Nordeste da Alemanha, e outra de entre 40 e 50 anos da Renânia do Norte-Vestfália, no Oeste do país. O número de casos de infecção pela bactéria intestinal chega a 1,2 mil, informou o Instituto Robert Koch de Berlim.
Anticorpo
O Instituto de Medicina de Hannover afirmou que o tratamento com o anticorpo Eculizumab, ao qual os pacientes infectados com a variante da bactéria intestinal foram submetidos, está dando resultados. Estava prevista para hoje, 30, uma reunião dos representantes do governo central, dos Estados federados e autoridades da área de saúde e de proteção ao consumidor para debater a situação no Instituto Robert Koch.
Em declarações à emissora "RBB-Inforadio", o diretor do instituto, Reinhard Burger, pediu novamente à população
que não consuma verduras antes de cozinhá-las.
Ele afirmou que entende a preocupação dos agricultores alemães, que se viram obrigados a destruir verduras e legumes – principalmente tomates, pepinos e alfaces – no valor de 2 milhões de euros, mas ressaltou que "proteger a saúde da população é prioridade".
Fazendas
Segundo um porta-voz da União Europeia (UE), duas fazendas espanholas identificadas como possíveis fontes do surto infeccioso foram fechadas e estão sob investigação. Autoridades espanholas disseram, no entanto, que a UE não deve se apressar em culpar os produtores da região. "Você não pode atribuir a origem desta doença à Espanha", disse, em Bruxelas, Diego López Garrido [foto], secretário de
Estado da Espanha para Assuntos Europeus. "Não há provas e é por isso que vamos exigir que aqueles que culparam a Espanha por essa questão respondam por seus atos."
A conselheira de agricultura e pesca da região da Andaluzia, no Sul da Espanha, Clara Aguilera, disse que o pânico em relação aos pepinos espanhóis está prejudicando o setor agrário do país. “Não sei por que é interessante para as pessoas ficarem contra a Espanha, contra Andaluzia. Espero que não tenha a ver com interesses comerciais e que não continue. O dano provocado aqui é irreversível”, disse.
Na província de Almeria, no Sudeste do país, plantações de pepinos estão sendo destruídas.
Segundo fontes oficiais, o ministro da Saúde alemão, Daniel Bahr, está se preparando para uma reunião de emergência com a ministra de Assuntos do Consumidor, Ilse Aigner, e com representantes de Estados alemães para discutir a situação.
O Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), com sede na Suécia, disse que o surto de SHU é “um dos maiores que já foram registrados no mundo e o maior já registrado na Alemanha”.

(*) Com informação da BBC e Agência EFE

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dilma viaja, mas inferno astral permanece em Brasília

Em viagem adiada por problemas de saúde, a presidente Dilma Rousseff resolveu embarcar na manhã de hoje, 30, para o Uruguai, mostrando que está curada da pneumonia.
A primeira grande crise do seu governo, porém, ficou. O pulinho a Montevidéu vai durar menos de 12 horas e, na volta, a presidente vai encontrar o mesmo clima de "barata voa" que tomou conta de Brasília desde as primeiras denúncias contra o ministro Antonio Palocci.
Não adianta tirar foto sorridente ao lado do vice-presidente Michel Temer, na "transmissão do cargo" na Base Aérea [foto], um ato de rotina que nem chamava mais a atenção da imprensa.
Desde o bate-boca entre Temer e Palocci sobre a votação do novo Código Florestal, que o vice fez questão de tornar público, o clima é o pior possível nas relações entre PT e PMDB.
Na verdade, está todo mundo brigando com todo mundo e Dilma hoje não sabe nem por onde começar para arrumar a casa.
Além do mal estar entre a presidente e seu vice e a briga feia de Temer com Palocci, do petista Marco Maia, presidente da Câmara, com o líder peemedebista Henrique Alves, do permanente conflito entre PT e PMDB, e do PT com o PT (na questão do Código Florestal, a bancada rachou), para
completar temos o PSDB contra o PSDB, na eterna disputa entre aecistas e serristas [foto].
No auge da crise do governo em torno do Caso Palocci, a oposição encontrou um jeito de brigar pela Presidência do Instituto Teotônio Vilela (alguém já tinha ouvido falar?) e por isso se criou um tal de "conselho político" só para não deixar José Serra sem nada.
Aécio Neves fez barba, cabelo e bigode na convenção do PSDB no sábado, 28, mas sabe que não deve comemorar muito a vitória contra José Serra se quiser ser candidato a presidente em 2014. Ter Serra como aliado é um problema, mas como inimigo é pior ainda.
Vivemos um momento delicado na política brasileira, tanto no governo como na oposição, no momento em que a economia volta a dar sinais positivos, com a inflação começando a subir menos, e os melhores indicadores do nível de emprego desde 2002.
A derrota acachapante que o PMDB impôs ao governo, votando a favor dos desmatadores contra os pontos defendidos por Dilma, e o recuo na questão do kit anti-homofobia, foram apenas pretextos adotados pela base aliada para mostrar força no momento em que o todo poderoso Palocci encontrava-se fora de combate.
O alvo agora é Antonio Palocci, mas o objetivo de todos é enfraquecer Dilma Rousseff para obter vantagens, na disputa por cargos e verbas – tudo o que a presidente não queria nos seus primeiros meses de governo, em que deixou clara a sua aversão ao clientelismo.
Nem a precoce e intempestiva intervenção do ex-presidente Lula, que praticamente acampou em Brasília por 48 horas na semana passada, foi capaz de acalmar os aliados. A crise continuou do mesmo tamanho depois que ele foi embora e nada indica que Palocci esteja fora de perigo.
Ainda por cima, a volta de Lula ao centro da articulação política atiçou a ira de grande parcela da imprensa, que estava até simpática com Dilma, mas ainda tinha bronca do antecessor. Desta vez, apanharam os dois.
O inferno astral da presidente Dilma, que atravessou todo o mês de maio, vai entrar em junho buscando uma agenda positiva, mas está difícil. Enquanto não se desatar o nó sobre a repentina fortuna palocciana, todos os outros assuntos parecem menores, à espera de uma solução na Casa Civil.
Para onde se olha, tem problema. Nesta terça, 31, por exemplo, a presidente vai receber prefeitos e governadores para fazer um balanço das obras nas cidades-sede da Copa do Mundo.
Dilma está muito irritada com os atrasos, cada um joga a culpa no outro, e ninguém sabe quem é, afinal, o responsável pela bagunça na organização da Copa de 2014.

Informações Midiacon News e portal R7

Atentado em show mata um e deixa quatro feridos

Salvador, BA – Um atentado contra um suspeito de tráfico de drogas em pleno show do Olodum, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho [foto], em Salvador, na noite
de ontem, 29, deixou um morto além de três mulheres e uma criança feridas.
Segundo informações da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), dois homens armados invadiram a festa, por volta das 21h, e assassinaram, a tiros, Diogo Santos da Silva, conhecido como Pé de Bolo, de 21 anos. O presidente do grupo, João Jorge, afirma que os atiradores invadiram o local pelo telhado.
No tiroteio, três mulheres, de 45, 32 e 22 anos, e uma menina de 11 anos ficaram feridas. Duas das vítimas, atingidas de raspão, foram medicadas no Hospital Geral do Estado (HGE) e liberadas. A mulher mais jovem e a criança continuam internadas na unidade, mas não correm risco de morte.
Os criminosos ainda não foram identificados, mas a suspeita é de que o homicídio tenha sido causado por conflito entre quadrilhas rivais do tráfico de drogas.
Informações da Agência Estado

Governo anuncia o fechamento de usinas nucleares até 2022

O desastre nas usinas nucleares de Fukushima, no Japão, ocorrido no início de março depois de terremoto e tsunami – o maior desastre natural da sociedade moderna – obrigou os países de todo o mundo a reavaliarem suas políticas nucleares e, aos poucos, o abandono da energia nuclear vai sendo manifestada.
A Alemanha irá desativar, até o ano de 2022, todos os seus reatores nucleares em funcionamento. O anúncio acontece na madrugada desta segunda-feira, 30, pelo Ministério do Meio Ambiente daquele país.
Dos 17 reatores existentes na Alemanha, os oito mais antigos já estão parados por decisão do governo e não serão mais reativados, ressaltou o ministro Norbert Röttgen [foto].
Entre os outros nove, seis deverão ficar fora de serviço até o final de 2021 e os três mais novos funcionarão, no mais tardar, até o final de 2022, conforme afirmações de Röttgen, que qualificou a decisão como sendo "irreversível".
O anúncio do ministro ocorreu após uma longa sessão de negociações, iniciada na tarde do domingo, 29, dentro da coalizão governamental encabeçada pela chanceler Angela Merkel.
Deste modo, a Alemanha deve encontrar, até o final de 2022, uma forma de cobrir os 22% de suas necessidades energéticas, geradas atualmente pelas usinas nucleares.
A decisão do governo alemão surge após Merkel ter estabelecido uma comissão de ética para analisar a produção de energia nuclear no país em reação ao desastre ocorrido na central japonesa de Fukushima Daiichi, no início de março.
A decisão dos partidos da coalizão dirigida por Merkel supõe um retorno à decisão tomada no ano de 2000, pela então coalizão de social-democratas e verdes, comandada por Gerhard Schröeder, que tinha aprovado, por lei, o fim da era nuclear em 2021.
Merkel e sua equipe se retratam, assim, da lei que aprovaram no ano passado para prolongar a vida das usinas nucleares em uma média de 14 anos e que atrasava para 2036 o fechamento da última usina atômica no país.
Com informações da Agência de Notícias

Pensamento do Dia

Rir ainda é o melhor remédio: Perguntas idiotas e sintomas de loucura

Pra encerrar o domingo e começar a semana com o astral renovado...

1. Você está deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam:
- Você tá dormindo?
- Não, tô treinando pra morrer!

2. Você leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:
- Tá com defeito?
- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.



3. Tá aquela chuva, percebem que você não vai esperar ela passar e resolveu encarar. Vem a pergunta:
- Vai sair nessa chuva?
- Não, vou sair na próxima.





4. Você acaba de se levantar e sempre aparece um idiota para perguntar:
- Acordou?
- Não... Sou sonâmbulo!

5. Seu amigo liga para o telefone fixo de sua casa e pergunta:
- Onde você está?
- No Pólo Norte! Um furacão trouxe minha casa pra cá!

6. Você acaba de tomar banho, está saindo do banheiro e alguém pergunta:
- Você tomou banho?
- Não, mergulhei no vaso sanitário!

7. Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio. Chega um vizinho e solta a pérola:
- Vai subir?
- Não, não, tô esperando meu apartamento descer pra me pegar.



8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Ela abre a porta e...
- Flores?
- Não! São cenouras.




9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta:
- Tem gente?
- Não! É o cocô que está falando!

10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar. O caixa, muito atencioso, dispara:
- Em dinheiro?
- Não, me dá tudo em clipes!

SINAIS DE LOUCURA QUE AFETAM AS PESSOAS DO SÉCULO XXI
1. Você envia e-mail ou MSN para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua;
2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras;
3. Esquecendo seu celular em casa (coisa que você não tinha há 10 anos), você fica apavorado e volta para buscá-lo;
4. Você levanta pela manhã e liga o computador antes de tomar o café;
5. Você conhece o significado de “naum”, “tbm”, “qdo”, “xau”, “msm”, “dps”, “Cc”, “Cco”...;
6. Você não sabe o preço de um envelope comum;
7. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho...);
8. Você fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo ao celular!!!);
Você digita o '0' para telefonar de sua casa;
10. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando e volta para casa quando já escureceu de novo;
11. Quando seu computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que parou;
11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo;
12. Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9;
13. Você retornou à lista para verificar se é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 11;
14. E AGORA VOCÊ ESTÁ RINDO CONSIGO MESMO;
15. Você já está pensando para quem você vai enviar esta mensagem;
16. Provavelmente agora você vai clicar no botão ''Encaminhar''... É a vida... fazer o quê... foi o que eu fiz também... kkkkkkkkkkk

Feliz modernidade... Ótima semana!!!

domingo, 29 de maio de 2011

Estado lidera ranking e soma 800 assassinatos no campo

Em 2010, Pará concentrou mais da metade das mortes registradas em conflitos rurais
Pará, Brasil – O assassinato dos líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrido na última terça-feira, 24, em uma estrada no Leste do Pará, estado da região Norte do Brasil, está longe de ser um caso isolado.
Nos últimos anos, o Brasil se acostumou a enterrar vítimas da violência no campo. Somente no Pará, nas últimas quatro décadas, mais de 800 pessoas perderam a vida em crimes cometidos no ambiente rural, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra). De todos esses casos, apenas 18 foram a julgamento. Oito pessoas foram condenadas, e somente uma cumpre pena.
São histórias que se repetem. Os que tombam, quase sempre, são pessoas que entram em choque com interesses de latifundiários, fazendeiros e madeireiros ao levar adiante sua luta pelo acesso à terra e pela preservação da natureza.
Foi assim com o seringueiro Chico Mendes, morto a tiros em casa em 1988, no município de Xapuri, no Acre. Foi assim com os 19 sem-terra brutalmente assassinados pela Polícia Militar do Pará em 1996, no mundialmente conhecido massacre de Eldorado dos Carajás. Foi assim com a missionária americana Dorothy Stang, morta a tiros em 2005 na cidade de Anapu, também no Pará.
E foi assim agora, com José, que tinha 54 anos, e Maria, de 53, baleados na manhã de terça em uma estrada na zona rural de Nova Ipixuna. A polícia desconfia que o casal foi vítima de uma tocaia e que o crime foi encomendado. A presidente Dilma Rousseff ordenou à Polícia Federal que investigue o caso.
Ainda no fim de 2010, em uma palestra sobre a Amazônia, José advertiu que corria risco. Duas semanas antes do crime, ele e Maria encaminharam ao Ministério Público uma denúncia de crime ambiental contra três madeireiras.
– A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes querem fazer comigo, a mesma coisa que fizeram com irmã Dorothy Stang querem fazer comigo. Posso estar conversando hoje com vocês e daqui um mês vocês podem saber a notícia que eu já faleci.
Números
No ano passado, de acordo com levantamento da CPT, foram registrados 1.186 conflitos no campo brasileiro, dois a mais que em 2009. O dado mais alarmante, porém, refere-se ao número de assassinatos: 34, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, quando 26 pessoas morreram por questões agrárias.
O Pará é o Estado que lidera as estatísticas. Lá, em 2010 foram registradas 18 mortes, mais que a metade do total relativo ao Brasil inteiro.
O cenário é o mesmo quando se consideram os dados da Ouvidoria Agrária Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário: o levantamento apontou 63 homicídios no campo entre janeiro e dezembro de 2010, sendo 11 deles decorrentes de conflitos agrários. Destes 11, o Pará foi o palco de sete.
O advogado José Batista Afonso, que trabalha para a CPT em Marabá, cidade que está na região leste do Estado, lembra que o triste quadro de violência rural na região é perpetuado devido a um misto de fatores que reflete algumas das principais mazelas do Brasil: pobreza, concentração de renda e acesso desigual aos serviços públicos, principalmente à Justiça.
– A reforma agrária não é prioridade, mexer na concentração da terra não é uma política prioritária por parte do governo, e outro fator é o atual modelo econômico imposto para a Amazônia e para o campo brasileiro, que privilegia o agronegócio, o setor madeireiro e de mineração.
A impunidade, diz ele, exerce ainda um papel especial, pois beneficia tanto quem mata como quem manda matar e acaba por banalizar a rotina de crimes.
– Aqui, nessa região, o crime compensa. Muitas vezes, aqueles que cometem os crimes e são donos do poder econômico, a Justiça dificilmente os alcança. A impunidade acaba virando regra em relação aos crimes que eles cometem. A impunidade é uma espécie de licença para matar.
(*) Informação TN Online

Desgastada com ação de Lula, Dilma convoca PMDB

Presidenta intensificará agenda com reuniões para assumir as rédeas políticas do governo
Sem conseguir resolver o apagão na articulação política do Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff comandará uma série de reuniões, a partir desta semana, na tentativa de provar que o governo não está paralisado pela crise envolvendo o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Dilma não gostou da repercussão do "socorro" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e quer mostrar que não é teleguiada.
Apesar de acatar os conselhos de Lula, que assumiu as rédeas políticas do governo após o desastrado telefonema no qual Palocci ameaçou o vice-presidente, Michel Temer, com a demissão de ministros do PMDB, Dilma avalia que a entrada do antecessor em cena foi usada pela oposição para desqualificá-la. Ficou contrariada com comentários sobre a anemia de sua equipe e está disposta a sair da defensiva.
Na terça-feira, 31, após voltar de uma viagem ao Uruguai,
Dilma terá conversa reservada com Temer, antes de dirigir uma reunião com governadores e prefeitos de capitais que serão sede da Copa de 2014. Na quarta, 01, a presidente almoçará com senadores peemedebistas, em mais uma tentativa de evitar nova rebelião de sua base no Congresso. No mesmo dia está previsto um encontro com o Conselho Político, que abriga presidentes de partidos aliados e só se reuniu uma única vez até agora. O lançamento do programa Brasil sem Miséria, vendido como vitrine social, foi marcado para quinta-feira, 02.
(*) Informações Agência Estado/Jornal O Estado de S. Paulo

Mais de 56 mi de novas cédulas do real estão em circulação

Por outro lado, até abril, BC recolheu mais de 4 mil notas falsificadas da nova família do real

Brasília, DF – As novas notas de R$ 50 e R$ 100 já começam a fazer parte do dia a dia dos brasileiros quando vão aos bancos e caixas eletrônicos ou fazem compras. Segundo dados do Banco Central (BC), referentes ao último dia 26, estão em circulação 41,024 milhões dessas cédulas com valor de face de R$ 50 e 15,291 milhões, de R$ 100. As
novas notas de R$ 100 e R$ 50 começaram a circular no dia 13 dezembro do ano passado. A previsão do BC é lançar as novas notas de R$ 10 e R$ 20 ainda neste ano e as de R$ 2 e R$ 5, em 2012.
No total, são 56,315 milhões de notas da segunda família do real (R$ 50 e R$ 100) em circulação no país. A substituição das cédulas é feita gradualmente e de acordo com o desgaste. As notas de R$ 50, tanto as antigas como as novas, duram em média três anos e oito meses. No caso das de R$ 100, a durabilidade média é cinco anos.
O objetivo desse projeto, desenvolvido pelo BC em conjunto com a Casa da Moeda do Brasil (CMB), responsável pela produção do dinheiro brasileiro, foi a modernização das cédulas, com a adoção de recursos gráficos mais sofisticados, capazes de impor obstáculos mais sólidos às tentativas de falsificação, além de promover a acessibilidade aos portadores de deficiência visual, oferecendo mais recursos para o reconhecimento das cédulas por essa parcela da população.
Mas, na contramão desta intenção e inovação, também de acordo com o BC, essas novas cédulas, que começaram a circular há pouco mais de cinco meses, já têm a companhia de notas falsificadas e recolhidas ao Banco Central (BC). Apesar de ser pequeno o número de cédulas falsificadas apreendidas, é preciso atenção ao receber uma nota da nova família do real. De acordo com dados do BC, neste ano, até abril, foram recolhidas 1,870 mil notas falsas de R$ 50 da segunda família do real, 2,2% do total de cédulas retidas em todo o país (81,816 mil). No caso de notas de R$ 100, também da segunda família, foram 2,429 mil (2,9% das apreensões). No site do BC é possível conferir as características das novas notas de real.
Em caso de suspeita quanto à autenticidade de uma nota, a orientação do BC é recusar o recebimento. Mas, se a pessoa já tiver recebido a cédula, sem perceber a falsificação, deve encaminhá-la para exame na rede bancária ou no BC. Se a nota suspeita for entregue em um banco, é preciso pedir o recibo de retenção.
Se a nota suspeita for sacada de um caixa eletrônico, é importante retirar um extrato no mesmo terminal e comunicar o fato rapidamente ao banco. Se isso não for possível, a orientação do BC é ir a uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência.

Conheça as cédulas de 50 e de 100 da segunda família do real
Veja na imagem abaixo os detalhes de segurança para evitar se tornar vítima de cédulas falsas:
(*) Com informações do BC, O Dia Online e Diário de Pernambuco

Tráfico de Drogas: Classe média eleva número de presos com curso superior

SÃO PAULO, Brasil – O número de presos com curso superior tem crescido ano a ano no sistema carcerário
brasileiro. Dados do Ministério da Justiça mostram que as penitenciárias brasileiras receberam 122% a mais de detentos com terceiro grau completo entre 2005 e 2010. No mesmo período, a população carcerária aumentou em ritmo bem menor, 30%. O aumento de traficantes da classe média é um dos principais fatores desse crescimento.
Para especialistas no assunto, o aumento de presos com grau universitário se deve a dois fatores. Nos últimos anos, a Justiça Federal condenou vários réus envolvidos nos chamados crimes do colarinho branco, como fraudes em licitações, corrupção e desvio de dinheiro público. São prisões feitas a partir de ações desencadeadas pela Polícia Federal e pela Procuradoria da República.
– São ações contra crimes econômicos e tributários, mas são coisas pontuais na Justiça Federal. Não é algo comum nos Estados – diz o juiz Luciano Losekann, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O principal fator, porém, está relacionado ao envolvimento da classe média no tráfico de drogas. De acordo com juristas, jovens, com poder aquisitivo e boa formação escolar, têm se envolvido cada vez mais com o tráfico.
Há dois meses, a polícia prendeu três pessoas, entre elas dois universitários, acusados de tráfico de drogas na Grande São Paulo. Na região da Cracolândia, no centro da capital, um
estudante de Direito foi preso com 11 quilos de crack e duas submetralhadoras. A droga seria vendida na mesma região. Em Guarulhos, na região metropolitana, dois jovens foram presos, entre eles um estudante de Química. Com eles a polícia encontrou 3,5 quilos de cocaína e 65 litros de substâncias usadas no preparo de lança-perfume que seria vendido no Carnaval.
– Esses jovens atuam como chefes de quadrilhas ou traficantes avulsos que vendem a droga para um círculo de amigos próximos. Quando estão viciados, furtam e roubam para comprar a droga – diz o jurista e mestre em Direito Penal, Luiz Flávio Gomes.
Apesar desse aumento, a prisão de um cidadão de classe média, com curso superior e boa condição financeira continua sendo uma situação mais complicada para a Justiça. Os números do Ministério da Justiça mostram que apenas 0,4% do total de detentos no Brasil têm curso superior. Em 2005, não passavam de 0,2%.
É o caso do jornalista Antonio Pimenta Neves [foto], de 74 anos, preso pela morte da ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide. Até chegar ao presídio de Tremembé, nesta semana, passaram-se 11 anos da morte de Sandra Gomide. A defesa do jornalista entrou com pelo menos 20 recursos na Justiça.
O caso gerou manifestações de vários juristas e do próprio presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, que defende que os processos sejam encerrados e executados na segunda instância, só sendo analisados por instâncias superiores, se houver um recurso extra.
– Nossa legislação abre todas as brechas para quem pode pagar um bom advogado. Se o caso do ex-presidente do FMI (Dominique Strauss-Kahn, preso nos Estados por agressão sexual a uma camareira) tivesse ocorrido no Brasil, ele estaria solto, certamente – afirma César Mattar Júnior, presidente da Associação Nacional dos membros do Ministério Público (CONAMP).

Informações O Globo