terça-feira, 3 de maio de 2011

Vaca dá a luz a quatro bezerros no Triângulo Mineiro

Uma vaca de 12 anos surpreendeu os moradores do assentamento Nova Capão Alto, na cidade de Campina Verde, no Triângulo mineiro, ao dar a luz a quatro bezerros no fim do mês de abril. O caso raro se tornou atração entre os assentados e motivo de orgulho para os donos do animal.
Adquirida há pouco mais de três anos pelo casal Aparecido e Joaquina Ferraz, a vaca Estrelinha já havia chamado a atenção da população do Nova Capão Alto ao parir outros quatro bezerros em julho de 2009, sendo que três sobreviveram. Dessa vez os quatro bezerros estão saudáveis.
Questionado sobre as possíveis razões para a alta fertilidade do animal, Aparecido afirma não haver nenhum tratamento especial e que a alimentação de Estrelinha é normal, como a de qualquer outra vaca.
Os bezerros nasceram saudáveis e com o mesmo padrão racial, mas as pelagens diferentes. Isso sugere que a vaca teve uma superovulação, ou seja, o animal conseguiu produzir vários óvulos no mesmo cio, conforme explica o médico veterinário Ismail Borges, que afirma nunca ter visto um caso como esse em 20 anos de profissão.
Informações INCRA/MGTV - TV Integração

A vaca Estrelinha com seus quatro bezerros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.