terça-feira, 31 de maio de 2011

Sobe para 14 os mortos por ingestão de pepino

Contaminação levou Rússia a suspender importação de vegetais da Alemanha e da Espanha; República Tcheca, Áustria e França recolheram pepinos espanhóis

Europa – O número de mortos na Alemanha pelo surto de uma variante da bactéria intestinal “E. coli Enterohemorrágica” chegou a 14 e afetou as relações comerciais entre países europeus.
O surto de contaminação levou autoridades russas a suspender importações de vegetais, como pepinos e tomates da Alemanha e da Espanha. A decisão russa foi anunciada após o pedido do governo alemão para que a população não coma pepinos até que os cientistas consigam identificar a origem da bactéria.
"Pedimos à população que não compre verduras frescas da Alemanha e da Espanha. Comprem produtos nacionais", disse Gennady Onischenko, chefe de saúde russo. Segundo ele, foi ordenada ainda a retirada do comércio das remessas de verduras dos dois países europeus.
Acredita-se que a fonte da infecção sejam pepinos contaminados que foram importados da Espanha e depois enviados da Alemanha para outros países europeus, mas isso ainda terá que ser confirmado por testes. Cientistas suspeitam que pepinos, tomates e alface possam ter espalhado a bactéria, mas até agora apenas amostras de
pepinos analisados em Hamburgo, na Alemanha, tiveram a contaminação constatada.
O surto foi detectado após uma análise, entre outras verduras, de quatro pepinos escolhidos aleatoriamente no mercado central de Hamburgo, dos quais três procediam da Espanha – um deles de cultivo biológico – e um da Holanda, conforme informações da imprensa local.
Em meio ao pânico gerado pelo surto infeccioso, autoridades na República Tcheca, Áustria e França recolheram alguns pepinos espanhóis das lojas. A Áustria proibiu a venda de pepinos, tomates e berinjelas importadas da Alemanha.
Dentre as vítimas recentes está uma mulher de 87 anos de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, no Nordeste da Alemanha, e outra de entre 40 e 50 anos da Renânia do Norte-Vestfália, no Oeste do país. O número de casos de infecção pela bactéria intestinal chega a 1,2 mil, informou o Instituto Robert Koch de Berlim.
Anticorpo
O Instituto de Medicina de Hannover afirmou que o tratamento com o anticorpo Eculizumab, ao qual os pacientes infectados com a variante da bactéria intestinal foram submetidos, está dando resultados. Estava prevista para hoje, 30, uma reunião dos representantes do governo central, dos Estados federados e autoridades da área de saúde e de proteção ao consumidor para debater a situação no Instituto Robert Koch.
Em declarações à emissora "RBB-Inforadio", o diretor do instituto, Reinhard Burger, pediu novamente à população
que não consuma verduras antes de cozinhá-las.
Ele afirmou que entende a preocupação dos agricultores alemães, que se viram obrigados a destruir verduras e legumes – principalmente tomates, pepinos e alfaces – no valor de 2 milhões de euros, mas ressaltou que "proteger a saúde da população é prioridade".
Fazendas
Segundo um porta-voz da União Europeia (UE), duas fazendas espanholas identificadas como possíveis fontes do surto infeccioso foram fechadas e estão sob investigação. Autoridades espanholas disseram, no entanto, que a UE não deve se apressar em culpar os produtores da região. "Você não pode atribuir a origem desta doença à Espanha", disse, em Bruxelas, Diego López Garrido [foto], secretário de
Estado da Espanha para Assuntos Europeus. "Não há provas e é por isso que vamos exigir que aqueles que culparam a Espanha por essa questão respondam por seus atos."
A conselheira de agricultura e pesca da região da Andaluzia, no Sul da Espanha, Clara Aguilera, disse que o pânico em relação aos pepinos espanhóis está prejudicando o setor agrário do país. “Não sei por que é interessante para as pessoas ficarem contra a Espanha, contra Andaluzia. Espero que não tenha a ver com interesses comerciais e que não continue. O dano provocado aqui é irreversível”, disse.
Na província de Almeria, no Sudeste do país, plantações de pepinos estão sendo destruídas.
Segundo fontes oficiais, o ministro da Saúde alemão, Daniel Bahr, está se preparando para uma reunião de emergência com a ministra de Assuntos do Consumidor, Ilse Aigner, e com representantes de Estados alemães para discutir a situação.
O Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), com sede na Suécia, disse que o surto de SHU é “um dos maiores que já foram registrados no mundo e o maior já registrado na Alemanha”.

(*) Com informação da BBC e Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.