segunda-feira, 30 de maio de 2011

Governo anuncia o fechamento de usinas nucleares até 2022

O desastre nas usinas nucleares de Fukushima, no Japão, ocorrido no início de março depois de terremoto e tsunami – o maior desastre natural da sociedade moderna – obrigou os países de todo o mundo a reavaliarem suas políticas nucleares e, aos poucos, o abandono da energia nuclear vai sendo manifestada.
A Alemanha irá desativar, até o ano de 2022, todos os seus reatores nucleares em funcionamento. O anúncio acontece na madrugada desta segunda-feira, 30, pelo Ministério do Meio Ambiente daquele país.
Dos 17 reatores existentes na Alemanha, os oito mais antigos já estão parados por decisão do governo e não serão mais reativados, ressaltou o ministro Norbert Röttgen [foto].
Entre os outros nove, seis deverão ficar fora de serviço até o final de 2021 e os três mais novos funcionarão, no mais tardar, até o final de 2022, conforme afirmações de Röttgen, que qualificou a decisão como sendo "irreversível".
O anúncio do ministro ocorreu após uma longa sessão de negociações, iniciada na tarde do domingo, 29, dentro da coalizão governamental encabeçada pela chanceler Angela Merkel.
Deste modo, a Alemanha deve encontrar, até o final de 2022, uma forma de cobrir os 22% de suas necessidades energéticas, geradas atualmente pelas usinas nucleares.
A decisão do governo alemão surge após Merkel ter estabelecido uma comissão de ética para analisar a produção de energia nuclear no país em reação ao desastre ocorrido na central japonesa de Fukushima Daiichi, no início de março.
A decisão dos partidos da coalizão dirigida por Merkel supõe um retorno à decisão tomada no ano de 2000, pela então coalizão de social-democratas e verdes, comandada por Gerhard Schröeder, que tinha aprovado, por lei, o fim da era nuclear em 2021.
Merkel e sua equipe se retratam, assim, da lei que aprovaram no ano passado para prolongar a vida das usinas nucleares em uma média de 14 anos e que atrasava para 2036 o fechamento da última usina atômica no país.
Com informações da Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.