segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dilma viaja, mas inferno astral permanece em Brasília

Em viagem adiada por problemas de saúde, a presidente Dilma Rousseff resolveu embarcar na manhã de hoje, 30, para o Uruguai, mostrando que está curada da pneumonia.
A primeira grande crise do seu governo, porém, ficou. O pulinho a Montevidéu vai durar menos de 12 horas e, na volta, a presidente vai encontrar o mesmo clima de "barata voa" que tomou conta de Brasília desde as primeiras denúncias contra o ministro Antonio Palocci.
Não adianta tirar foto sorridente ao lado do vice-presidente Michel Temer, na "transmissão do cargo" na Base Aérea [foto], um ato de rotina que nem chamava mais a atenção da imprensa.
Desde o bate-boca entre Temer e Palocci sobre a votação do novo Código Florestal, que o vice fez questão de tornar público, o clima é o pior possível nas relações entre PT e PMDB.
Na verdade, está todo mundo brigando com todo mundo e Dilma hoje não sabe nem por onde começar para arrumar a casa.
Além do mal estar entre a presidente e seu vice e a briga feia de Temer com Palocci, do petista Marco Maia, presidente da Câmara, com o líder peemedebista Henrique Alves, do permanente conflito entre PT e PMDB, e do PT com o PT (na questão do Código Florestal, a bancada rachou), para
completar temos o PSDB contra o PSDB, na eterna disputa entre aecistas e serristas [foto].
No auge da crise do governo em torno do Caso Palocci, a oposição encontrou um jeito de brigar pela Presidência do Instituto Teotônio Vilela (alguém já tinha ouvido falar?) e por isso se criou um tal de "conselho político" só para não deixar José Serra sem nada.
Aécio Neves fez barba, cabelo e bigode na convenção do PSDB no sábado, 28, mas sabe que não deve comemorar muito a vitória contra José Serra se quiser ser candidato a presidente em 2014. Ter Serra como aliado é um problema, mas como inimigo é pior ainda.
Vivemos um momento delicado na política brasileira, tanto no governo como na oposição, no momento em que a economia volta a dar sinais positivos, com a inflação começando a subir menos, e os melhores indicadores do nível de emprego desde 2002.
A derrota acachapante que o PMDB impôs ao governo, votando a favor dos desmatadores contra os pontos defendidos por Dilma, e o recuo na questão do kit anti-homofobia, foram apenas pretextos adotados pela base aliada para mostrar força no momento em que o todo poderoso Palocci encontrava-se fora de combate.
O alvo agora é Antonio Palocci, mas o objetivo de todos é enfraquecer Dilma Rousseff para obter vantagens, na disputa por cargos e verbas – tudo o que a presidente não queria nos seus primeiros meses de governo, em que deixou clara a sua aversão ao clientelismo.
Nem a precoce e intempestiva intervenção do ex-presidente Lula, que praticamente acampou em Brasília por 48 horas na semana passada, foi capaz de acalmar os aliados. A crise continuou do mesmo tamanho depois que ele foi embora e nada indica que Palocci esteja fora de perigo.
Ainda por cima, a volta de Lula ao centro da articulação política atiçou a ira de grande parcela da imprensa, que estava até simpática com Dilma, mas ainda tinha bronca do antecessor. Desta vez, apanharam os dois.
O inferno astral da presidente Dilma, que atravessou todo o mês de maio, vai entrar em junho buscando uma agenda positiva, mas está difícil. Enquanto não se desatar o nó sobre a repentina fortuna palocciana, todos os outros assuntos parecem menores, à espera de uma solução na Casa Civil.
Para onde se olha, tem problema. Nesta terça, 31, por exemplo, a presidente vai receber prefeitos e governadores para fazer um balanço das obras nas cidades-sede da Copa do Mundo.
Dilma está muito irritada com os atrasos, cada um joga a culpa no outro, e ninguém sabe quem é, afinal, o responsável pela bagunça na organização da Copa de 2014.

Informações Midiacon News e portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.