quarta-feira, 4 de maio de 2011

Santa Rita e Cascatinha se reúnem com o Executivo

Poços de Caldas, MG – O chefe do executivo poçoscaldense, prefeito Paulo César Silva, juntamente
com representantes de algumas de suas principais secretarias, esteve na noite de ontem, 02, atendendo ao chamado da comunidade dos bairros Santa Rita e Cascatinha, zona Sul do município, para discutir e tentar solucionar inúmeros problemas.
Localização
O encontro aconteceu na Escola Municipal “Alvino Hosken de Oliveira”, que no mês passado comemorou 50 anos de existência em Poços de Caldas, município do Sul do estado de Minas Gerais, que a 460 km da capital Belo Horizonte e a 260 km de São Paulo, capital de estado homônimo, e conta com uma população fixa, segundo o último censo do IBGE, da ordem de quase 145 mil habitantes.
Encontro
A reunião durou cerca de três horas. Os moradores apresentaram problemas e pediram providências a adoção de medidas nas áreas de saúde, educação, segurança e limpeza.
Entre os apontamentos, a necessidade de melhor atendimento médico, já que o PSF existente não atende a todos; melhoria no bosque existente no bairro Santa Rita; Recuperação da Biblioteca “Júlio Bonazzi”, única biblioteca pública do Município, e melhor policiamento, tanto pela
Polícia Militar [PM] quanto pela Guarda Municipal [GM], na Praça Tiradentes [Monjolinho] no intuito de coibir o comércio e uso de drogas, além de melhoria da iluminação da praça; necessidade de redutores de velocidade ou “traffic calming” nas imediações da escola e da praça; melhoria da rede pluvial na Rua Osvaldo Cruz, que atualmente não suporta o volume de água que desce pela Rua Augusto de Resende durante as chuvas mais pesadas, alagando diversas residências; limpeza das ruas e instalação de lixeiras na região; e, a sugestão de instalação de sanitários públicos na praça, onde está a Fonte do Monjolinho, senão a melhor, uma das principais minas d’água do Município.
Compromisso
Antes de passar os questionamentos aos representantes de seu secretariado, o prefeito Paulo César Silva fez questão de comentar cada tema e de assumir o compromisso com a comunidade de solucioná-los, determinando aos seus comandados que realizem os levantamentos necessários ou realizem as intervenções que não necessitam de estudos.
O chefe do Executivo poços-caldense reagiu categoricamente negativo a apenas uma reivindicação, a instalação de sanitários públicos na praça da Fonte do Monjolinho. O motivo para o não atendimento é simples, o fato de o local, em pouco tempo, se transformar em ponto de encontro para desocupados, comércio e uso de drogas, entre outras situações que acabam trazendo mais insegurança à comunidade, obrigando a desativação a exemplo de experiências anteriores, tendo em vista, ainda, a ação de depredação do local, como pode ser observada na praça enfrente a Justiça do Trabalho, na Avenida José Remígio Prézia.
Segurança
O tráfico de drogas e o aliciamento de menores para tal “comércio” é, hoje, realidade e preocupação da população e das autoridades desde os pequemos município até os grandes centros. Em Poços, essa situação não é diferente e na região onde a reunião aconteceu, os moradores demonstraram estar assustados com o crescimento e ousadia de traficantes e usuários de drogas.
“A sociedade civil organizada não sabe a força que tem”, essas foram as palavras dos representantes da PM para conclamar a população a atuar em conjunto com a polícia contra tais fatos.
Sob a argumentação de que ninguém precisa conviver com este tipo de coisa, os moradores foram orientados a denunciar, não necessitando se identificar e passando as características dos envolvidos no comércio de drogas. “É fundamental o envolvimento da comunidade, a união de forças com a PM para o efetivo combate ao tráfico. A questão droga é complexa e só assim para haver uma atuação mais enérgica”, frisou.
Apoio
Ao final do encontro, o prefeito lembrou os moradores e sugeriu que também utilizem os serviços da Rádio Mantiqueira, rádio comunitária FM 87,9 instalada no bairro e que está a serviço da comunidade, a exemplo da Rádio Comunidade FM, que opera na mesma frequência no Conjunto Habitacional “Dr. Pedro Afonso Junqueira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.