sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tribunal sérvio decide extraditar Mladic para Haia

Antigo coronel vai ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional por genocídio e crimes de guerra

BELGRADO, Sérvia — Ratko Mladic [foto], ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia, prestou novos depoimentos hoje, 27, ao tribunal sérvio para crimes de guerra. O acusado tentou se esconder da imprensa na chegada à corte, mas jornalistas conseguiram ver de relance um Mladic, de 69 anos, enfermo e bastante envelhecido.
A audiência foi retomada ao meio-dia (hora local) após ter sido suspensa ontem, 26, para que o ex-militar – conforme disse o porta-voz Bruno Vekaric à rede de televisão RTS – fosse medicado.
O tribunal especial para crimes de guerra, em Belgrado, já decidiu que Ratko Mladic está apto para ser transferido para o Tribunal Penal Internacional, em Haia. O antigo coronel do exército da República Sérvia, na Bósnia, é acusado de genocídio e de crimes de guerra.
Ontem, o depoimento foi interrompido devido a problemas de saúde de Ratko Mladic. O antigo comandante não apresentava um discurso coerente e não conseguia sequer responder a perguntas simples como a idade. Por isso foi decidido retomar o julgamento nesta sexta-feira.
«Foi determinado que o general Ratko Mladic está fisicamente apto para comparecer às audiências. Ele recusou aceitar a ata de acusação do Tribunal Penal Internacional (TPI) e por isso decidimos que as condições para a transferência estão reunidas», afirmou a juíza Maja Kovacevic, em declarações à comunicação social.
Assim, Mladic vai ser transferido para Haia, onde será julgado pelo tribunal criado especificamente para apreciar os crimes durante a guerra da antiga Iugoslávia. Também em Haia já está sendo julgado Radovan Karadzic, antigo presidente da República Sérvia na Bósnia e braço político de Mladic no extermínio de muçulmanos.
Vekaric confirmou que os procedimentos para transferir Ratko Mladic ao Tribunal Penal Internacional (TPI) deve levar sete dias. O TPI indiciou Ratko Mladic por crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio, devido a seu papel na guerra da Bósnia (1992-95) e, especialmente, na matança de Srebrenica, em 1995, quando cerca de oito mil muçulmanos foram executados.
O ex-militar foi preso na madrugada de ontem, 26, em Lazarevo, um povoado no Noroeste da Sérvia. Ele foi encontrado na casa de um primo. A operação foi resultado de um trabalho conjunto dos serviços de segurança sérvios (BIA) e de uma equipe encarregada especialmente de localizá-lo, informou o jornal local Blic.

* Com informações Reuters e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.