quinta-feira, 26 de maio de 2011

MG: MDA participa de reunião internacional sobre Biodiesel

O coordenador de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marco Antonio Viana Leite, participa nestas quinta e sexta-feiras (26 e 27), na Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), da primeira "Reunião Internacional sobre Biodiesel – Agricultura Familiar e Produção de Alimentos". Na ocasião, o coordenador apresentará a experiência brasileira do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).
O evento é realizado pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos e Departamento de Economia Rural da UFV e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) com o apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O objetivo do encontro é
analisar a inserção do biodiesel nos países da América Latina e Caribe e difundir experiências de produção e utilização dos biocombustíveis, com destaque aos processos produtivos e iniciativas comerciais e governamentais.
Participam da reunião a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), União Brasileira dos Produtores de Biodiesel (Ubrabio), Empresa de Petróleo de Brasil (Petrobrás), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Ministério de Minas e Energia (MME) e o Governo de Minas Gerais. Entre os convidados internacionais estão o Instituto Nacional de Pesquisa Florestais, Agrícolas e Pecuárias do México (INIFAP), Rede Mexicana de Bioenergia (REMBIO), Universidade da Fronteira de Temuco, no Chile, e o Instituto de Plano de Segurança Energética da Colômbia.
O MDA participa da gestão do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) por meio do qual estimula a produção do novo combustível e apoia a participação da agricultura familiar na cadeia de produção. Instrumentos como crédito, zoneamento, assistência técnica, fomento, benefícios fiscais (Selo Combustível Social) estão disponíveis para promover o fortalecimento da agricultura familiar na produção de biodiesel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.