terça-feira, 24 de maio de 2011

Radioatividade e mineradoras são alvo de reunião em Belo Horizonte

No último dia 16, a vereadora Regina Cioffi (PPS), vice-presidente da Câmara de Vereadores de Poços de Caldas, cidade ao Sul de Minas Gerais, esteve em Belo Horizonte, como integrante do grupo de trabalho criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para uma reunião com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves. O objetivo foi discutir questões envolvendo os agravos causados pela ação das mineradoras no Planalto de Poços de Caldas, especialmente a INB, com relação aos depósitos de material radioativo estocados no Campo do Cercado, no município de Caldas.
O encontro teve a participação de representantes da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente), do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), do Ministério Público de Minas Gerais, da prefeitura e da Câmara Municipal de Caldas, da prefeitura de Poços de Caldas, da CBH Mogi/Pardo e de ONG’s, além da presença dos deputados Dalmo Ribeiro e Célio Moreira, da Comissão de Meio Ambiente da ALMG.
Após a explanação realizada pelo promotor José Eduardo Souza Lima e pelo prefeito de Caldas, a vereadora Regina Cioffi apresentou dados sobre os possíveis agravos ambientais ocorridos no Planalto de Poços de Caldas, principalmente em relação à qualidade das águas que abastecem a cidade.
Na ocasião, o secretário informou que já foi encaminhado um grupo de técnicos à INB, no Campo do Cercado, para uma avaliação preliminar da situação. Ele afirmou, também, que nesta semana, com o resultado dessa avaliação, será solicitada uma audiência junto ao governador Antônio Anastasia.
Ainda de acordo com o secretário, a questão deverá ser tratada como política de Estado, sendo indispensáveis os contatos com o IBAMA para uma avaliação mais profunda, já que tanto a CNEN como a INB são vinculadas ao governo federal. Ao final do encontro, a vereadora Regina Cioffi discutiu outras questões importantes na área ambiental de Poços de Caldas, como o trabalho que vem sendo feito pela Comissão das Águas.
Segundo a parlamentar poços-caldense, é preciso muita cautela nas decisões, já que, recentemente, foi noticiado pela imprensa nacional problemas em Caetité, na Bahia, com relação ao transporte de material radioativo pela INB de São Paulo para aquele Estado. “Na atual conjuntura é preciso que as decisões sejam transparentes e claras, não deixando margem a dúvidas nem gerando insegurança à população. Essa reunião em Belo Horizonte foi bastante produtiva e esperamos que possam ser tomadas as providências necessárias”, concluiu.

Com informação da AI/CMPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.