terça-feira, 31 de maio de 2011

Precisa de um motivo para parar de fumar? Que tal 50?

É esse o número aproximado de problemas desencadeados pelo cigarro

Combate – Já se foi o tempo em que fumar era sinônimo charme e de “poder”. Hoje, mais do que nunca, duas frentes distintas buscam combate o consumo do tabaco e seus derivados. Uma delas voltada principalmente aos jovens, para que não entrem no vício. A outra, uma batalha angustiante para os já viciados, a dura batalha para largar o cigarro.
Você que é fumante, prepare-se para ser bombardeado por informações sobre os males do cigarro, porque hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco. Conforme a coordenadora de Centros de Estudos para o Tratamento de Dependência à Nicotina do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a pneumologista Cristina Cantarino, 97% dos fumantes precisam de ajuda ao desejar parar de fumar e 3% saem do vício sozinhos. “É uma doença crônica, sujeita a recaídas e precisa ser tratada”, frisa. Dados do Inca apontam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, como infarto, angina e derrames.
Batalha
Milton da Silva Rodrigues, 56 anos, técnico em couro aposentado, quer parar de fumar. Ontem, 30, à noite ele participou de sua primeira aula no curso do Colégio Adventista que promete fazer os fumantes largarem o vício em cinco dias. “Fumo há 35 anos, parei um ano e meio e voltei”, declarou enquanto sua pressão arterial era medida. A preocupação com a saúde, a cobrança do filho de 6 anos, o preconceito com o fumante e a economia são fatores que influenciaram pela busca de ajuda. Perseverança, boa alimentação e rotina de exercícios físicos são os segredos do método.
Qual Você Prefere?
O Que Você Ganha
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos, 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.
Se parar de fumar agora, após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue; depois de 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; passados dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor; depois de três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora e passados cinco a dez anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
Você Sabia?
Na Espanha, a Lei Antitabaco proíbe o fumo nos estabelecimentos públicos fechados e em alguns espaços
abertos, como parques infantis e o entorno dos hospitais. Também não é permitido fumar em locais como bares, restaurantes, boates, cassinos e bingos. Nos hotéis, o fumo é permitido em espaços não cobertos e em 30% dos quartos.
Em Nova Iorque,Estados Unidos, entrou em vigor, no dia 23 de maio, a lei que proíbe fumar em lugares públicos, mesmo ao ar livre, como parques, praças e praias. A multa pode atingir o correspondente a R$ 160.
(*) Com informações Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.