quinta-feira, 5 de maio de 2011

Reposição Hormonal: Principais dúvidas

O tema Reposição Hormonal é alvo de muitas dúvidas tanto entre as pessoas que ainda não fazem quanto entre os próprios pacientes em tratamento. Abaixo, o médico cardiologista Erudes Rodrigues, especialista em modulação hormonal bioidêntica (MHB), responde sobre as principais dúvidas.
:: As reações frente ao tratamento da MHB são diferentes para homens e mulheres?
Sim. Geralmente os homens respondem mais rápido à MBH. Os hormônios femininos são mais complexos na sua modulação. Devido a este fato, na MBH em casais, é necessário buscar um equilíbrio para que os resultados sejam atingidos de maneira mais harmoniosa.
:: A MHB ajuda na perda de peso?
Depende. Sim, se esta for uma das finalidades do tratamento. A perda de peso pode ser atingida com a correção dos hormônios da tireoide, e/ou a correção dos hormônios femininos.
:: Pode resultar também em uma melhora estética?
A pele humana também se recente das variações hormonais. Com a correta modulação, a pele pode adquirir uma aparência mais saudável.
:: Para o stress do dia a dia, cansaço e outras complicações da vida moderna, esse tipo de tratamento contribui?
É um erro comum acreditar que os hormônios produzidos pelo corpo humano tenham somente uma finalidade específica. Sabemos que eles possuem uma grande influência em todos os processos metabólicos do nosso organismo, consequentemente, com os níveis hormonais normais há um melhor aproveitamento tanto dos produtos que ingerimos na nossa alimentação, bem como na melhora das reações orgânicas metabólicas.
:: O tratamento tem efeitos colaterais? Pode tirar o sono?
Não encontramos até o momento efeitos colaterais neste sentido. Não há perda do sono, muito pelo contrário. A modulação de certos hormônios, tal como da melatonina (hormônio de ação no controle do sono), melhora a insônia promovendo um sono fisiológico.
:: A MHB pode ser usada por pessoas cardíacas? E para quem tem problemas vasculares?
Não só é recomendado como muito benéfico para estes pacientes, pois sabemos que os hormônios sexuais femininos e masculinos, por exemplo, são protetores do sistema cardiocirculatório.
:: Pessoas com problemas de colesterol alto podem realizar o tratamento?
Sim. Com frequência a modulação de hormônios da tireoide colaboram em muito com a correção dos níveis de colesterol e triglicérides.
:: A MHB ajuda a tratar infecção via bactérias e vírus?
Sim. Quando temos uma alteração do cortisol (hormônio produzido pelas glândulas supra renais), por exemplo, , ficamos mais suscetíveis a processos infecciosos.
informações MAXPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.