terça-feira, 31 de maio de 2011

Expocafé 2011: Degustação dos melhores cafés de MG entre as atrações

Belo Horizonte, MG – Os dez melhores cafés de Minas poderão ser apreciados por quem visitar a Expocafé 2011, que será realizada de 14 a 17 de junho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) [foto], em Três Pontas, no Sul do Estado. Além da degustação, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) vai oferecer orientação técnica sobre aprimoramento da qualidade na cafeicultura e certificação de propriedades cafeeiras.
Os visitantes também receberão informações sobre como participar do VIII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas, que terá inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 01. “Os cafés apresentados para degustação do público são os campeões de 2010. Um dos objetivos é mostrar as vantagens de produzir cafés com qualidade superior, capazes de atingir maior valor agregado”, afirma o coordenador do concurso, Marco Fabri Junior.
No já tradicional estande da Emater na Expocafé, com espaço amplo e aconchegante construído em madeira, haverá também exposição e venda de artesanato e produtos da agroindústria familiar de vários municípios do Sul de Minas.
Inovação
Uma das novidades da Expocafé deste ano é a audiência pública que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará durante o evento, com representantes das principais instituições que atuam na cadeia produtiva do café, pesquisadores e cooperativas. Haverá debates sobre a política econômica para a cafeicultura, o cenário atual do setor, com as dificuldades enfrentadas pelos produtores, além das perspectivas e metas de fortalecimento da atividade no Estado. Na ocasião, serão apresentadas as propostas do Governo de Minas para o Fundo Estadual do Café, previsto para vigorar a partir de 2012.
Pequeno Produtor
Entre as tecnologias de baixo custo disponíveis para os pequenos produtores, a Emater apresentará ferramentas, máquinas, pulverizadores com tração animal e diferentes tipos de terreiros para a secagem dos grãos. Serão mostradas as técnicas de construção e a utilização de terreiros em cimento e em lama asfáltica. Ainda haverá demonstrações de lavagem de café em um lavador desenvolvido especialmente para pequenos produtores, que usa água da propriedade que ainda pode ser reutilizada.
Programação
A abertura oficial da 14ª Expocafé acontece às 19h do próximo dia 15, mas a visitação à feira estará aberta desde 9h30. No dia 16 de junho, será realizado o 2º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, com o tema “Homem e máquina na produção da riqueza nacional”. Entre os tópicos programados, estão: Manejo integrado de pragas – eficiência do controle mecanizado; Tecnologia de aplicação de defensivos na cafeicultura; Uso da aviação agrícola na cafeicultura; Podas do cafeeiro; Manejo mecanizado da lavoura cafeeira; Uso de máquinas portáteis na cafeicultura; e Colheita mecanizada do café.
No dia 17 de junho, data de encerramento do evento, às 9h será realizado o Encontro de Inovação de Café, com a apresentação de tecnologias para sistemas de irrigação, sistemas de secagem do café e melhoramento genético.
Expectativa
De acordo com os organizadores, o público desta edição da Expocafé, considerada o maior evento do setor no Brasil, deverá chegar a 20 mil pessoas, bem acima dos 12 mil visitantes registrados em 2010. Há expectativa também de elevação no montante total de negócios, que foi de R$ 93 milhões no ano passado. A programação do evento e mais informações estão disponíveis no site www.expocafe.com.br.
(*) Informações Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.