quarta-feira, 25 de maio de 2011

Secretária de Alckmin defende ação “severa” da PM em marcha na Paulista

[foto: Julia Chequer/R7] Policiais reprimiram ato pela liberdade de expressão com bombas e balas de borracha

São Paulo – A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do governo de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda [foto], defendeu, no início desta semana, a ação “severa” da
Polícia Militar ao ser questionada sobre as cenas de violência vistas no último sábado, 21, quando uma marcha pela liberdade de expressão foi reprimida com gás lacrimogêneo e balas de borracha na Avenida Paulista.
– Eu não presenciei [as cenas de violência]. Então, o que dizem é que excessos foram cometidos, mas eu não vi esses excessos serem cometidos. Eu acho que, por vezes, é necessária uma atuação mais severa diante de um problema de instabilidade da ordem. Eles sabiam que eles não podiam fazer a marcha.
A princípio, os manifestantes que percorreram a Avenida Paulista no sábado pretendiam realizar a Marcha da Maconha. Um dia antes, no entanto, um desembargador do TJ (Tribunal de Justiça) vetou a realização do protesto, que pede a descriminalização do uso da droga.
A solução encontrada, então, foi fazer um ato em defesa da liberdade de expressão, e os manifestantes se comprometeram a não expor referências à maconha na passeata. Quando a atividade começou, no entanto, os policiais foram orientados a desobstruir a via. Foram usados cassetetes, balas de borracha, bombas de efeito moral e gás.
Ao ser informada de que jornalistas também foram agredidos, a secretária, que participou de um evento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo na última segunda-feira, 23, disse não crer que a polícia tenha agido de forma violenta espontaneamente.
– Partir para cima e bater gratuitamente, eu não acredito que a polícia tenha feito isso. Se houve uma situação de agressão, o que eu imagino, pelo que conheço da Polícia Militar de hoje, deve ser revide a algum tipo de ataque.
Eloisa defendeu ainda a investigação de eventuais excessos.
– Se houve excessos, eles deverão ser objeto de apuração pela Corregedoria da Polícia Militar.
Ministro
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participou do mesmo evento da OAB-SP, disse que não viu as imagens do protesto, mas condenou a violência das polícias em qualquer situação.
– A violência policial, em qualquer lugar, é inaceitável. Ela exige apuração rigorosa dos fatos e punição dos envolvidos. Tenho a convicção de que o governador de São Paulo tomará as medidas cabíveis.
Mais cedo, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, havia criticado a postura da PM e cobrou a apuração de eventuais abusos.
– Nós não compactuamos com isso, por isso vai ser averiguado se houve abuso, se houve excesso.

Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.