domingo, 1 de maio de 2011

Mensagem da presidenta Dilma Rousseff no Dia do Trabalhador

Brasília, 1° de maio de 2011
Nesta data que se transformou em símbolo da luta pela dignidade do trabalho em todo o mundo, quero reiterar o compromisso de meu governo com a contínua melhoria de vida dos trabalhadores.
Com respaldo do Congresso, estabeleci uma política de reajuste que institui regras estáveis, de longo prazo, de valorização do salário mínimo. Não permitirei, sob nenhuma hipótese, que a inflação volte a corroer o poder aquisitivo dos trabalhadores.
Nos últimos oito anos, o governo do presidente Lula promoveu a maior política de empregos já vista neste país. Foram criados quinze milhões de postos de trabalho com carteira assinada, férias e décimo-terceiro salário. Em meu governo, continuamos a ampliar as oportunidades de trabalho e a reduzir ainda mais as taxas de desemprego.
O Brasil necessita cada vez mais de trabalhadores qualificados. Foi por isso que lancei, na última quinta-feira, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Este programa vai permitir que o Brasil transforme completamente a escala e a qualidade da formação profissional. Até 2014, o Pronatec vai gerar oito milhões de novas oportunidades de formação profissional, tanto para jovens quanto para trabalhadores já ativos.
Valorizo o diálogo entre o governo e os trabalhadores. Esse diálogo permite a discussão conjunta do futuro que queremos para o Brasil. Vamos continuar a construir, juntos, um país verdadeiramente democrático, em que os movimentos e lideranças sociais influem sobre a condução das políticas públicas. Um país realmente desenvolvido, sem miséria, com oportunidades iguais para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.