sexta-feira, 19 de abril de 2019

;JORNALISTA E EX-PREFEITO DE MEDELLÍN PARTICIPA DE MESA NO FLIPOÇOS


Colombiano Alonso Salazar e os jornalistas Allan de Abreu e Edu Carvalho discutem narcotráfico, jornalismo literário e possíveis caminhos
Com o tema “Literatura sem Fronteiras, a 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) recebe a mesa “Literatura e Reportagem: a abordagem do narcotráfico pelo jornalismo literário”, com o jornalista e ex-prefeito de Medellín, Alonso Salazar, que escreveu o livro “Pablo Escobar: ascensão e queda do grande traficante de drogas”, Allan de Abreu, que escreveu o livro “Cocaína – A Rota Caipira”. A mediação é do jornalista Edu Carvalho, que viveu mais de 20 anos na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. A mesa ocorre no dia 01 de maio, às 19h30. A entrada é gratuita.
O encontro entre os autores faz parte da temática central do festival, que é celebrar os latinos e também a ausência de fronteiras. O bate-papo busca falar sobre o narcotráfico, como ele se dá e traz figuras interessantes para o debate, como o jornalista que foi prefeito de Medellín – Alonso Salazar que pela primeira vez participa de um festival literário no Brasil. Alonso sempre se dedicou às reportagens investigativas em seu país. Como tal, foi autor de várias matérias que retratavam a vida de colombianos em meio à violência provocada pelo tráfico de drogas. Essa sua vivência o levou a escrever dez livros, entre eles, “La Cola del Lagarto – Drogas y narcotráfico en la sociedad colombiana”, “La Parábola de Pablo” , “Profeta en el Desierto – Vida y Muerte de Carlos Galán” e “No Hubo Fiesta”. Finalmente, durante seu tempo no setor público, ele serviu como secretário de governo (2004 - 2006) na administração de Sergio Fajardo e foi eleito prefeito de Medellín para o período de 2008 a 2011. Sua administração caracterizou-se pelo alto investimento em programas sociais e, principalmente, pelo compromisso com a atenção integral às vítimas do conflito armado, criando programas que se tornaram referência nacional. Atualmente trabalha como consultor em questões de coexistência e segurança. Por essa característica importante, Alonso Salazar foi convidado também para participar do programa “Conversa com Bial” (Rede Globo) que irá ao ar após o Flipoços.
Na mesma mesa, participa o jornalista que já foi indiciado por investigar a polícia, Allan de Abreu, que mapeia a rota da cocaína, que passa, inclusive, pelo Sul de Minas Gerais, onde estamos situados. A mediação ficará por conta do jovem jornalista Edu Carvalho, que aos 13 anos criou o blog Favela da Rocinha para noticiar para o mundo, via Twitter, os conflitos entre facções criminosas e a polícia. Hoje ele trabalha na Rede Globo na produção do programa Conversa com Bial.
Para Gisele Ferreira, curadora do Festival, a mesa foi pensada para discutir uma das características mais marcantes entre Brasil e Colômbia: o narcotráfico. “Não queremos de forma alguma ‘glamourizar’ o tema”, enfatiza acrescentando, “mas promover uma discussão em que, através da literatura, possamos encontrar alguma explicação sobre a origem e a irmandade entre os dois países nesse que é um tema extremamente delicado, mas que precisa ser debatido”, conta.
Outras informações, como obtenção de ingressos, programação completa e guia virtual, podem ser obtidas no site www.flipocos.com ou na GSC Eventos pelo telefone 35 3697 1551.
A 14ª edição do Flipoços acontece de 27 de abril a 5 de maio no Espaço Cultural da Urca, localizado à Praça Getúlio Vargas, s/nº (Praça do Relógio Floral), área central de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais.
Fonte: Assessoria Imprensa Flipoços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.