quinta-feira, 25 de abril de 2019

TRAILLER DO ‘IMPOSTO DE RENDA SOLIDÁRIO’ FICA EM POÇOS ATÉ TERÇA

Poços de Caldas é a primeira cidade do estado de Minas Gerais a receber o projeto
Até a próxima terça-feira, 30, todas as pessoas que necessitarem de orientação sobre a Declaração de Imposto de Renda poderão procurar o trailler do projeto “Imposto de Renda Solidário 2019”, estacionado na Praça Pedro Sanches, em frente à Rua São Paulo, das 10h às 16h, área central de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), por meio da Empresa Júnior – FAEJ, em parceria com a Receita Federal e Secretaria Municipal de Promoção Social.
O município é a primeira cidade de Minas Gerais a receber o projeto, que percorre os municípios próximos a São João da Boa Vista (SP), sede da UNIFAE. No trailler, alunos do curso de Ciências Contábeis, acompanhados por um professor especialista na área, orientam os contribuintes que não têm acesso a computadores e internet ou necessitam de ajuda técnica no preenchimento de sua declaração de Imposto de Renda, que será enviada diretamente à Receita Federal. “O trailler está percorrendo a região de São João da Boa Vista e Poços de Caldas, que é a primeira cidade de Minas Gerais a receber o projeto, trazendo orientação para a população”, destaca o presidente da Empresa Júnior da UNIFAE, André Kossar. Ele explica que qualquer cidadão pode se dirigir ao trailler, para triagem e orientação, de acordo com cada caso.
Todas as pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018 devem fazer a Declaração de Imposto de Renda. Em Poços de Caldas, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Promoção Social, visando divulgar a destinação de parte do Imposto de Renda ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
Segundo o delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro, todos os contribuintes que pagam Imposto de Renda podem fazer a destinação de até 3% para o FIA. “É muito importante porque o contribuinte pode pegar uma parte do imposto que já está pagando e destinar para esse fundo específico, ajudando as crianças e adolescentes do município, por meio do financiamento de projetos, além de garantir que esta porcentagem fique na cidade, circulando a economia”, destaca.
Ele informa que, em 2018, aproximadamente R$ 200 mil foram destinados para o FIA em Poços de Caldas e que a Receita Federal trabalha para ampliar esse número em 2019. A partir deste ano, a Receita disponibilizou um local específico para esta destinação na Declaração de Imposto de Renda – o campo Doações ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Para realizar a destinação, basta clicar neste campo, que já fornece, inclusive, o valor da destinação calculado automaticamente.
“Desde 2017, nós temos intensificado a campanha e envidado todos os esforços na divulgação. Nesse período, o número de destinações quintuplicou, mas a nossa intenção é sempre ampliar os recursos, que são fundamentais para os projetos”, ressalta a secretária Municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.
O FIA é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e foi criado para captar recursos destinados ao desenvolvimento de políticas, programas e ações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. “Estamos fazendo esta campanha, em parceria com a Secretaria de Promoção Social e Receita Federal, para que as pessoas realmente doem essa parcela do imposto, que já é devida, ao FIA. Estes recursos fazem muita diferença para nós, já que as políticas públicas são incrementadas com este dinheiro”, enfatiza a presidente do CMDCA, Ivana Lamberti Santos Mantovani.
Em breve, será lançado o edital para a seleção de projetos voltados a crianças e adolescentes, desenvolvidos por meio dos recursos do FIA.
FONTE: PoçosNews/Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.