quinta-feira, 24 de maio de 2018

‘BUTECO’ CAMPEÃO É REVELADO DURANTE FESTA


Vencedores foram definidos por mais de 30 mil votos dos “butequeiros” e jurados que estiveram nos 17 bares participantes
Enfim, ponto final a toda ansiedade sobre o melhor tira-gosto da 11ª edição do “Comida de Buteco” em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. Durante agitada festa, a “Saideira”, festa de premiação e de confraternização entre os donos de botecos e suas equipes, imprensa, convidados e autoridades, realizada no Incantare Eventos, o grande vencedor da noite, a exemplo do ano passado, foi um estreante, o boteco “Cana Benta” (foto acima).
O campeão local serviu o prato “Escondidinho Invertido”, feito com purê de batatas com bacon, carne de panela na cerveja preta, requeijão cremoso, queijo e pimentas biquinho.
No ano passado, o vencedor daquela edição também foi um estreante, o “JK Bar”.
Em segundo lugar ficou o “Bigodeira”, com o petisco “Vulcão” (foto ao lado), uma cesta de massa de pastel recheada com costela bovina coberta com catupiry e parmesão gratinado, decorado com pimenta biquinho.
Na terceira posição (foto abaixo), com o tira-gosto “Trem do Avesso”, formado por linguiça suína à moda Toa Toa, assada, puxada na manteiga, coberta com queijo, ovo frito e banana empanada, ficou o “Toa Toa Bar”.
A novidade desta edição, vencido pelo Bar do Dodô” com o “Bolinho Surpresa Dona Benta”, foi o prêmio de R$ 1.500,00 para o boteco que fizesse, além do prato principal, um petisco que levasse no preparo a farinha de trigo “Dona Benta”, intitulado “Receita de Carinho Dona Benta”.
O “Comida di Buteco” é um concurso gastronômico nacional que visa o resgate da culinária raiz e a valorização dos botecos que são comandados por famílias. Este ano o evento aconteceu, simultaneamente, em 21 municípios das cinco regiões do Brasil.
Os vencedores foram definidos por mais de 30 mil votos dos visitantes “butequeiros” e os jurados que estiveram nos 17 bares participantes, entre os dias 13 abril e seis de maio. Foram avaliadas, com notas de zero a 10, quatro categorias – petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. A apuração ficou sob a responsabilidade do instituto Vox Populi.
De acordo com os coordenadores locais, foram gerados mais de 80 empregos temporários na cidade, cerca de 10 mil petiscos do prato concorrente vendidos, além de mais de sete mil pratos da “Receita de Carinho Dona Benta”.
O campeão, “Boteco Cana Benta”, agora participará da eleição do “Melhor Buteco do Brasil”, que acontece em julho, em São Paulo, pelo terceiro ano consecutivo.
Quem não teve a oportunidade de conferir as delícias dos tira-gostos nos bares que competiram, ou desejam voltar a saboreá-los, não precisa se preocupar, ainda é possível fazer seus pedidos, todos eles estão incluídos nos cardápios.
Para conhecer os bares que competiram este ano, onde estão localizados e o prato que criaram para a competição basta acessar http://www.comidadibuteco.com.br e clicar no ícone da cidade que deseja.
Fotos dos Pratos: “Comida di Buteco”
Fotos: P. A. Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.