sábado, 5 de maio de 2018

CARIMBAR DINHEIRO É UMA FORMA DE MILITÂNCIA DE TEMPOS OBSCUROS


Nos tempos da inflação galopante, o expediente chegou a ser usado pelo próprio Banco Central, que carimbava as notas com os seus valores atualizados
Ao contrário do que os mais novos imaginam, carimbar notas de dinheiro é uma forma de militância política mais antiga do que parece. Recentemente, a campanha pela libertação de Lula usou carimbos nas notas com a frase “Lula Livre”, o que gerou Fake News de que elas perderiam o valor, logo desmentida pelo Banco Central.
Tanto é que os carimbos da campanha “Lula Livre” passaram a ser vendidos no Mercado Livre.
Como se pode perceber pela foto que ilustra a matéria, a estratégia já foi usada em diversos momentos cruciais da política brasileira, sobretudo em momentos em que a liberdade de expressão estava comprometida, como a nota de “1 Cruzeiro”, que perguntava, na década de 70: “Quem matou Herzog?”, sobre o assassinato, pela ditadura, do jornalista Vladimir Herzog.
Teve também o clamor por eleições diretas na década de 80; “Cuidado com o Trombadão, Maluf Não”, frase que perdurou em várias épocas e, mais recentemente, o “Fora Temer”, já nas notas de Real.
Nos tempos da inflação galopante, o expediente chegou a ser usado pelo próprio Banco Central, que carimbava as notas com os seus valores atualizados, com vários zeros cortados.
Fonte: Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.