segunda-feira, 28 de maio de 2018

PREFEITO DE POÇOS DE CALDAS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA


Até o momento, cinco cidades do Sul de Minas Gerais já decretaram calamidade pública e situação de emergência por crise de abastecimento
O prefeito de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, Sérgio Azevedo, decretou (Decreto nº 12.630/2018), no final da tarde de hoje, 28, situação de emergência no município em função do desabastecimento geral provocado pela paralisação dos caminhoneiros que chegou ao seu oitavo dia.
Pela manhã, o chefe do Executivo visitou os caminhoneiros nos três pontos de protestos na cidade para levar palavras de apoio pela justa reclamação e para saber se havia a possibilidade de encerrar essa paralisação. Como obteve uma resposta negativa, ao longo desta segunda-feira se reuniu com seus assessores para preparar o decreto.
Azevedo também declarou que, a partir deste decreto, caso existam comerciantes que estão estocando qualquer tipo de produto para vender a preços exorbitantes, como ocorre com os combustíveis e aconteceu com o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás de cozinha, ele tem autonomia para confiscar sob a justificativa de bem à economia popular.
Entretanto, mais do que isso, o decreto permite que o município realize compras emergenciais com dispensa de processos licitatórios para os considerados serviços públicos emergenciais e que envolvem a saúde – como o transporte de pacientes, de materiais, insumos e medicamentos; a coleta de lixo; o serviço funerário; a segurança urbana e defesa civil; o transporte coletivo urbano de passageiros; e, assuntos ligados à educação.
Durante entrevista a um canal de televisão, o prefeito aproveitou para falar sobre as ambulâncias e a coleta de lixo.
De acordo com ele, durante sua visita aos pontos de paralisação, pode agradecer pessoalmente aos caminhoneiros que fizeram a doação de combustível para as ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), que estão todas abastecidas.
Quanto à coleta lixo haverá redução a partir desta semana. Aonde ela acontece as segundas, quartas e sextas-feiras, acontecerão as segundas e sextas-feiras. Nos demais locais a coleta acontecerá as terças e quintas-feiras, com exceção dos próximos dias 30 e 31, quarta e quinta-feira, respectivamente, em função do feriado de Corpus Christi, voltando à normalidade no dia 1º.
Já a coleta seletiva está interrompida temporariamente até que haja a normalização da situação. A expectativa é de que o abastecimento seja normalizado no final de semana e os serviço retomem à normalidade a partir da segunda-feira, 04.
Conforme estabelece o decreto, será criado o Comitê de Gerenciamento de Crise, sob a presidência do prefeito e integrado pelo coordenador da Divisão de Imprensa e Comunicação Social, pelo secretário Municipal da Fazenda e pelo procurador-geral do Município, com o objetivo de propor medidas preventivas ou reparatórias com vistas à manutenção dos serviços públicos essenciais à população.
Região
Com a medida adotada por Azevedo, passam a ser cinco cidades do Sul de Minas Gerais a decretarem situação de emergência ou calamidade pública por crise de abastecimento.
Além de Poços de Caldas, entre a noite do último domingo, 27, e a tarde desta segunda-feira, 28, Itajubá – o único em situação de calamidade – Lavras, Três Pontas e Cássia usarem desta medida em função de, conforme comunicados, faltar itens essenciais.
Em Itajubá, a situação de calamidade pública - válido até que a cidade volte a ser abastecida – decretou ponto facultativo nas repartições públicas, suspensão do calendário escolar e do uso de combustíveis para tratamentos fora de domicílio.
Em Lavras, o objetivo é manter a prioridade de serviços essenciais, como atendimentos em hospitais, distribuição de medicamentos, transporte de pacientes, coleta de lixo e tratamentos da saúde mental. A exemplo de outros municípios, a cidade teve as aulas das redes estadual e municipal suspensas.
Já no município de Três Pontas, a situação de emergência suspendeu serviços como o transporte escolar rural, a manutenção de estradas rurais e o transporte de pacientes para outras cidades, com exceção dos pacientes que dependem da hemodiálise, além de reduzir os dias para a coleta de lixo.
Na cidade de Cássia, também faltam itens importantes para a manutenção dos serviços públicos e foi paralisado o funcionamento das repartições públicas amanhã e quarta-feira, dia 29 e 30, respectivamente. Quanto ao serviço de coleta de lixo será mantido apenas nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.