Objetivo é melhorar o atendimento aos cidadãos e
possibilitar que serviços possam ser realizados a distância
O Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) está tomado uma série de medidas para modernizar os serviços e
melhorar o atendimento aos cidadãos. Dentro de algumas semanas, alguns serviços
que antes eram realizados no atendimento espontâneo das agências passarão a ser
prestados, com dia e horário marcados, por meio de agendamento, pelo Meu
INSS ou telefone 135.
Dentre os serviços que
passarão a ser agendáveis estão a alteração do meio de pagamento do benefício,
atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento,
desistência de aposentadoria, cadastro de Procuração, solicitação de pagamento
não recebido, solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo.
O agendamento desses serviços
representa conforto, agilidade e segurança para os segurados, pois mitiga
indícios de irregularidades já que todas as informações do segurado precisam
estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado. Além disso,
abre-se o caminho para sua automatização, ou seja, serem realizados a
distância.
Confira abaixo da matéria a
lista completa de quais serviços passarão a ser agendáveis.
Meu INSS
Outra novidade lançada
recentemente é a possibilidade de pedir revisão e recurso diretamente pelo Meu
INSS. Pelo mesmo canal também é possível conseguir cópia de processos
eliminando, assim, a necessidade de o segurado imprimir os documentos.
Com a possibilidade de pedir
revisão ou recurso pelo Meu INSS, agora o segurado consegue realizar todas as
fases do pedido – requerimento, recebimento, revisão ou recurso, manutenção –
sem precisar sair de casa.
“Trata-se de uma mudança de
paradigma. Será possível ao segurado acompanhar todas as fases do pedido, do
início ao fim, pela internet”, afirma Francisco Lopes, presidente do INSS. Ele
explica ainda que, ao agendar os serviços, o cidadão saberá o momento de ir à
agência para ser atendido, evitando que a espera nas unidades se estenda. “Isso
proporcionará um atendimento mais personalizado para a população”, acrescenta
Lopes.
+ Mudanças
O INSS está mudando a forma de
os segurados pedirem os benefícios. O modelo convencional, em que o segurado
precisa ir à agência para levar documentos e formalizar o pedido, será
substituído, nos casos em que for possível, pelo modelo em que os segurados só
vão ao INSS se forem chamados.
Os primeiros serviços que
passarão a ser pedidos inteiramente dessa forma são o Salário-Maternidade e
Aposentadoria por Idade (urbanos). Até o fim deste mês, todos os pedidos por
esses serviços serão registrados com sucesso e, somente nos casos em que for
necessário, o segurado irá à agência do INSS. Depois, bastará aos segurados
acompanhar o pedido pela internet ou telefone.
Seu INSS
O Meu INSS já tem mais de sete
milhões de usuários cadastrados. Permite ao cidadão acompanhar o andamento do
seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços
do INSS.
Ao fazer o cadastro, é bom ter
em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são
realizadas para conferir a identidade do usuário tais como datas de recebimento
de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde
trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta,
o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e,
em último caso, ir à agência do INSS.
Conheça os serviços e tire
suas dúvidas sobre o Meu
INSS no site do INSS.
Lista dos Serviços que
passarão a ser agendáveis
·
Atualizar dados do Imposto de
Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
·
Atualizar dados do Imposto de
Renda – Retificação de DIRF
·
Atualizar dados do Imposto de
Renda – Atualização de dependentes
·
Atualizar dados cadastrais do
beneficiário
·
Alterar meio de pagamento
·
Cadastrar Declaração de
Cárcere
·
Transferir Benefício para
outra Agência
·
Desistir de Aposentadoria
·
Cadastrar ou Renovar
Procuração
·
Cadastrar ou Renovar
Representante legal
·
Reativar Benefício
·
Renunciar cota de Pensão por
Morte ou Auxílio-Reclusão
·
Solicitar Valor não Recebido
até a Data do Óbito do Beneficiário
·
Cadastrar ou atualizar
dependentes para Salário-família
·
Suspender Benefício
Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
·
Reativar Benefício
Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de
trabalho
·
Solicitar Pagamento de
Benefício não Recebido
·
Prova de vida
·
Desbloqueio do Benefício para
Empréstimo
·
Emitir Certidão de
Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
Fonte: INSS/JusBrasil
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