quarta-feira, 2 de maio de 2018

‘COMIDA DI BUTECO’ ENTRA EM SEUS DIAS FINAIS


Valor máximo dos pratos oferecidos pelos 17 bares nesta competição gastronômica não pode ser superior a R$ 25,90
Quem ainda não visitou os bares participantes da edição 2018 do “Comida di Buteco”, tradicional competição gastronômica que este ano está sendo realizada em 21 cidades das cinco regiões brasileiras, ou quem ainda quer experimentar um dos pratos dos 17 botecos que participam da versão em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, tem somente mais cinco dias. A competição termina no próximo domingo, 06.
Mas isso não é motivo para ninguém se apavorar. Seguindo o lema do “Comida di Buteco”, “transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”, todos os botecos poçoscaldenses, além de serem familiares, uma exigência da competição, estão com equipe preparada para receber e bem atender seus clientes botequeiros.
E pensando nesta condição, acompanhados pelo Benedito Domingos, que integra a equipe de coordenação local do evento, estive visitando três botecos neste 1º de maio, Dia do Trabalho. Fomos ao Bar Original, Espetinho Bar e Santa Villa para fazer a avaliação geral, já que ao final de cada visita é necessário votar, assim como todo é qualquer cliente.
Todos os pratos muito bem apresentados, decorados com pimenta “biquinho” e cheiro verde e em temperatura que ninguém vai queimar a boca ou a língua.
Bar Original
Fomos recebidos pelo proprietário Eliseu Gaspar, que conduz o boteco ao lado de sua esposa e pelo quarto ano consecutivo.
Para esta edição, o boteco apresenta o “Putchero Tchê”, uma aposta na culinária gaúcha que traz pernil suíno, peito de frango, linguiça calabresa, vinho branco, batata doce, mandioca, tomate, cebola, pimentão amarelo, sal, pimenta calabresa e salsinha, prato muito bem apresentado e de sabor bem equilibrado.
O boteco detém o título de campeão na edição 2015 com o tira-gosto “Tropica Porquinho”, prato que combina uma mistura da maciez e sabor do file suíno, com legumes e frutas, envolvendo tomate, cebola, pimentão, abacaxi e pêssego. Em 2016 o boteco foi o terceiro colocado e ficou em quarto no ano passado, apesar disso, teve o tira-gosta mais vendido da edição, o “Petisco Original”, cubos de frango e mandioca temperados com vinho branco, empanados na aveia, queijo parmesão, gergelim e linhaça e acompanhados por molho tártaro.
Ao avaliar a edição deste ano, Gaspar foi enfático: “O início foi fraco, mas, melhorou. Isso porque, no ano anterior começou em um feriado”.
De acordo com ele, isso favorece, mas, com o feriado de hoje (1º de maio), a cidade esteve bastante movimentada, o que contribui, sobremaneira, para que os botecos recebam mais visitantes.
Espetinho Bar
Ao exemplo do anterior, o boteco estava bem movimentado e fomos recepcionados pelo seu dono, Marcos da Silva Vitor, que participa da competição pelo 8º ano.
“O movimento está melhor que no ano passado. Começamos às 11h e só paramos quando a cozinha fecha”, declara.
Ainda de acordo com ele, a época é muito boa, principalmente em função dos eventos acontecendo na cidade. “O Flipoços tem dado contribuição satisfatória para aumentar o movimento”.
Gaspar também salienta que o movimento está tão bom que alguns de seus funcionários ficam, boa parte do tempo “enrolando”. São cerca de 1.300 “Croquetes Espetinho” (croquete de tilápia com mussarela) por dia, ou seja, entre 80 e 130 mesas atendidas diariamente.
O tira-gosto deste ano é feito com filés de tilápia, mussarela, purê de batata e, o principal, temperos que ele não revela o segredo. O tira-gosto nos foi servido pela sua esposa, Cláudia, como muito sorriso e sem demonstrar qualquer desgaste que a competição deve causar pela correria e tanto movimento.
Santa Villa
“Tieta Mineira”, cupim assado no bafo acompanhado por um saboroso creme de mandioca preparado com queijo canastra e regado com molho de carne, é tira-gosto que o boteco traz para este segundo ano na “Comida di Buteco”.
No ano passado, estreando na competição, o Santa Villa ficou em 7º lugar com o “Gorgontella”, tira-gosto feito com pedaços de costela bovina assados no bafo com creme de queijo gorgonzola e acompanhados com fatias de pão de trigo.
O movimento no boteco neste Dia do Trabalho também estava a todo vapor.
Juliana Gonçalves Nunes, a dona do boteco, revelou que o movimento tem estado grande. “Temos recebido muitos grupos, como do pessoal que está com stands no Flipoços”, afirma.
Ainda de acordo com ela, durante a semana o atendimento começa às 17h e no sábado e domingo a partir das 11h.
Sequência
Esta é a primeira etapa da competição, realizada em cada uma das 21 cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Os votos serão apurados pelo Vox Populi e os três vencedores de cada cidade serão conhecidos durante a “Saideira”, evento de confraternização entre os donos de botecos e suas equipes, imprensa e convidados.
Nesta 19ª edição do “Comida di Buteco” o preço máximo dos tira-gostos foi fixado em R$ 25,90, valor unificado para todo o país e sem exigência de ingredientes, deixando os donos do botecos livres para sua criatividade.
O grande objetivo dos participantes é conquistar o título do melhor boteco do país. Após essa primeira etapa, onde serão conhecidos os 21 campeões, será eleito o ‘Melhor Buteco do Brasil’, durante evento que acontecerá em junho, quando uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar o campeão de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados, sendo que um é da própria cidade e dois de fora. O “Melhor Buteco do Brasil” será anunciado e premiado em cerimônia marcada para acontecer em julho.
Outras informações sobre a competição podem ser obtidas acessando o site http://www.comidadibuteco.com.br e clicando no ícone da cidade que desejar.
Veja as delícias que você pode saborear em cada um dos 17 bares de Poços de Caldas até o próximo domingo, 06, quando acaba a edição 2018 do “Comida di Buteco”:
Bar Cebola Brava (estreante)
Endereço: Avenida Champagnat, 1151 – Vila Cruz
Petisco: Mata fome
Descrição: Pescoço de peru acompanhado de farofa especial

Bar do Bosco
Endereço: Rua Santa Catarina, 569 – Centro
Petisco: Bebê com Fraldinha
Descrição: Fraldinha de frigideira a palito

Bar do David
Endereço: Avenida Leonor Furlaneto Delgado, 140 – Jardim Philadelphia
Petisco: Rissol à Moda da Casa
Descrição: Risole de massa de mandioquinha com recheio de costela desfiada

Bar do Dodô
Endereço: Rua Assis Figueiredo, 246 – Centro
Petisco: Nhobresa
Descrição: Nhoque frito com linguiça calabresa acebolada

Bar do Jayme
Endereço: Avenida Francisco Salles, 1493 – Centro
Petisco: Bafo de Boi
Descrição: Costela bovina assada servida com mandioca ao alho e óleo

Bar do Vinícius (estreante)
Endereço: Rua Antonio Augusto Legutke, 7 – Járdim Country Club
Petisco: Zé Galinha
Descrição: Isca de frango espetada e empanado na farinha de pão, acompanhado de maionese caseira de cheiro verde

Bar Original
Endereço: Avenida Francisco Salles, 36 – Centro
Petisco: Putchero Tchê
Descrição: Pernil, peito de frango, linguiça calabresa, vinho branco, batata doce, mandioca, tomate, cebola, pimentão amarelo, sal, pimenta calabresa e salsinha

Bar do Dé
Endereço: Rua Canadá, 429 – Jardim Quisisana
Nome do petisco: Nossa bandeira
Descrição: Torradas recheadas com molho barbecue caseiro, tomate, alface, minialmôndegas, queijo prato fundido, revestidas com cebola em flocos. Acompanha molho de alho azul caseiro

Bigodera
Endereço: Rua Assis Figueiredo, 1241 – Centro
Petisco: Vulcão
Descrição: Cesta de massa de pastel recheada com costela bovina coberto com catupiry e parmesão gratinado

Boteco Cana Benta (estreante)
Endereço: Rua Camerino Nogueira da Silva, 15 – Parque Primavera
Petisco: Escondidinho invertido
Descrição: Escondidinho invertido: purê de batatas com bacon, carne de panela na cerveja preta, requeijão cremoso, queijo e pimentas biquinho

CQC – Comé Que Chama Bar
Endereço: Rua Capitão Afonso Junqueira, 10 – Centro
Petisco: Mineirão
Descrição: Biscoitão recheado com queijo nozinho, cheddar, bacon e rúcula

Espetinho Bar
Endereço: Avenida João Pinheiro, 1480, loja 3 – Vila Cruz
Petisco: Croquete Espetinho
Descrição: Croquete de tilápia com mussarela

Hora +
Endereço: Praça Dom Pedro II, 64 – Centro
Petisco: Minas é +
Descrição: Bolinho de queijo minas com recheio de lingüiça, acompanhado de molho de tomate seco

JK Bar
Endereço: Rua Dom Eugênio de Mazendo, 6 – Maria Imaculada
Petisco: Cuscuztelinha
Descrição: Costelinha de porco acompanhada com cuscuz especial, agrião e molho de pimenta vermelha

Pub do Cumpadi (estreante)
Endereço: Rua Goiânia, 574 – Jardim dos Estados
Petisco: Contra filé ao Molho Biju
Descrição: Contra filé preparado no disco de arado com tomate, cebola, pimentão e alho regado com shoyu

Santa Villa
Endereço: Avenida João Pinheiro, 1120 – Vila Cruz
Petisco: Tieta Mineira
Descrição: Pedaços de cupim bovino assado no bafo, acompanhado de purê de mandioca com queijo canastra molho de carne e farofa de mandioca da casa

Toa Toa Bar
Endereço: Avenida Santo Antonio, 16 – Centro (esq. Praça dos Macacos)
Petisco: Trem do avesso!
Descrição: Linguiça suína a moda Toa Toa, assada, puxada na manteiga, coberta com queijo, ovo frito e banana empanada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.