Com investimentos da atual gestão em ferramentas inovadoras, serviços
ganham versões aprimoradas e garantem integração e facilidades aos usuários
Modernizar a gestão para melhor atender ao cidadão
vem motivando o Governo de Minas Gerais a investir em práticas
e ferramentas inovadoras. Um dos recentes exemplos é o trabalho que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)
desenvolve em parceria com a Companhia de Tecnologia da
Informação (Prodemge) para disponibilizar, em breve, a plataforma MG
Bot, um atendente virtual (robô) que possibilita a interação entre Governo e
cidadão por meio de uma interface de bate-papo.
Também conhecida como chatbot, a plataforma poderá
ser utilizada em todos os portais do Governo e em aplicações que têm esse
estilo de bate-papo, como telegram e facebook messenger.
Caracterizado por uma personagem, um avatar que
pode se adaptar à realidade de cada cliente, o MG Bot interage com os usuários
da maneira mais adequada a cada tipo de serviço prestado. A interação acontece
por meio de diálogo com roteiro pré-definido de links que podem conectar e
redirecionar o usuário de um texto para outro texto ou para uma imagem, som ou
vídeo.
Com o MG Bot, os órgãos públicos ganham mais um
canal de atendimento ao usuário e ainda podem reduzir gastos com outras formas
de atendimento, como o telefone. O Bot ficará disponível ao usuário 24 horas
por dia.
O MG Bot está pronto para ser utilizado e já
existem projetos de implementação de novas funções e evoluções, como relatórios
de dúvidas mais frequentes dos usuários, integração com o facebook e
inteligência artificial (A.I.).
O gerente de Gestão de Produtos da Superintendência
de Inovação da Prodemge, Rogério Marra, explica que a companhia utilizou a
Agenda de Definição do Produto na evolução do MG Bot. “Na medida em que um
Mínimo Produto Viável é implementado e os clientes começam a utilizá-lo, uma
avaliação mostra quais serão as funcionalidades priorizadas nas novas versões”,
diz.
“Estamos configurando o MG Bot para atender, a
partir de 21 de maio, as principais dúvidas dos usuários nos portais mg.gov.br,
Detran-MG
e Cadastro de Fornecedores”, complementa o superintendente central de
Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz Lara. O Cadastro de Fornecedores
é acessado via Portal de Compras.
Outros Investimentos
Com investimento em tecnologia, o Governo de Minas
Gerais tem aprimorado os serviços de atendimento à população, principalmente
com aplicativos para dispositivos móveis.
“A Superintendência de Inovação da Prodemge foi
criada para pensar, estimular e medir ações inovadoras que tragam mais
agilidade e qualidade aos serviços oferecidos pelo Estado. Dentre as
iniciativas, vale ressaltar o Agenda Minas, um sistema de agendamento de serviços
integrado ao MG App e que, só em 2017, foi responsável por mais de 3 milhões de
atendimentos em todo o estado”, diz Rogério Marra.
Outra solução é o aplicativo MG App, que reúne os
principais serviços prestados por órgãos e entidades vinculados ao Governo
Estadual no smartphone, o dispositivo mais utilizado pela população para
acessar a internet.
O portal mg.gov.br também foi reformulado e terá layout
mais simples e intuitivo em uma nova versão, adequada às necessidades da Lei
Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, que aborda a participação, proteção e
defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública.
“A intenção é que a descrição dos serviços públicos
seja mais clara para o usuário, informando as etapas de prestação dos serviços
e o tempo médio para sua execução”, garante Diniz.
Atualmente o portal mg.gov.br possui mais de
800 serviços dos diversos órgãos e entidades do Governo do Estado de Minas
Gerais disponibilizados aos cidadãos, empresas e municípios.
Em 2017, a plataforma teve mais de 8 milhões de
acessos. Um dos destaques são os agendamentos online realizados para os
serviços prestados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), como a emissão
de carteira de identidade e carteira de trabalho. Só para estes foram mais de 2
milhões de agendamentos no ano passado.
Cidadão MG
Como parte das iniciativas que darão aos mineiros
mais oportunidades de diálogo com o Governo do Estado, também em maio a Seplag
irá lançar uma plataforma integrada ao portal mg.gov.br, chamada de
cidadão.mg.gov.br. A intenção é que o usuário tenha uma área personalizada na
qual poderá cadastrar seus dados e ter acesso mais fácil aos serviços de seu
interesse.
“É uma versão web do MG App, com uma importante
novidade: a incorporação, no primeiro momento, do serviço de emissão de guia do
IPTU da Prefeitura de Belo Horizonte e, ao longo do tempo, serão incluídos
outros serviços da PBH e de outras prefeituras mineiras”, antecipa o diretor
central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha.
MG App
O MG App foi lançado em janeiro de 2016 com
serviços do Detran-MG, Copasa e Cemig. Novas versões
incluíram agendamentos nas UAIs e na Fundação Hemominas.
Neste ano foram incluídos agendamento de serviços
da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável (Semad) e emissão de boletim de ocorrência de acidente
de trânsito sem vítima.
O desenvolvimento do MG App foi realizado pela
Seplag em parceria com a Prodemge. No entanto, com a lógica de um Estado em
rede, outros órgãos e entidades disponibilizam seus serviços, como Polícia
Civil, Copasa, Cemig, Hemominas e as secretarias de Saúde
(SES), Meio Ambiente (Semad) e Fazenda
(SEF).
Com aproximadamente 400 mil downloads nas
plataformas Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo tem tido uma recepção
positiva entre seus usuários. Cerca de 75% daqueles que utilizam o MG App na
plataforma Android o avaliam com cinco ou quatro estrelas, com comentários que
destacam a possibilidade de o usuário acessar o serviço várias vezes sem a
necessidade de digitar os mesmos dados.
As próximas atualizações trarão os serviços de
disponibilidade de medicamentos na Farmácia de Todos, o nível do estoque de
sangue da Fundação Hemominas, emissão de boletim de ocorrência de perda de
documentos e objetos e serviços da Gasmig.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prodemge
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