quarta-feira, 16 de maio de 2018

ESTADO INCORPORA NOVAS TECNOLOGIAS E MODERNIZA ATENDIMENTO AO CIDADÃO


Com investimentos da atual gestão em ferramentas inovadoras, serviços ganham versões aprimoradas e garantem integração e facilidades aos usuários
Modernizar a gestão para melhor atender ao cidadão vem motivando o Governo de Minas Gerais a investir em práticas e ferramentas inovadoras. Um dos recentes exemplos é o trabalho que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) desenvolve em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação (Prodemge) para disponibilizar, em breve, a plataforma MG Bot, um atendente virtual (robô) que possibilita a interação entre Governo e cidadão por meio de uma interface de bate-papo.
Também conhecida como chatbot, a plataforma poderá ser utilizada em todos os portais do Governo e em aplicações que têm esse estilo de bate-papo, como telegram e facebook messenger.
Caracterizado por uma personagem, um avatar que pode se adaptar à realidade de cada cliente, o MG Bot interage com os usuários da maneira mais adequada a cada tipo de serviço prestado. A interação acontece por meio de diálogo com roteiro pré-definido de links que podem conectar e redirecionar o usuário de um texto para outro texto ou para uma imagem, som ou vídeo.
Com o MG Bot, os órgãos públicos ganham mais um canal de atendimento ao usuário e ainda podem reduzir gastos com outras formas de atendimento, como o telefone. O Bot ficará disponível ao usuário 24 horas por dia.
O MG Bot está pronto para ser utilizado e já existem projetos de implementação de novas funções e evoluções, como relatórios de dúvidas mais frequentes dos usuários, integração com o facebook e inteligência artificial (A.I.).
O gerente de Gestão de Produtos da Superintendência de Inovação da Prodemge, Rogério Marra, explica que a companhia utilizou a Agenda de Definição do Produto na evolução do MG Bot. “Na medida em que um Mínimo Produto Viável é implementado e os clientes começam a utilizá-lo, uma avaliação mostra quais serão as funcionalidades priorizadas nas novas versões”, diz.
“Estamos configurando o MG Bot para atender, a partir de 21 de maio, as principais dúvidas dos usuários nos portais mg.gov.br, Detran-MG e Cadastro de Fornecedores”, complementa o superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz Lara. O Cadastro de Fornecedores é acessado via Portal de Compras.
Outros Investimentos
Com investimento em tecnologia, o Governo de Minas Gerais tem aprimorado os serviços de atendimento à população, principalmente com aplicativos para dispositivos móveis.
“A Superintendência de Inovação da Prodemge foi criada para pensar, estimular e medir ações inovadoras que tragam mais agilidade e qualidade aos serviços oferecidos pelo Estado. Dentre as iniciativas, vale ressaltar o Agenda Minas, um sistema de agendamento de serviços integrado ao MG App e que, só em 2017, foi responsável por mais de 3 milhões de atendimentos em todo o estado”, diz Rogério Marra.
Outra solução é o aplicativo MG App, que reúne os principais serviços prestados por órgãos e entidades vinculados ao Governo Estadual no smartphone, o dispositivo mais utilizado pela população para acessar a internet.
O portal mg.gov.br também foi reformulado e terá layout mais simples e intuitivo em uma nova versão, adequada às necessidades da Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, que aborda a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública.
“A intenção é que a descrição dos serviços públicos seja mais clara para o usuário, informando as etapas de prestação dos serviços e o tempo médio para sua execução”, garante Diniz.
Atualmente o portal mg.gov.br possui mais de 800 serviços dos diversos órgãos e entidades do Governo do Estado de Minas Gerais disponibilizados aos cidadãos, empresas e municípios.
Em 2017, a plataforma teve mais de 8 milhões de acessos. Um dos destaques são os agendamentos online realizados para os serviços prestados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), como a emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho. Só para estes foram mais de 2 milhões de agendamentos no ano passado.
Cidadão MG
Como parte das iniciativas que darão aos mineiros mais oportunidades de diálogo com o Governo do Estado, também em maio a Seplag irá lançar uma plataforma integrada ao portal mg.gov.br, chamada de cidadão.mg.gov.br. A intenção é que o usuário tenha uma área personalizada na qual poderá cadastrar seus dados e ter acesso mais fácil aos serviços de seu interesse.
“É uma versão web do MG App, com uma importante novidade: a incorporação, no primeiro momento, do serviço de emissão de guia do IPTU da Prefeitura de Belo Horizonte e, ao longo do tempo, serão incluídos outros serviços da PBH e de outras prefeituras mineiras”, antecipa o diretor central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha.
MG App
O MG App foi lançado em janeiro de 2016 com serviços do Detran-MG, Copasa e Cemig. Novas versões incluíram agendamentos nas UAIs e na Fundação Hemominas.
Neste ano foram incluídos agendamento de serviços da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e emissão de boletim de ocorrência de acidente de trânsito sem vítima.
O desenvolvimento do MG App foi realizado pela Seplag em parceria com a Prodemge. No entanto, com a lógica de um Estado em rede, outros órgãos e entidades disponibilizam seus serviços, como Polícia Civil, Copasa, Cemig, Hemominas e as secretarias de Saúde (SES), Meio Ambiente (Semad) e Fazenda (SEF).
Com aproximadamente 400 mil downloads nas plataformas Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo tem tido uma recepção positiva entre seus usuários. Cerca de 75% daqueles que utilizam o MG App na plataforma Android o avaliam com cinco ou quatro estrelas, com comentários que destacam a possibilidade de o usuário acessar o serviço várias vezes sem a necessidade de digitar os mesmos dados.
As próximas atualizações trarão os serviços de disponibilidade de medicamentos na Farmácia de Todos, o nível do estoque de sangue da Fundação Hemominas, emissão de boletim de ocorrência de perda de documentos e objetos e serviços da Gasmig.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prodemge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.