domingo, 13 de maio de 2018

FLIPOÇOS 2018 BATE RECORDE DE PÚBLICO E RECEBE MAIS DE 85 MIL PESSOAS


Vendas também superaram a expectativa e ultrapassaram os R$ 1,2 milhões
A 13ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), município do Sul de Minas Gerais, que abre o calendário de festivais do gênero no Brasil, encerrou com recorde de público. De acordo com o levantamento feito pela GSC Eventos, empresa que organiza o festival, cerca de 85 mil pessoas passaram pelo evento. A expectativa da organização era de 70 mil.
Durante nove dias, o encontro recebeu cerca de 80 atividades diferentes, mais de 100 escritores e artistas convidados e 80 expositores. O faturamento, de acordo com a organização, também foi maior que a edição do ano passado, ultrapassando R$ 1,2 milhões em vendas de livros. Ainda em números, o Flipoços gerou, em 2018, cerca de 200 empregos diretos e indiretos.
Com o tema A literatura & os outros saberes, o Flipoços recebeu, entre os destaques, autores como o dramaturgo Walcyr Carrasco, a atleta Joanna Maranhão, o rapper Dexter e escritores como João Pinto Coelho, Dany Wambire, Manuel Mutimucuio, Andrea Del Fuego, Patrícia Portela, o patrono Davi Arrigucci Jr., o escritor sulfuroso Luís Nassif, as escritoras Aline Bei, Giovana Madalosso, Gisele Mirabai, Luiza Romão, Ryane Leão, entre outros.
A organizadora e curadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira, afirmou que esta edição superou as expectativas, não apenas de público, mas de negócios e parcerias. “Pensamos em uma programação que extrapolasse o conceito do livro, reafirmando que o saber não é uma verdade absoluta e pode estar em qualquer lugar. Com isso, recebemos parceiros novos, como o Fondo de Cultura do México, a Incrível Máquina de Livros, projeto da Suzano Papel Pólen, a Edições Sesc SP, a Casa Philos e parceiros que já estão conosco há bastante tempo, como nossos expositores, o Instituto Camões, o Sesc Flipocinhos, Senac, Tertúlia Artesanato e sem falar nos escritores que recebemos ao longo dos nove dias, com seus lançamentos exclusivos por aqui e que só enriqueceram o festival. Só temos a agradecer a toda nossa equipe, os parceiros, os patrocinadores e colaboradores, que se empenharam ao máximo para nos ajudar a levar cultura a milhares de pessoas, de uma forma muito bonita e incansável”, enfatizou.
Desdobramentos
Para além do Circuito Pegada Literária, que acontece todos os anos e leva atividades do Flipoços para diferentes espaços, neste ano o evento recebeu as residências literárias Casa Philos, com programação envolvendo debates, lançamentos e mesas no Museu Histórico e Geográfico, além da CasaLabPub, com oficinas de publicação. O Flipoços também levou o rapper Dexter ao Presídio de Poços de Caldas, para um bate-papo e show com os detentos. Os autores moçambicanos Dany Wambire e Manuel Mutimucuio visitaram a Escola Estadual David Campista, onde conversaram com os estudantes e também visitaram a Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas.
O festival recebeu também, pela primeira vez, “A Incrível Máquina de Livros”, da Papel Pólen, da Suzano, em que os visitantes puderam trocar um livro já lido por outro, surpresa.
Em parceria com o Sesc MG e o Instituto Camões, a curadora do festival, Gisele Corrêa Ferreira, esteve com os escritores de língua portuguesa Dany Wambire, de Moçambique, e João Pinto Coelho, de Portugal, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, e também no Instituto Camões, em Brasília. Ambos lançaram seus livros – até então inéditos no Brasil – nos eventos.
Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca.
O evento contou com o patrocínio do Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (DME-PC), Climepe, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), BDMG Cultural, Suzano Papéis e Celulose, Fibrax e Prefeitura de Poços de Caldas.
Além disso, também contou com as parcerias culturais do Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo, bem como com o apoio da Universidade Paulista, Unip e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
Maiores informações sobre o Flipoços podem ser obtidas através do endereço www.flipocos.com.
Fonte: Imprensa Flipoços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.