sábado, 5 de maio de 2018

FESTA DE SÃO BENEDITO REÚNE FÉ, CULTURA E CULINÁRIA


Barracas das paróquias e entidades assistenciais servem almoço e jantar aos sábados e domingos
Começou no último dia 1º, em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, a 114ª edição da Festa de São Benedito, uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do estado. A Festa termina já no próximo dia 13, data em que se comemora o dia do padroeiro dos alimentos no município.
Ao longo do evento, vasta programação cultural, que foi iniciada no dia 3, e religiosa. Além disso, os festeiros e devotos de São Benedito contam com diversas atrações, como as barracas das paróquias com comidas e bebidas típicas, barracas com doces e o parque de diversão.
As barracas servem almoço e jantar aos sábados e domingos, já de segunda a sexta-feira elas funcionam a partir das 18h, com cardápios que incluem caldos, pernil, pastel de fubá, feijoada, bebidas quentes, entre outros. Já na parte externa da festa, há barracas de doces das entidades assistenciais e também tendas de lanches.
A programação cultural foi iniciada com o cortejo e procissão com andores. Ela segue com realização da tradicional “retirada” dos caiapós na Fonte dos Amores, no dia 11. Já no dia 13, feriado local, haverá a procissão de encerramento.
Confira a Programação Cultural:
Dia 11
15h – Retirada dos caiapós na Fonte dos Amores
15h30 – Caminhada pela cidade, conduzindo os caiapós até a Igreja de São Benedito na Praça Coronel Agostinho Junqueira
18h – Celebração eucarística na Igreja de São Domingos com a presença de todos os ternos de congos e caiapós 
De 11 a 13
21 h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito
Dia 13
6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica)
10h – Missa conga na Igreja de São Benedito
12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde
16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
Fonte: Portal Poçoscom.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.