domingo, 13 de maio de 2018

FUNDAÇÃO DE PARQUES MUNICIPAIS E ZOOBOTÂNICA DE BH RECEBE NOVOS BOLSISTA DA FAPEMIG


Bolsa tem duração de 12 meses, podendo ser renovada por meio de prorrogação do convênio e comprovação de resultados favoráveis
No mês de março, a Comissão Interna de Seleção da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB), capital de Minas Gerais, realizou um processo seletivo para a aprovação de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBIC). Esses projetos serão desenvolvidos na FPMZB, por meio do Convênio de Concessão de Bolsas nº 5.258/15, celebrado com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Os trabalhos escolhidos este ano devem viabilizar pesquisas nas áreas de botânica, educação ambiental e bem-estar animal. O foco principal está em atividades que proporcionam a conservação de espécies da flora e da fauna e também a conscientização do público que visita a FPMZB.
Este é o quinto ano da parceria, que tem como objetivo principal contribuir para o estímulo e inserção de estudantes do ensino superior em atividades de pesquisa em todas as áreas da Fundação. Além disso, o programa oferece, aos técnicos da instituição, a oportunidade de desenvolverem estudos nas linhas de pesquisa em que atuam.
A bolsa recebida por cada estudante participante do programa tem vigência de 12 meses, podendo ser renovada mediante prorrogação de convênio com a Fapemig e se forem comprovados resultados favoráveis no decorrer dos processos de acompanhamento e avaliação.
De acordo com a coordenadora do Programa na FPMZB, a bióloga e gerente do Jardim Botânico da FPMZB, Míriam Pimentel, essa parceria tem rendido excelentes frutos para a Fundação. “Nesses anos de parceria com a Fapemig, diversos projetos puderam ser realizados e a Fundação pôde mostrar seu potencial na geração e divulgação do conhecimento científico, uma vocação da instituição que, muitas vezes, é desconhecida do público em geral. A importância deste programa vai muito além do compromisso com a formação de graduandos em diversas áreas do conhecimento; o que temos observado é o envolvimento desses novos pesquisadores com a pós-graduação. Muitos dos bolsistas que estiveram por aqui continuaram seus estudos na área em que atuaram, mas agora em nível de mestrado.”
Confira alguns dos temas dos estudos com bastante relevância para a conservação ambiental.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/FAPEMIG/FPMZB
PROJETOS
Título: Biologia reprodutiva de Arthrocereus glaziovii (Cactaceae), espécie endêmica e ameaçada de extinção
Bolsista: Franklin Logan A. S. Abel
Orientadora: Juliana Ordones Rego
Resumo: Arthrocereus glaziovii é uma espécie de cacto em risco de extinção e endêmica dos campos rupestres ferruginosos de Minas Gerais. Este trabalho objetiva investigar a biologia reprodutiva da espécie. Para isso será realizado um levantamento da população desses cactos no Parque Serra do Curral e, depois de marcados e enumerados, os indivíduos serão observados a fim de se caracterizar o ciclo reprodutivo da espécie e sua relação com os polinizadores.
Título: Efeito de diferentes substratos no crescimento e sobrevivência de plântulas de Arthrocereus glaziovii (Cactaceae), espécie ameaçada de extinção.
Bolsista: Anna Guimarães Alencar
Orientadora: Juliana Ordones Rego
Resumo: Este projeto de pesquisa consiste em testar diferentes substratos no cultivo de Arthrocereus glaziovii, espécie de cacto ameaçado de extinção. Os frutos da espécie serão coletados no Parque Serra do Curral e cultivados no Jardim Botânico da FPMZB. As sementes serão germinadas em câmaras de germinação e, posteriormente, as plântulas serão cultivadas em casa de vegetação onde serão avaliados o crescimento e a sobrevivência destas em diferentes tipos de substratos.
Título: Desenvolvimento de substratos para produção de mudas para arborização urbana e projetos de recuperação de áreas degradadas
Bolsista: Marina Alcântara Barros Mourão
Orientador: Marcelo Vichiato
Co-orientadora: Mívia R. de Medeiros Vichiato
Coordenador: Rodrigo Teixeira Soares Moreira
Resumo: O projeto tem como finalidade desenvolver substratos para produção de mudas. A caracterização e o conhecimento prévio das propriedades químicas, físicas, físico-químicas e biológicas dos materiais utilizados, como substratos, é fundamental para garantir a qualidade desses produtos. O conhecimento dessas propriedades permitirá a padronização dos insumos utilizados e composição de substratos adequados ao desenvolvimento das espécies cultivadas, proporcionando ganhos de produtividade e de qualidade das mudas produzidas.
Com os resultados desse projeto será possível melhorar a qualidade e desenvolvimento das mudas utilizadas na arborização urbana do município. Assim como, também desenvolver um substrato mais específico para mudas que atualmente temos dificuldade de produzir, como exemplo, as mudas do bioma cerrado.
Título: Cultivo do Discocactus horstii (Cactaceae) Criticamente em Perigo de Extinção
Bolsista: Wellington Vieira Silva
Orientador: Márcia Bacelar
Resumo: O Discocactus horstii é uma espécie de cactaceae, criticamente em perigo de extinção, que ocorre exclusivamente no município de Grão Mogol. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é elaborar o protocolo de cultivo para a espécie com o fito de auxiliar na conservação in situ e ex situ dessa espécie. Serão testados protocolos de cultivo já existentes para espécies da família cactaceae e, sobretudo, será criado e testado um protocolo específico para essa espécie. Os resultados obtidos serão divulgados em seminário interno e eventos externos.
Título: Avaliação do crescimento de mudas de Dimorphandra wilsonii Rizz inoculadas com fungos endomicorrízicos (AMF)
Bolsista: Gabriel de Oliveira Rodrigues
Orientador: Márcia Bacelar
Resumo: D. wilsonii, espécie criticamente ameaçada de extinção, pode crescer em solos com baixa oferta de nutrientes ao estabelecer associações simbióticas com bactérias fixadoras de nitrogênio (BFN), fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e ectomicorrízicos (ECM), que podem garantir maior aporte de nitrogênio (N) e fósforo (P). Sendo assim, o objetivo do presente estudo é obter informações sobre a influência da inoculação com fungos endomicorrízicos no crescimento de mudas de D. wilsonii. Serão estabelecidas culturas armadilha com solo/inóculo proveniente da área de ocorrência da espécie, os esporos serão identificados, quantificados e, posteriormente, inoculados em mudas de D. wilsonii. Os resultados obtidos serão divulgados em seminário interno e eventos externos.
Fonte: Ascom Parques e Zoobotânica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.