sábado, 5 de maio de 2018

‘COMIDA DI BUTECO’ 2018 TERMINA NESTE DOMINGO


Público prestigia o evento e mais de 30 mil votos já foram computados
A 19ª edição do concurso gastronômico “Comida di Buteco” termina neste domingo, 06. Assim, quem ainda pretende experimentar os tira-gostos tem somente este sábado e o domingo.
Iniciado no dia 13 abril, o evento tem movimentado não apenas os 17 botecos que disputam o título de melhor tira-gosto, mais do que isso, gerou emprego e renda e está movimentando, também, a economia de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Geras.
O “Comida di Buteco” já é reconhecido pela opinião pública como um dos mais importantes eventos gastronômicos do país e, conforme destacado em release divulgado pela coordenação local nesta sexta-feira, 04, “o sucesso do projeto se deve diretamente ao talento dos bares (que devem ser familiares), apropriação do evento pelo público, apoio da imprensa e o patrocínio de grandes marcas, sendo totalmente viabilizado por patrocínios de empresas de segmentos diversos, que entendem o projeto como plataforma de relacionamento com o público e o trade, simultaneamente”.
De acordo com a coordenação local, apenas na primeira semana do evento em Poços de Caldas, registrou-se expressiva votação, contabilizando significativo número de frequentadores botequeiros a apreciar os diversos pratos que foram elaborados para o concurso deste ano sem qualquer exigência no uso de um ou mais ingredientes.
O informativo do “Comida di Buteco” também enfatiza as declarações dos donos de botecos na disputa, ressaltando que o trabalho tem sido intenso desde o primeiro dia. “Tem momentos em que se formam filas, mas não é por falha nossa, aumentamos até as mesas, mas a procura tem sido grande mesmo. Estamos muito satisfeitos em participar de um evento como esse. Esperamos ter correspondido à altura, para que no próximo ano estejamos novamente na maratona dos botecos”, relatam.
A expectativa é grande, pois alguns botecos já são veteranos e esperam ansiosos pelo resultado. Já para os novatos, tudo é novidade e comentam que o “Comida di Buteco” fez o diferencial na rotina do bar. “Nosso movimento está superando as expectativas. Esperávamos uma mudança, mas está sendo fantástico o número de novos clientes que nos visitaram”, explanam.
Além dos pratos especialmente criados para a maratona botequeira, alguns estão participando do desafio “Receita de Carinho Dona Benta”. Os bares prepararam aperitivos e sobremesas cujas receitas incluem a farinha Dona Benta e realmente surpreenderam os botequeiros de plantão com a criatividade.
Mais do que divulgar os bares participantes e estimular a criação de novas receitas, o “Comida di Buteco” é responsável pelo resgate do bom e velho tira-gosto e também pela reinvenção dessas tradicionais iguarias. O boteco participante só poderá repetir receita 10 anos depois, se continuar participando do evento e, numa mesma edição não se encontram receitas repetidas.
O desafio proposto pelo concurso favorece a criação de receitas para serem degustadas como autênticos petiscos de boteco denominando-os com criativas alcunhas, que não remetam, diretamente aos ingredientes e provoquem a curiosidade dos clientes/visitantes.
Agora é esperar pelo resultado, que será divulgado durante a “Saideira”, evento de confraternização entre os donos de botecos e suas equipes, imprensa e convidados, agendada para acontecer no próximo dia 23.
Melhor Boteco do Brasil
A eleição do “Melhor Boteco do Brasil” caminha para o terceiro ano. Para que esse objetivo fosse alcançado, a organização trabalhou muito para inserir a região Sul do Brasil ao concurso. Uma vez instalado em todas as regiões, foi possível idealizar esse que sem dúvida, é um evento inédito no mundo.
Para eleger o melhor boteco do país, o campeão de cada cidade, após a realização da “Saideira”, receberá três jurados, sendo um da cidade e dois visitantes, que não se identificarão. Estas visitas acontecerão em julho e o grande campeão receberá sua premiação durante evento agendado para julho, em São Paulo.
"Comida di Buteco" Poços de Caldas
Veja as delícias que você pode saborear em cada um dos 17 bares de Poços de Caldas até o próximo domingo, 06, quando acaba a edição 2018 do “Comida di Buteco”:

Bar Cebola Brava (estreante)
Endereço: Avenida Champagnat, 1151 – Vila Cruz
Petisco: Mata fome
Descrição: Pescoço de peru acompanhado de farofa especial

Bar do Bosco
Endereço: Rua Santa Catarina, 569 – Centro
Petisco: Bebê com Fraldinha
Descrição: Fraldinha de frigideira a palito

Bar do David
Endereço: Avenida Leonor Furlaneto Delgado, 140 – Jardim Philadelphia
Petisco: Rissol à Moda da Casa
Descrição: Risole de massa de mandioquinha com recheio de costela desfiada

Bar do Dodô
Endereço: Rua Assis Figueiredo, 246 – Centro
Petisco: Nhobresa
Descrição: Nhoque frito com linguiça calabresa acebolada

Bar do Jayme
Endereço: Avenida Francisco Salles, 1493 – Centro
Petisco: Bafo de Boi
Descrição: Costela bovina assada servida com mandioca ao alho e óleo

Bar do Vinícius (estreante)
Endereço: Rua Antonio Augusto Legutke, 7 – Járdim Country Club
Petisco: Zé Galinha
Descrição: Isca de frango espetada e empanada na farinha de pão, acompanhado de maionese caseira de cheiro verde

Bar Original
Endereço: Avenida Francisco Salles, 36 – Centro
Petisco: Putchero Tchê
Descrição: Pernil, peito de frango, linguiça calabresa, vinho branco, batata doce, mandioca, tomate, cebola, pimentão amarelo, sal, pimenta calabresa e salsinha

Bar do Dé
Endereço: Rua Canadá, 429 – Jardim Quisisana
Nome do petisco: Nossa bandeira
Descrição: Torradas recheadas com molho barbecue caseiro, tomate, alface, minialmôndegas, queijo prato fundido, revestidas com cebola em flocos. Acompanha molho de alho azul caseiro

Bigodera
Endereço: Rua Assis Figueiredo, 1241 – Centro
Petisco: Vulcão
Descrição: Cesta de massa de pastel recheada com costela bovina coberto com catupiry e parmesão gratinado

Boteco Cana Benta (estreante)
Endereço: Rua Camerino Nogueira da Silva, 15 – Parque Primavera
Petisco: Escondidinho invertido
Descrição: Escondidinho invertido: purê de batatas com bacon, carne de panela na cerveja preta, requeijão cremoso, queijo e pimentas biquinho

CQC – Comé Que Chama Bar
Endereço: Rua Capitão Afonso Junqueira, 10 – Centro
Petisco: Mineirão
Descrição: Biscoitão recheado com queijo nozinho, cheddar, bacon e rúcula

Espetinho Bar
Endereço: Avenida João Pinheiro, 1480, loja 3 – Vila Cruz
Petisco: Croquete Espetinho
Descrição: Croquete de tilápia com mussarela

Hora +
Endereço: Praça Dom Pedro II, 64 – Centro
Petisco: Minas é +
Descrição: Bolinho de queijo minas com recheio de lingüiça, acompanhado de molho de tomate seco

JK Bar
Endereço: Rua Dom Eugênio de Mazendo, 6 – Maria Imaculada
Petisco: Cuscuztelinha
Descrição: Costelinha de porco acompanhada com cuscuz especial, agrião e molho de pimenta vermelha

Pub do Cumpadi (estreante)
Endereço: Rua Goiânia, 574 – Jardim dos Estados
Petisco: Contra filé ao Molho Biju
Descrição: Contra filé preparado no disco de arado com tomate, cebola, pimentão e alho regado com shoyu

Santa Villa
Endereço: Avenida João Pinheiro, 1120 – Vila Cruz
Petisco: Tieta Mineira
Descrição: Pedaços de cupim bovino assado no bafo, acompanhado de purê de mandioca com queijo canastra molho de carne e farofa de mandioca da casa

Toa Toa Bar
Endereço: Avenida Santo Antonio, 16 – Centro (esq. Praça dos Macacos)
Petisco: Trem do avesso!
Descrição: Linguiça suína a moda Toa Toa, assada, puxada na manteiga, coberta com queijo, ovo frito e banana empanada


Fotos: Ângela Turda/P.A.Ferreira
Fonte: Coordenação local do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.