quarta-feira, 30 de maio de 2018

SEGUNDO CURSO DE MELIPONICULTURA É REALIZADO PELA FJBPC


Curso foi ministrado pelo meliponicultor José Mauro Souza
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), município do Sul de Minas Gerais, realizou, nos últimos dias 24 e 25, o segundo curso dedicado à criação e manejo de melíponas, abelhas indígenas nativas sem ferrão. O curso foi ministrado pelo meliponicultor José Mauro Souza, biólogo e especialista em meliponicultura que, com vasto conhecimento sobre o assunto, apresentou um excelente conteúdo teórico e prático aos participantes.
A parte teórica do curso abordou a Biologia e organização social das abelhas, conceitos básicos, colmeias racionais, utensílios e equipamentos, identificação de ninhos, higiene das instalações, procedimentos e processamento do mel, noções de comercialização, custos de produção e mercado e legislação pertinente.
O conteúdo prático demonstrou o reconhecimento e identificação de espécies de abelhas sem ferrão na FJBPC, Divisão de Enxames de Abelhas Melíponas, preparação de iscas com atrativos, transferência de enxames capturados através de iscas entre outros.
Fonte: Secom/Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.