domingo, 20 de maio de 2018

SIMPÓSIO CELEBRA DIA DO PEDAGOGO


Evento contará com debate sobre desafios da educação contemporânea
A Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – unidade Poços de Caldas – realizam, a partir da próxima segunda-feira, 21, o “Simpósio de Educação, Escola, Sociedade e Formação Docente”, no Espaço Cultural da Urca. O evento celebra o Dia do Pedagogo, comemorado em 20 de maio.
O tema é “Desafios da educação contemporânea na formação docente” e a programação se estende até a quarta-feira, 23, sempre às 19h, no Teatro Benigno Gaiga. O objetivo do simpósio é reunir pesquisadores, formadores de professores, educadores da educação básica e alunos de licenciatura interessados em discutir os desafios do processo educacional na atualidade.
Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia. A participação está sujeita à lotação do teatro, que tem capacidade para 450 pessoas. Haverá certificação com carga horária de 3 horas. Maiores informações estão disponíveis através do endereço sites.google.com/site/uemgpc/eventos ou pelo telefone 3714-3004.
A palestra de abertura, na segunda-feira, 21, às 19h, será ministrada pelo professor Dr. Miguel Arroyo (foto), com o tema “Ameaças e Desafios Para a Formação Docente na Sociedade Contemporânea”. PhD em Educação pela Stanford University, Arroyo é professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi secretário-adjunto de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas.
Já na terça-feira, 22, será realizada a palestra “Interrogações e Demandas Para a Formação de Professores no Contexto Atual”, com a professora Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim, doutora em Educação pela UFMG, que há 21 anos atua como professora dos cursos de Licenciatura da Unimontes e é docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes.
No encerramento do evento, na quarta-feira, 23, haverá uma mesa redonda, composta por professores e representantes dos alunos da UEMG, unidade Poços de Caldas. As diversas vozes somarão esforços em favor da reflexão sobre caminhos a serem percorridos em prol de uma instituição de educação superior pública e gratuita, comprometida com a qualidade do desenvolvimento profissional docente.
Segundo o coordenador de Extensão da UEMG, professor Emerson Batista Ferreira Mota, além de promover reflexões sobre as questões relacionadas aos temas educação, escola, sociedade e formação docente, o evento visa também estreitar o relacionamento entre a universidade e a comunidade. Ele aproveitou para agradecer a parceria com a entidade mantenedora, a Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas, e para destacar a presença do professor Miguel Arroyo no evento. “Será um presente para os educadores de Poços”, ressaltou.
Fonte: Secom/Prefeitura de Poços de Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.