quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Água de dique deve atingir casas nas próximas horas

Rio de Janeiro, RJ – A Defesa Civil Municipal já está atuando no bairro de Três Vendas, a 20 km do centro do município de Campos dos Goytacazes, onde o dique da BR-356 rompeu [foto], colocando em risco cerca de mil famílias. O rompimento do dique abriu uma cratera com cerca de 20 m na estrada.
A Defesa Civil local, em conjunto com a Secretaria da Família e Assistência Social, Defesa Civil Estadual e Exército, atua no direcionamento das famílias para lugares seguros. A água, porém, só deve atingir as casas por volta das 16h desta quinta-feira, 05, conforme alerta da própria entidade.
Segundo a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, os moradores de Três Vendas estão sendo levados para um CIEP no bairro Travessão. As vítimas estão recebendo alimentação, colchonetes e cobertores.
O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, orienta as pessoas a se deslocarem para locais mais altos da cidade. "Pedimos que as pessoas deixem suas casas e vão para os morros que ficam ao lado da localidade, que é o ponto mais alto de Três Vendas. Pedimos também que o mínimo de gente fique no segundo andar de suas casas, dando prioridade à ida para os morros, já que o socorro chegará por lá", ressaltou Henrique, que não soube precisar que extensão terá a enchente.
Também segundo o secretário, com o rompimento do dique, o nível Rio Muriaé vai se igualar à localidade de Três Vendas. O ponto onde houve o rompimento do dique na BR-356 foi o mesmo trecho que foi rompido com as chuvas do ano de 2009. Após o rompimento em 2009, o local foi manilhado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), do governo federal.
Por determinação do governador Sérgio Cabral, duas aeronaves tripuladas por bombeiros foram enviadas, na manhã de hoje, 05, para a região afetada pelo rompimento do dique. Os bombeiros vão verificar as necessidades do local para que providências possam ser tomadas pela Defesa Civil do Estado.
Henrique Oliveira disse que o município pode decretar situação de emergência a qualquer momento por causa das chuvas.
Ontem, 04, seis municípios do Rio de Janeiro decretaram situação de emergência após as enchentes provocadas pelas chuvas: Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Miracema e Santo Antônio de Pádua. Todos ficam no Norte e Noroeste Fluminense.
O número de desabrigados e desalojados já chega a 20 mil. Somente em Santo Antônio de Pádua, mais de 12 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Em Itaperuna, o número de desalojados já passa de cinco mil. Em Laje do Muriaé, já são mais de 2,5 mil desalojados ou desabrigados.

(*) Com informação Terra, R7 e Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.