sábado, 7 de janeiro de 2012

Nova vacina contra o HIV tem eficácia de 83% em testes com macacos

Uma nova vacina contra o HIV/Sida, testada em macacos, desenvolvida nos Estados Unidos, demonstrou eficácia em 83%, revela o estudo publicado na revista Nature e realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.
De acordo com o jornal espanhol Público, que cita o estudo, trata-se de uma imunização combinada composta por vários antígenos.
O objetivo da investigação era provar a sua capacidade em neutralizar uma variante do vírus da imunodeficiência símia altamente letal.
O tratamento impediu o contágio com uma taxa de sucesso entre os 80 e os 83%. Além disso, nos animais infectados, a vacina reduziu “significativamente” a quantidade de vírus no sangue, informou o Instituto.
“O estudo permitiu-nos pôr à prova a efetividade das várias imunizações combinadas e ajudará a selecionar os melhores candidatos para serem testados em ensaios clínicos”, explicou Dan Barouch, co-autor do estudo e investigador em Harvard.
Por seu turno, os Institutos Nacionais de Saúde já anunciaram que “há planos em marcha” para testar em doentes uma versão humana da vacina.
Com este estudo, os EUA tentam revitalizar os seus esforços para a produção de uma vacina para a versão humana da doença.

(*) Com informação JN.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.