sábado, 7 de janeiro de 2012

Suécia regulariza ‘igreja da pirataria’

“Kopimismo” considera sagrado o direito de trocar arquivos on-line
A prática de baixar arquivos protegidos da web, considerada crime em qualquer legislação, se tornou algo sagrado para os internautas da Suécia. A “Igreja do Kopimismo” – termo derivado do "kopimi", ou "copy me" – tem como maior preceito o direito de compartilhar arquivos. Após duas negativas, o governo do país reconheceu formalmente a congregação.
Os “kopimistas” argumentam que não promovem necessariamente a troca ilegal de arquivos protegidos por direitos autorais, focando-se apenas na distribuição aberta de conteúdo para todos. A nova religião – que adotou o Ctrl+C e Ctrl+V como símbolos sagrados – defende que toda informação compartilhada tem mais valor e é divina.
A igreja sueca foi fundada por Isak Gerson, um estudante de filosofia de 19 anos. Ele espera que a troca de arquivos ganhe proteção religiosa. “A informação carrega um valor que é ampliado quando são feitas cópias. Portanto, copiar é algo fundamental para os nossos membros”, explica.
A formalização do “kopimismo” como religião ocorre em um momento em que o governo sueco prepara medidas de tolerância zero contra a pirataria.
Organização
Símbolo do “kopimismo”; religião segue tendência de valorização da livre troca de arquivos, que ganha força na Suécia.
Política
Em 2006, a Suécia se tornou o berço do Partido Pirata, que defende a livre troca de arquivos entre os internautas.
Tendência
O movimento ganhou força e se espalhou por 23 países, inclusive o Brasil.
Surpresa
Nas eleições parlamentares de 2009, o Partido Pirata conseguiu 7% dos votos, surpreendendo os analistas suecos.
Crescimento
Em 2006, o partido já tinha 44 mil filiados, o que o tornou o terceiro maior do país.

(*) Com informação Band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.