sábado, 7 de janeiro de 2012

Peixe cru com molho de maracujá

Ingredientes
1 kg de filé de tilápia
2 maracujás maduros
1 copo de vinho branco seco (200ml)
1/2 xícara de shoyo (tipo premium)
2 limões taiti
1 pedaço de gengibre ralado
Sal
pimenta-do-reino
1 ramo de alecrim
2 gemas de ovos
1 colher de manteiga

Modo de fazer
Em uma travessa, prepare os filés grossos de peixe e corte em cubinhos. Tempere com pimenta-do-reino, sal, raspa de casca de limão e reserve. Enquanto isso faça o molho.
Molho
Retire a polpa do maracujá, coloque em uma vasilha funda, bata com um garfo até formar um caldo mais grosso e soltando uma espuminha.
Acrescente um pouco do vinho e bata mais. Ponha uma pitada de sal, de gengibre ralado e de pimenta-do-reino, bata mais um pouco.
Em uma frigideira, aqueça a manteiga (dica: coloque uma colher de óleo para evitar que a manteiga queime). Junte o suco de maracujá e o restante do vinho. Acrescente uma nova pitada de gengibre, de alecrim, de raspa de limão e shoyo. Coloque as gemas de ovos e bata até criar consistência de um creme (dica: não pare e não deixe de bater sempre a mistura porque pode virar um omelete). Desligue o fogo.
Cubra os cubos de peixe já reservados com mais um pouco de shoyo, vinho, uma pitada de gengibre.
Para servir, cubra os cubinhos com o molho quente de maracujá e, por cima, junte raspas de limão e alecrim. Se preferir coloque mais shoyo. Está pronto. Agora é só se deliciar.

Dicas do cozinheiro
– A receita pode ser feita com outros peixes como salmão, anchova e atum.
– O shoyo tipo premium é mais salgado.

(*) Com informação Terra da Gente (EPTV) – Receita do cozinheiro Ricardo Tilambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.