sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Energia elétrica é cortada para forçar saída de moradores em Campos

Rio de Janeiro, RJ – O secretário de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, município da região Norte do estado do Rio de Janeiro, Henrique Oliveira, informou nesta sexta-feira, 06, que a energia elétrica do bairro rural de Três Vendas foi cortada para forçar a saída de
cerca de duas mil pessoas que se recusam a deixar o local.
A comunidade foi inundada após um trecho da rodovia BR-356, que serve como barragem para conter as águas do rio Muriaé, se romper. Uma cratera de aproximadamente 20 m foi formada no local e o nível da água já chega a 2 m. O trânsito na estrada foi interrompido.
Ontem, 05, a prefeitura de Campos ordenou a evacuação da comunidade do local, onde vivem cerca de quatro mil pessoas. Apesar disso, apenas metade das famílias que moram na localidade deixaram suas casas para lugares mais seguros.
As famílias que resistem colocaram seus móveis e eletrodomésticos no alto das casas. "Há previsão de mais chuvas nos próximos dias e a estrutura desses imóveis dificilmente suportará", assegurou Oliveira ao justificar a decisão da prefeitura em interromper o fornecimento de energia elétrica na área inundada como forma de pressão.
"Vamos de casa em casa de barco, com assistentes sociais, tentar convencer as pessoas sobre os perigos de doenças como a dengue, a leptospirose, e explicar que essa situação deve se manter durante muitos dias ainda", acrescentou o funcionário. Ele lembrou que, em 2007, o rio Muriaé já havia destruído parte da BR-356 e alagado Três Vendas, que conviveu durante cerca de quatro meses com o problema.
As famílias que foram transferidas, com a ajuda de caminhões e barcos do Corpo de Bombeiros e do Exército, foram levadas para abrigos improvisados em duas escolas públicas. Até agora, seis municípios do Norte do Estado do Rio de Janeiro declararam situação de emergência e 34.890 pessoas tiveram que deixar suas casas devido às inundações e os deslizamentos de terras provocados pelas chuvas.

(*) Com informação Terra, EFE e Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.