quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Twitter: mudança na busca do Google é ruim para as pessoas

O Twitter mostrou "preocupação" com o novo recurso do Google que adiciona resultados com informações pessoais no buscador lançado na última terça-feira, 10. Em nota, a rede de microblogs afirmou que está preocupada que fique mais difícil encontrar a informação na internet com a alteração do buscador. "Achamos que é ruim para as pessoas, editoras, empresas jornalísticas e usuários do Twitter", afirmou a companhia. As informações são do site cnet.
O Google anunciou a atualização do buscador ressaltando incluir resultados com informações pessoais nas respostas às consultas realizadas pelos usuários. A ferramenta Search Plus Your World, de uso opcional, estará disponível de forma progressiva para internautas com contas Google que fizerem buscas em inglês. Ela poderá ser ativada e desativada através de um ícone situado no canto direito da tela.
O Twitter, porém, afirma que "durante anos, as pessoas têm contado com o Google para oferecer os resultados mais relevantes a qualquer hora que eles queiram encontrar algo na internet" e o "Twitter tem emergido como uma fonte vital de informações em tempo real". Para a rede de microblogs, como os usuários buscam, na maioria das vezes, eventos mundiais e notícias de última hora, "as contas de Twitter e os tweets são muitas vezes os resultados mais relevantes". Esses resultados, se o novo recurso do Google estiver ativado, vão priorizar resultados do Google+.
O conselheiro-geral do Twitter, Alex Macgillivray, que já trabalhou no Google, afirmou, por seu perfil na rede social, que hoje foi "um dia ruim para a internet". "Posso imaginar o dissenso no Google pela pesquisa ser distorcida dessa forma", afirmou.
O novo sistema busca promover o Google+ (rede social do Google) no dia a dia dos milhões de usuários do buscador. A medida foi entendida pelos analistas como uma nova tentativa da empresa de conquistar terreno dominado pelo Facebook. Os resultados de consultas no modo Search Plus Your World refletirão informações sobre o usuário, como fotografias e publicações feitas no Google+ relativas à busca, além de sugerir pessoas e páginas para seguir na rede social.

(*) Com informação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.