sábado, 7 de janeiro de 2012

A história por trás do hit "Ai, Se eu Te Pego"

Banda Cangaia de Jegue diz que não ter ciúmes do sucesso de Teló, que rompeu fronteiras e é sucesso mundial
Conhecido internacionalmente, o refrão-grude do hit "Ai se Eu te Pego" tem nome, sobrenome e razão de ser. A música, sucesso sem fronteiras na voz do paranaense Michel Teló, nasceu em 2008 e tem raízes fincadas, quem diria, no funk: a baiana Sharon assina a canção, que foi executada pela primeira vez em Eunápolis, no interior da Bahia.
Quem conta a história de "Ai Se eu Te Pego" é o cantor Norberto, da Cangaia de Jegue – grupo que estourou o hit na Bahia. "A primeira versão da música era um funk, lançado por Sharon, que assina a letra. Conheci em 2009, já que fui um dos dançarinos do grupo dela", conta em entrevista ao iBahia." Antônio Dyggs é responsável pela versão forró. Ele pegou o refrão e adaptou pro ritmo em que hoje é conhecida", relata.
No atual formato, a música foi parar, em meados de 2009, na voz de Norberto. "Experimentamos em diversos shows, e resolvemos gravar. Como já conhecia tanto Sharon quanto Dyggs, já que tocamos na fazenda dele algumas vezes, não pagamos nada pelo direito de executar a música", diz.
O sucesso de "Ai se Eu te Pego" veio atrelado à dancinha típica, também protagonizada pelo Cangaia e seus dançarinos nas apresentações. "Acho que o refrão fácil, a dancinha, o ritmo, tudo contribui para a popularização da música", conta o vocalista do grupo.
Michel Teló e o Hit
Não foge do normal, dois artistas gravarem o mesmo hit e fazerem sucesso.
Mas, como Michel Teló e Cangaia de Jegue trabalharam a música mais ou menos na mesma época, fica a dúvida: a maior repercussão na voz de Teló, que gravou um ano e meio depois do Cangaia, causou ciúmes no grupo baiano?
Segundo Noberto, a resposta é não. "Houve um investimento absurdo do Teló nesse hit. Por
trás dele há uma gravadora, contratos com grandes mídias e um esquema muito pesado de divulgação. É um dinheiro que a Cangaia não tinha para investir. Então, é mérito dele todo sucesso que fez", explica.
Sem dores de cotovelo, Norberto sabe reconhecer a participação da Cangaia na popularização da música. "Somos responsáveis pelo estouro a nível local. Na Bahia e em alguns estados do Nordeste, as pessoas associam o hit ao nosso grupo", conta.
E para provar que o mercado da música é mesmo algo complicado, a Cangaia de Jegue confirma que o fato de Teló ter feito sucesso com o hit, mesmo tendo sido antes gravado por eles, ajudou a alavancar a banda. "No Youtube, nosso vídeo já tem mais de 3 milhões de visualizações. Quando as pessoas assistem o Teló, vêem nos vídeos associados e ficam curiosos para conhecer nossa versão", conta.
Contrato com gravadora, música na voz de outros cantores nacionais e gravação de novo disco estão nos planos do grupo baiano. "Guilherme e Santiago querem gravar uma de nossas músicas. Quanto ao novo CD, estamos gravando, e deve ser lançado pela Som Livre em março deste ano", diz.
Shows no eixo Rio-São Paulo também estão sendo negociados pela produção da banda. Por enquanto, os meninos têm apresentações agendadas para o dia 7, em Brumado, e 14, em Madre de Deus, interior da Bahia.

(*) Com informação G1 e Correio 24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.