sábado, 7 de janeiro de 2012

Previsão é de 150 mm de chuva em Minas Gerais até terça-feira

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o solo já está totalmente saturado e o risco de deslizamentos é muito alto, independente do volume de chuva que cair
Belo Horizonte, MG – A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta neste sábado, 07, informando que há previsão de fortes chuvas nas regiões Central, Metropolitana, Campo das Vertentes, Sul, Zona da Mata e parte da região Leste, próximo ao município de Caratinga.
De acordo com o alerta, podem ocorrer, até a próxima terça-feira, 10, precipitações entre 100 mm a 150 mm. Como o solo já está totalmente saturado, o risco de deslizamentos é
muito alto, independente do volume de chuva que cair.
Também hoje, 07, a Defesa Civil informou que subiu para 103 o número de municípios que decretaram situação de emergência no Estado. Desde outubro do ano passado até o fim desta semana, a Defesa Civil havia contabilizado 12 mortes e dois desaparecimentos por causa da chuva. As últimas cidades que decretaram situação de emergência foram Jequeri e Canaã, na Zona da Mata, e Baldim e Itaguara, na região central.
Choveu até agora, na capital mineira, 202,2 mm dos 296,3 mm esperados para o mês de janeiro – 68% da média climatológica nestes cinco dias do mês de janeiro. O recorde mensal de chuva em Belo Horizonte continua sendo o mês de janeiro de 1985, que foi de 850,3 mm.
Além dos 103 municípios em situação de emergência, outros 54 foram afetados pelas chuvas. Mais de 12 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, e cinco mil casas foram danificadas pela força das águas. Segundo a Defesa Civil, o total de pessoas afetadas supera 2,1 milhões.

(*) Com informação Terra e Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.