quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Identificados autores do vírus Koobface

Foram identificados os alegados autores do vírus Koobface, um programa malicioso que afetou a rede social Facebook e outros sites desde 2008. A revelação foi feita por investigadores especializados em segurança on-line, que afirmam que os autores do vírus são cinco cidadãos russos, que pertencem a um grupo de ciber-criminosos, conforme publicado pela agência de notícias AFP.
Ainda de acordo com a agência, a informação sobre a identidade dos autores da fraude foi entregue às autoridades que estão investigando caso.
Também a rede social já revelou ter estado envolvida na investigação, afirmando que os seus responsáveis pela área de segurança ajudaram a desativar o servidor que controlava o Koobface.
Identificado em 2008, o vírus foi utilizado pelos seus criadores para criar um botnet através da infecção dos computadores de integrantes da rede social e de outros sites afetados.
O malware era espalhado através de mensagens sobre alegados vídeos, que apenas podiam ser visualizados se a vítima fizesse o download de uma atualização do Flash.
Contudo, assim que o utilizador clicava no link, surgia uma mensagem alertando que o PC estava infectado com malware e a vítima era incentivada a instalar um falso antivírus.
Além disso, a máquina passava a ser controlada pelo botnet. De acordo com especialistas em segurança da informática, o Koobface conseguiu controlar centenas de milhares de computadores enquanto esteve ativo.
Em mensagem divulgada pela rede social, a empresa afirma que, desde março do ano passado, a ameaça desapareceu e desde então o Koobface deixou de dar sinais de vida.
Na mesma nota, o Facebook sublinha que, “apesar de termos conseguido afastar o Koobface do Facebook, não iremos declarar vitória contra o vírus enquanto os seus autores não forem levados à justiça”.

(*) Com informação sapo.pt e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.