quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Desabamento de segundo prédio amplia drama na noite carioca

Antes de o segundo desabamento, Corpo de Bombeiros tirou cerca de 30 pessoas que estavam presas no edifício.
Rio de Janeiro, RJ – A tragédia que assustou os cariocas por volta das 20h40 desta quarta-feira, 25, se ampliou, deixando moradores e autoridades apreensivos. Um segundo prédio, também na Rua 13 de Maio, afetado pelo desabamento do prédio comercial
Liberdade, de 18 andares, localizada na Rua 13 de Maio, ao lado do Theatro Municipal, também ruiu, agravando a situação na região histórica do Rio Janeiro, zona central da capital fluminense. Há, até ao momento, 11 vítimas feridas e duas mortes confirmadas.
Informações da Defesa Civil Estadual são de que a possível causa tenha sido uma explosão na rede de gás. O Centro de Operações da prefeitura informou que o trecho da Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada. Para evitar incêndios, a concessionária de energia, Light, cortou o fornecimento nos arredores do prédio. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal e da PM estão no local e buscam as vítimas. O prefeito, Eduardo Paes, está no local e acompanhando as equipes de resgate.
O Metrô do Rio de Janeiro confirmou o fechamento de quatro estações por medidas de segurança: Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia.
Um homem conseguiu sair do prédio poucos minutos antes do desabamento. Everton Ferreira, afirma que o pai dele, que é contador, estava no Liberdade no momento do desabamento. “Meu pai está ai dentro e mais umas dez ou 15 pessoas", afirmou
acrescentando que o edifício comercial fecharia às 21h, cerca de 30 minutos depois do horário do acidente.
Um grupo de pessoas que estavam presas em um dos edifícios vizinhos foi restado pelos bombeiros. Marisa, que estava presa junto com outras pessoas em um dos prédios do lado, chegou a dar entrevista ao BandNews FM, pedindo ajuda. Ela relatou que o prédio estava com a saída bloqueada devido aos escombros da construção.
"Tem um grupo de 20 ou 30 pessoas isoladas aqui. Estamos sem luz e os bombeiros ainda não fizeram contato. Não há como descer por que escrombros invadiram as escadas", contou, antes do resgate, que foi feito através de uma escada instalada no prédio ao lado.
Ela também relatou o estado precário em que o prédio que desabou estava. "O prédio estava muito velho, era possível ver os tijolos e estava claramente mal cuidado".
De acordo com a Defesa Civil, ao menos três pessoas foram retiradas dos escombros com vida. As vítimas estão sendo levadas para o Hospital Souza Aguiar.

(*) Com informação TVi24, O Globo, SBT e BandNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.