sábado, 7 de janeiro de 2012

STJD vai apurar acusações ao presidente da CONAF

Ex-árbitro Gutemberg Fonseca sugeriu favorecimento ao Corinthians

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai investigar as fortes denúncias feitas pelo ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. Ele havia dito que o presidente do Conselho Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Corrêa, era cúmplice em um suposto esquema de favorecimento ao Corinthians. O mandatário, por sua vez, recolheu o material divulgado pela imprensa e o encaminhou ao Tribunal.
Procurador do STJD, Paulo Schmitt, avisa que vai ouvir os envolvidos e, inclusive, vai solicitar o suposto “dossiê” de Gutemberg, um documento de mil páginas com as provas de suas acusações. “Eu fiz o pedido para abertura de inquérito. Solicito que o árbitro seja ouvido, que o Sérgio Corrêa seja ouvido e, se não houver comprovação, que o árbitro responda por isso. Ele colocou dúvidas sobre a lisura da arbitragem. Ele disse que tem um dossiê de mil páginas. Achei muito curioso ele só mencionar isso agora, depois de sair da Fifa, mas isso não vem ao caso no momento. Se ele tem esse dossiê, poderá ser denunciado por ter sido omisso", comentou ao GloboEsporte.
Em caso da falta de provas, Gutemberg Foseca pode ser punido pelo artigo 221 do CBJD, por "dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva", com pena de 15 a 360 dias.
Se for comprovado seu envolvimento, Corrêa será julgado no art. 239, que fala em favorecimento por interesses pessoais, cuja pena consiste em uma multa entre R$ 100 e R$ 100 mil e suspensão de 120 a 360 dias.

(*) Com informação goal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.