sábado, 7 de janeiro de 2012

Google, Facebook e grandes empresas prometem sair do ar contra projeito de lei

Não estranhe se você acessar sites como Facebook, Google, Amazon, Wikipédia ou PayPal e eles tiverem saído do ar. Várias empresas estão ameaçando paralisar seus serviços temporariamente por conta de um projeto lei de combate à pirataria nos Estados Unidos.
O SOPA (Stop Online Piracy Act – Lei para Parar com a Pirataria On-line, em inglês) pretende aplicar penas mais rígidas contra quem violar a propriedade intelectual. O objetivo é reduzir a pirataria.
No entanto, várias empresas, como Facebook, Google, Amazon, Wikipédia, PayPal, YouTube, Foursquare, Mozilla e Yahoo!, afirmaram que o projeto não possui uma linguagem objetiva. Com isto, ao ser colocado em prática, o projeto faria com que estes sites colocassem em prática uma censura prévia para não ferir a lei.
O que é o projeto
O Sopa tem colocado em fronts opostos setores do Congresso dos EUA, gigantes da área de
entretenimento e titãs da internet, apoiados por juristas e acadêmicos.
A favor da lei, estão as indústrias de cinema, TV e música, além de provedoras de TV a cabo e internet.
No campo oposto, estão empresas como Google, Yahoo!, YouTube, Facebook, Foursquare e Mozilla, que afirmam que a linguagem vaga do projeto torna portais, sites de busca e redes sociais legalmente responsáveis por abrigar sites e links com conteúdo pirata e passíveis das mesmas penas: bloqueio sumário e veto a anunciantes.
Com esse ônus, a lei busca monitorar com lupa o conteúdo. As empresas, porém, dizem que é tarefa impossível e que seriam levadas a censura preventiva.

(*) Com informação Exame e Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.