sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Praga digital rouba senhas do Facebook

Cerca de 45 mil dados de login do Facebook foram roubados por worm
A praga digital Ramint, um worm que pode interceptar operações bancárias, roubou mais de 45 mil logins e senhas do Facebook, a maioria de contas do Reino Unido e França, de acordo com a empresa especialista em segurança digital Seculert, que desvendou o ataque. A rede social admitiu o problema e revelou que a situação já se encontra resolvida.
Segundo os especialistas desta empresa, este worm, denominado Ramnit, foi identificado pela primeira vez em abril de 2010, quando foi utilizado em fraudes de roubo de dados bancários.
Em mensagem publicada no blog oficial da empresa, os autores da descoberta afirmam: “suspeitamos que os atacantes responsáveis pelo Ramnit estão utilizando credenciais roubadas para entrarem nas contas das vítimas e partilhar links maliciosos para os seus amigos, de forma a aumentar o alastramento da ameaça”.
Entretanto, o Facebook já comentou o ataque relatado pela Seculert, afirmando em comunicado que teve conhecimento do mesmo na semana passada.
Nessa mesma nota, citada pela BBC, a rede social adianta: “os nossos investigadores de segurança analisaram os dados e apesar de a maioria da informação estar desatualizada, tomamos medidas para que todos os utilizadores afetados garantissem a segurança das suas contas”.
Técnicos da Seculert acreditam que hackers invadem perfis de usuários do Facebook para mandar links com vírus a amigos da rede social, espalhando a praga – o amigo recebe uma mensagem da pessoa com o computador infectado com um link malicioso e, se clicar, o
malware ataca a máquina.
A praga também se aproveitaria do uso de senhas iguais para múltiplos programas, como Facebook, Gmail, Outlook e Corporate SSL VPN, para invadir redes corporativas.
O Ramnit infecta arquivos com extensão .exe (executáveis), .dll (de sistema) e .html (páginas da internet). Ele nasceu de uma união entre o Ramnit original, que se propaga com facilidade, e o ZeuS, vírus voltado ao roubo de dados bancários.

(*) Com informação sapo.pt, BBC, G1 e Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.