quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FBI fecha site Megaupload por pirataria

O FBI (polícia federal americana) anunciou nesta quinta-feira, 19, o fechamento da página de downloads Megaupload após uma investigação de dois anos que resultou na prisão de quatro pessoas na Nova Zelândia pelo suposto crime de pirataria virtual.
As autoridades acusam o site de fazer parte de "uma organização criminosa responsável por uma enorme rede de pirataria na informática mundial" que causou mais de US$ 500 milhões em danos aos donos de direitos autorais.
O FBI afirmou que a operação encerrada hoje não tem conexão com o projeto de lei antipirataria promovido pelo Congresso dos Estados Unidos e que provocou o "blecaute" ontem, 18, de várias páginas em sinal de protesto.
Em seu comunicado, o serviço secreto afirmou que esta operação "se encontra entre os maiores casos criminais contra os direitos autorais de propriedade intelectual já feitos pelos EUA e ataca diretamente a existência de um depósito de conteúdo público e distribuição para cometer e facilitar o crime contra a propriedade intelectual".
Por enquanto, quatro pessoas foram detidas em Auckland, na Nova Zelândia, e buscas foram realizadas nos EUA e outros nove países, nas quais foram apreendidos US$ 50
milhões em ativos informáticos.
"Durante mais de cinco anos", de acordo com a acusação, "a organização operou sites que reproduziam ilegalmente e infringiam as leis dos direitos autorais, incluindo filmes antes de sua estreia, músicas, programas de televisão, livros eletrônicos e softwares de entretenimento".
Através do Megaupload e outras páginas associadas, os acusados conseguiram um lucro de U$S 175 milhões.

(*) Com informação Terra e EFE

2 comentários:

  1. È uma pena isso, pq., de vez em quando eu salvava um filme do megaupload apenas para tê-lo comigo, mas, mesmo assim, ia ao cinema para assistir. É quase certo que esta atitude vai diminuir a corrida aos cinemas já que muitos filmes fui assistir por causa de comentários de pessoas que salvaram filmes pra ver em casa ou de filmes que eu mesmo salvei, mas só no cinema se tem a visão completa do mesmo. E com certeza não sou a única a pensar assim.

    ResponderExcluir
  2. Certamente a medida aborreceu muitos... em outros tempos, antes de eu ir ao cinema, via e lia tudo sobre a fita. Assim, considerando ser algo, no mínimo, razoável, ia vê-los na grande tela.

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.